sexta-feira, 26 de março de 2010

TJ – Advogado de perfil ético

É ilustrativo do perfil ético de Egydio Sales Filho a postura que assumiu quando abriu uma vaga de desembargador no TJ do Pará, destinada à OAB. Ao ter seu nome aventado, ele tratou de desencorajar toda e qualquer especulação nesse sentido. E assim o fez porque na época a OAB no Pará era presidida por Ângela Sales, sua irmã, como explicou publicamente, em declarações a este blog.
Mas, além de competente, probo e experiente, Egydio é também de uma generosidade comovente. Generosidade da qual eu fui testemunha e beneficiário. Quando não havia perspectiva da tucanagem ser apeada do poder no Pará, ele advogou-me gratuitamente, em uma ação judicial, com o claro contorno de litigância de má-fé, movida por Orly da Costa Bezerra, o marqueteiro-mor do PSDB, ao longo dos três sucessivos governos da legenda, entre 1995 e 2006. Com um detalhe adicional. Sempre que, por alguma razão tive que passar em seu escritório, recebi, sempre, o tratamento digno de um cliente preferencial, como de resto evidencia a consistente defesa que Egydio produziu, ao defender-me da acusação de dano moral na ação movida por Orly da Costa Bezerra.
Com um perfil dignificante, tal qual o que ele exibe, soa inverossímil imaginar Egydio, e juntamente com ele Lucas, envolvidos em qualquer coisa suspeita, como sugere a cobrança da juíza Ângela Alves. Por tudo isso, tenho Egydio como um homem realmente honrado, fundamentado na prática, que é efetivamente o critério da verdade. E por isso faço questão de tornar do domínio público minha solidariedade.

Nenhum comentário :