terça-feira, 30 de março de 2010

ALEPA – Salame descarta resgate da ilegalidade

“Com polêmica o plano não anda.” A advertência é do deputado João Salame (PPS) (foto), que é também 1º vice-presidente da Alepa, ao comentar a tentativa da máfia legislativa em resgatar as ilegalidades e imoralidades embutidas na minuta do PCS, o Plano de Cargos e Salários, por ele expurgadas em seu relatório sobre a matéria. “Se for na contramão do que o nosso relatório indica, além de desagradar parcela significativa dos parlamentares da casa, estarão desagradando a sociedade, que cansou de ouvir falar em privilégios e mecanismos de burlar a legislação para beneficiar grupos. Não acredito que isso passe. O mais provável, repito, é que essa ação postergue a aprovação desse plano para outra legislatura”, enfatiza o parlamentar do PPS, em entrevista concedida ao Blog do Barata, que publico em seguida.

Deputado, depois da apresentação do seu relatório. reconhecidamente idôneo e austero, sobre o anteprojeto do Plano de Cargos e Salários da Alepa, suas propostas ficaram à mercê do lobby corporativo, que ameaça varrê-las de cena, devido a ausência de um substitutivo incorporando, efetivamente, as premissas que o senhor defende. Como o senhor pretende administrar essa situação e preservar os aspectos basilares defendidos no seu louvável relatório, a começar pela transparência que nele preceitua?

Meu relatório ganhou a adesão da maioria dos servidores e dos parlamentares. Hoje mesmo recebi a visita de uma liderança importante da categoria me dando parabéns pela minha postura. Não acredito que se tome qualquer decisão na contramão desse relatório. Ao contrário, ao produzirem um substitutivo que gerou mais dúvidas, criou-se polêmica e, na prática, creio que acabaram agindo, ainda que inconscientemente, na direção de inviabilizar a aprovação do esperado plano ainda este ano.

A pretexto da ausência de um substitutivo que deveria acompanhar seu relatório, sucedeu-se o surgimento de distintas propostas de substitutivo, cujo denominador comum é resgatar, a despeito de mudanças cosméticas, ilegalidades que o senhor repeliu publicamente. Como o senhor pretende se posicionar diante dessa inocultável tentativa de tornar letra morta o seu relatório?

Minha posição está clara no relatório. Não me afastarei dela um milímetro. Creio que ela é a melhor para a ampla maioria dos servidores. O argumento da inexistência de um substitutivo é falacioso. A questão não é burocrática. É política. E os eixos centrais estão claros no relatório. Eu combati a ditadura e defendo o direito de manifestação inclusive dos que reivindicam coisas que podem ser até justas, mas são ilegais. Compreendo a angústia dos servidores. Mas é preciso separar o joio do trigo. Agindo na legalidade atendemos a grande maioria dos servidores. Convivo no parlamento que é regido pelas leis votadas pela maioria. Creio que a maioria caminhará na direção do nosso relatório. Caso contrário lavraremos o nosso protesto.

O senhor avalizou a criação de uma comissão paritária, constituída por três deputados e três servidores, cujo objetivo seria expurgar os pontos polêmicos do substitutivo do Plano de Cargos e Salários da Alepa, de modo a viabilizar a implantação do PCS ainda nesta legislatura. Mas são fortes os indícios de que, por pressão dos representantes dos servidores, esta comissão pretenda extrapolar seus objetivos e, na contramão de sua finalidade, legitimar as ilegalidades que o senhor rechaçou enfaticamente no seu relatório. Confirmada eventualmente essa suspeita, qual a sua postura diante daquilo que será uma flagrante aberração?

Se assim o fizerem estarão inviabilizando a aprovação do plano nessa legislatura. Com polêmica o plano não anda. Se for na contramão do que o nosso relatório indica, além de desagradar parcela significativa dos parlamentares da Casa, estarão desagradando a sociedade, que cansou de ouvir falar em privilégios e mecanismos de burlar a legislação para beneficiar grupos. Não acredito que isso passe. O mais provável, repito, é que essa ação postergue a aprovação desse plano para outra legislatura.

Entre os servidores que se opõe às ilegalidades embutidas no anteprojeto do novo Plano de Cargos e Salários da Alepa, medra com vigor o temor de que, apesar da postura incontestavelmente ética na elaboração do seu relatório, o senhor teria sucumbido diante das pressões corporativas, coonestadas inclusive por parcela dos seus colegas deputados. Esse temor procede? O João Sem Medo cedeu lugar ao deputado que, como a maioria dos seus pares, é submisso aos imperativos da máfia legislativa?

Não sou João Sem Medo. Tenho muitos medos. O maior deles, talvez, seja macular uma história de vida que passa por ter sido educado por um pai e uma mãe honestíssimos, uma militância de combate à ditadura e de construção de uma nova sociedade sem nunca ter enlameado minha honra. Por isso reafirmo todas as conclusões que firmei em meu relatório. Volto a dizer: ele atende aos anseios da maioria dos servidores, principalmente os dos que não são protegidos pelas gratificações discriminatórias. É preciso dignificar o trabalho dos servidores do legislativo. Os salários estão muito arrochados. Mas corrigir isso passa por um Plano justo, legítimo e legal, que ganhe a simpatia da sociedade. Não me afastarei dessa posição, sobretudo por estar convencido que ela é a mais correta

24 comentários :

Anônimo disse...

O Deputado, se coloca em uma confortável e austera posição, a empurrar a responssabilidade da derrota da não aprovação do PCCS, a "Máfia do Legislativo", porem ele esqueceu de mencionar quanto tempo ele demorou para entregar seu relatório, e digo mais, porque o Deputado Salame passou a responssabilidade de preparar o substitutivo para a "máfia do Legislativo"? Será que o Sr Deputado "Terça Feira", como é conhecido na Casa, tem a memória curta, e esqueceu o numeros de terça feiras que prometeu entregar seu relatório? ou será que toda esta apelãção não seria um acordo com o Sr Juvenil?

Anônimo disse...

Sou servidor público da SEDUC (ensino médio) e estou cursando pedagogia. Quando me formar irei me submeter a outro concurso se quiser passar para o nível superior. O deputado, que nem conheço, ganhou o meu respeito e o meu voto. Não aguentamos mais tanta safadeza nesse país.

Anônimo disse...

A verdade disto tudo é que reunimos, discutimos o substitutivo, tiramos todas as irregularidades, fizemos uma avaliação minuciosa com a Procuradora da ALEPA, e agora, isso está nas mãos do DEP. Salame e Dep. Domingos Juvenil. Se estes realmente tiverem boa vontade para aprovar o nosso sonho tão esperado, ficaremos felizes, caso contrário, eles continuarão do mesmo jeito que estão, salários gordos e nós na nossa miséria de sempre. A tão famosa desigualdade social.

Senhor presidente, você iludiu a todos com o bendito plano e com o bendito projeto da nova sede da ALEPA, quantos sonhos mais você precisará vender ??

Não existe a tal máfia do legislativo, existe sim, um bando de deputados incompetentes, que não conseguem nem implantar um Plano de Cargos e Salários na sua própria Casa Legislativa!

Anônimo disse...

Estão tentando a todo custo convencer o Presidente de que há um substituvo todo regular para enfiá-lo goela abaixo. Por outro lado há uma forte pressão da máfia em BATER CHAPA com o deputado Salame. Sem contar que a máfia trocou os cabeças e a forma de agir. Depois de muito bate boca, elegeram outras pessoas mafiosas para fazer a corte aos deputados, o PLKANO B. Espero que o PRESIDENTE e o Dep. Salame, continuem firmes.

Anônimo disse...

São 20 anos esperando que se faça um PCS justo, limpo e que contemple a todos dentro da legalidade. ESSA turma que está à frente desse movimento, por falta de escrúpulo e vergonha na cara, acabou por inviabilizar essa farsa que é o estudo da Comissão. Não tiveram respeito com a maioria e como sempre, nesses anos todos, se locupretou da proximidade com o Presidente par aprontar mais uma falcatrua. Felizmente a maioria dos servidores do Legislativo, não faz parte dessa raia grande, cheia de empáfia e "poder". A associação dos servidores sempre legislou em causa própria e não tem moral para criticar nem um deputado, principalmente os Presidentes que por lá passaram. Eles são testeminhas dos vários "pedidos", "apelos", DAS, horas extras, etc., etc., etc.
Estão tentando emplacar o PCS elameando os deputados e estão errando mais uma vez.

Anônimo disse...

Essa é o máximo, "TIRAMOS TODAS AS IRREGULARIDADES", o anônimo assumiu que havia as IRREGULARIDADES, não foram INVENTADAS pelo Barata, pois não? (Com sotaque português) kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Ô das 19:11 então começa procurando outro candidato e te informa melhor, não vá atrás do que lê neste blog a respeito da Alepa.

Anônimo disse...

O deputado Salame trabalhou sozinho. Sem assessoria e pressionado de todos os lados. Fez um bom relatório, que atende a maioria dos servidores e os anseios da sociedade. Foi até rápido. Se o presidente da Alepa quisesse teria colocado pra votar. O problema é que o Juvenil voltou atrás. Não culpemos,portanto o deputado Salame. Foi o único que teve coragem de assumir a tribuna e falar abertamente do tamanho das nossas perdas salariais. E foi franco e sincero o tempo todo. Não conhecia o deputado, mas passei a admirá-lo. É atuante na Casa e todos os respeitam.

Anônimo disse...

EU QUEEEERO O SUBSTITUTIVO DO SALAME!!!!

Anônimo disse...

Ô das 19:11 a gente te conhece muito bem.

Anônimo disse...

Deputado, só me responda uma coisa:
CADÊ O SEU SUBSTITUTIVO?

Anônimo disse...

Das 08:24, faz-me rir.

Anônimo disse...

Que me desculpem todos os anônimos acima, mas querer dizer que meia dúzia de funcionários querem meter goela abaixo o PCS, cheio de ilegalidade é querer brincar com a nossa inteligência. Faço uma pergunta a todos acima inclusive aos Srs. Deputados : Quem é que aprova as leis na Casa é os Sr. Deputado ou meia dúzia de funcionário ? Se meia dúzia de funcionários tem tanto poder como vcs dizem ter, acho melhor extinguir o cargo de Deputado que essa meia dúzia legisla. Se o PCS está cheio de ilegalidade, por que, quando for apresentado (se for) os nobres Deputados rejeitem o que for ilegal e aprovem o projeto como eles acharem melhor ou seja dentro da legalidade? Esta resposto eu antecipo pra vcs acima. Porque o Senhores Deputado não querem aprovar o nosso plano o e pt saudações.

Anônimo disse...

Concordo com o deputado Salame quando ele diz que “Com polêmica o plano não anda.”

Concordo também que esse PCS tem muitas falhas e existe tentativa de privilegiar alguns grupos e pessoas, bem como, excessos de novos DAS.

Mas não concordo quando ele se refere a "máfia legislativa", pois sou servidor há mais de 20 anos da ALEPA e gostaria que o deputado esclareça quem faz parte dessa "máfia". Se são deputados, servidores ou os dois grupos.

Não concordo também, e acho inclusive uma hipocrisia, o deputado dizer que "cansou de ouvir falar em privilégios e mecanismos de burlar a legislação para beneficiar grupos". Ora, desde 2007, foram criados mais de 200 cargos comissionados na ALEPA, 150 somente de DAS 3, e pergunto para o deputado Salame, que votou a favor dessa vergonha: Será que esses mais de 200 novos DAS, não foram criados para burlar a legislação para beneficiar grupos?

Anônimo disse...

Cadê o PLANO que a SUPER/ULTRA/ COMPETENTE Comissão fez? Se está tudo tão lindinho, mostrem para os servidores o TRabalho QUE VCS FIZERAM. Marquem uma reunião e expliquem o PLANO, da mesma forma que vcs fizeram há um ano, lembram que até o Presidente foi ao João Batista dizer que "não quero sair preso daqui por conta de irregularidades"??????
PAREM de briguinha, de medir força senão este C......não sai nunca. Assumam que isso era uma grandecíssima P......para beneficiar uma minoria. Aproveitem a SEMANA SANTA E REZEM PELA ALMA IMUNDA DE VOCÊS E PRINCIPALMENTE POR Suas famíliaS.

Anônimo disse...

Engaçado é que os 180 DAS iria ser aprovado dentro do pcs mas como o presidente não é bobo nem nada tirou da proposta e aprovou a parte e o plano que ele já até falou não vai aprovar nunca e vai só levando com a barriga

Anônimo disse...

Ao anunciar publicamente o PCS da Alepa, o deputado Juvenil, criou uma enorme expectativa nos servidores do poder legislativo, que sofrem um brutal arrocho salarial, percebendo hoje um dos menores salários dentre as assembleias legislativas. Entretanto,para espanto de todos,observa-se que o deputado juvenil, mostra-se desinteressado na sua implantação. Diante de tal situação, surgem algumas indagações: Como ficam os deputados que declararam apoio ao PCS, inclusive solicitando agilidade no processo, e agora demostram não ter o menor interesse, ao contrário do demonstrado quando da aprovação de outros PCS (Sefa e TCM) que passaram pela Casa, a exposição pública do relator,Deputado Salame, que se empenhou e teve seu trabalho desconsiderado e quem vai ressarcir os cofres públicos pelo tempo em que a comissão ficou recebendo gratificação (100%)?

Anônimo disse...

Os deputados Juvenil e JOão Salame se meteram numa sinuca de bico...

ESSA É A MAIOR MENTIRA POSTADA AQUI, SALAME E JORDY ESTÃO A SERVIÇO DA INVIABILIZAÇÃO DO PLANO, O QUE SIGNIFICA A CASA NÃO TER GASTO COM O FUNCIONALISMO, E FAZEM CENA PARA A MASSA ACUSANDO OS PRÓPRIOS FUNCIONÁRIOS INCLUSIVE CHAMANDO A COMISSÃO DE MAFIOSA POR DEFENDER OS DIREITOS LEGAIS, LEGAIS SIM DO FUNCIONALISMO, QUE HÁ VINTE ANOS NÃO É RESPEITADO.

SALAME E JORDY DEVERIAM ERA RESPONDER POR FALTA DE DECORO PARLAMENTAR, POIS COMO TAL O PRIMEIRO NÃO PODERIA MENTIR USANDO OS NOMES DAS DEPUTADAS SIMONE MORGADO E BERNADETE TEN CATEN.

POR SUA VEZ, JORDY ACUSOU SERVIDORES EM LUTA POR EUS DIREITOS DE MAFIOSOS, PELO QUE TAMBÉM DEVERIA RESPONDER PUBLICAMENTE, POIS ISSO NÃO É POSTURA DE UM LEGISLADOR, MAS EM SE TRATANDO DE QUEM VOTA DE UM JEITO NAS ALCOVAS DO PODER E DEPOIS CINICAMENTE FAZ JOGO DE CENA NO PLENÁRIO ISSO NÃO SURPREENDE. OU QUEM ESPERA OUTRA COLEGA DENUNCIAR FALCATRUAS QUE JÁ ERA DO SEU CONHECIMENTO E POR COVARDIA NÃO DENUNCIAVA E SOMENTE NO OUTRO DIA VEM COM REQUERIMENTO TRATANDO DO MESMO CASO,COMO SE DEU COM A DENCUNCIA CONTRA O TC, DÁ PRÁ SE MEDIR COMO AGE O DEPUTADO E QUEM É.

São esses os deputados arautos da moralidade pregada aqui no blog, um desserviço e desinformação, uma pena.

Anônimo disse...

Não é João sem Medo e João Terça, tantas foram as terças feiras que Slame marcou para entregar o SUBSTITUTIVO após ler o relatório e até agora nada.

Salame mentiu na tribuna e foi desmentido pelo próprio Juvenil, quando O MENTIROSO disse que havia entregue o SUBSTITUTIVO na secretaria da presidência, o que foi de pronto desmentido por Juvenil que do plenário ligou para saber da entrega e NADA.
ISSO É FALTA DE DECORO COM O PLENÁRIO, COM O PRESIDENTE, COM O FUNCIONALISMO DA CASA, COM A SOCIEDADE E COM A DEMOCRACIA.

TUDO JOGO DE CENA CONTRA O FUNCIONALISMO DO QUAL SALAME É O PRINCIPAL PERSONAGEM BURLESCO.
ISSO É SALAME.

Anônimo disse...

sEU RELATÓRIO NÃO É NADA, O QUE VALE É O SUBSTITUTIVO QUE O SENHOR NÃO ENTREGOU, DEIXE DE MENTIRA.

Anônimo disse...

O pessoal da MÁFIA se juntou para malhar o judas aqui no blog e escolheu o Salame e o Jordy. Bando de hipócritas que passaram 20 anos CALADINHOS DA SILVA, sem cogitar PN e agora depois de um monte de trapalhadas resolveram mirar nos dois deputados que não têm motivos para servir de judas.
Quem se ofende com a designação MÁFIA DO LEGISLATIVO, é quem dela faz parte. A maioria dos servidores que SÓ VÊ a banda passar, é de trabalhadores. Mafiosos foram os que embolsaram 100% durante um ano para elaborar o estudo do PCS e ao final APRESENTARAM uma sacanagem arrematada. Amanhã é DOMINGO dE PÁSCOA, aproveitem para ir à igreja rezar e pedir calma. Deixem de ATRAPALHAR o Plano.

Anônimo disse...

Não existe a tal máfia, ela foi criada da ideia deste blog escroto!

Anônimo disse...

Esse Blog não publica o contraditório só o que interessa aos seus patrocinadores

Anônimo disse...

Agora o teu blog é "escroto", antes era referência de novas mídias. Dá-lhe Barata.