quarta-feira, 31 de março de 2010

IASEP – O esclarecimento de Sandra Leite 3

Segue o complemento do esclarecimento enviado por Sandra Leite, presidente do Iasep.

ESCLARECIMENTO

PARTE II

“Prezado Augusto Barata,

“Para esclarecer, recapitulemos a história do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará – IASEP, que foi criado em 2003 e é remanescente de parte do IPASEP, sucateado e citado por escândalos de fraudes, contratos ilegais, dilapidação do patrimônio dos servidores públicos, com aplicação de preços desiguais e dando calote aos prestadores de serviços por 12 anos com total terceirização, e para tal passou a ser tratado de PAS para abstrair a presença institucional.
“Desde então, a vinculação ao IASEP é facultativa ao servidor, assegurada a contribuição do segurado titular, inicialmente de 2%, e a partir de 2005 para 6%, com procedimentos para o grupo familiar e igualmente para contribuição patronal, tem cota anual para atendimento ambulatorial e abrange internação hospitalar.
“A partir de 2007, trabalhamos pela reorganização e a reestruturação da autarquia. Realizamos a descentralização, em nove serviços credenciados para pronto atendimento.

“Em três anos contemplamos:

“1. Gestão da área fim da saúde, antes terceirizada.
“2. Respaldo legal de conceitos da proteção social: aprovamos duas leis assegurando direitos.
“3. Melhorias de direitos:
“- ampliação em 42% na cobertura anual de consultas, exames e tratamentos sequenciais;
“- inclusão de especialidades da saúde antes não contempladas: acupuntura, homeopatia, terapia ocupacional, nutrição, RPG e agora que a lei foi aprovada, em fevereiro, reativaremos a odontologia em fase de licitação, cujos contratos serão assinados em 26/04/2010;
“- implantamos os “procedimentos adicionais” com cotas para atender a necessidade de controle para doenças crônico-degenerativas;
“- implantação da assistência social em 2010;
“- revisão de beneficiários dependentes com reinclusão de dependentes filhos de 18 a 24 anos, dependentes econômicos dos pais e independente da condição de universitário;
“- pagamento em dia, o que garante diversificação da rede credenciada com reajustes de preços na média do mercado;
“- equilíbrio financeiro: controle da arrecadação.

“Com base no respaldo conceitual, cobertura e a gestão do rol de serviços e benefícios assistenciais receberam o nome de PLANO ASSIST. A finalidade é prestar assistência aos segurados na área da saúde e inovaremos com a implantação gradual da Política de Assistência Social.
“A criação da Contribuição Adicional para dependentes pai e mãe, estabelecido pela Lei n° 7.369/2010, ocorreu devido aumento em 300% de segurados acima de 60 anos, de 2005 a 2008, que contribuíam com R$30,00, devido Resolução do CONAD (INCONSTITUCIONAL), e incompatível com os custos para garantia da assistência especializada e considerando o interesse pela inscrição de dependente filho com 18 a 24 anos de idade.
“Quando chegamos em 2007, eram 180 mil segurados no estado e 40 mil casos de urgência, que eram atendidos na passagem Izabel, pela empresa Service Brasil e no hospital Saúde da Mulher. Hoje contamos com 206 mil segurados e 09 mil casos de atendimento de urgência em todo o Estado do Pará.
“Sendo assim, a peculiaridade e perfil do IASEP, enquanto autarquia pública, não se enquadra na regulamentação, nos critérios ou em normas da Agência Nacional de Saúde – ANS para Planos e Seguros de Saúde Suplementar. Portanto, o IASEP representa uma alternativa de serviço que avançou em três anos, dentro dos seus limites, porque acolhe grupo familiar, baseado em princípios da solidariedade, ou seja, quem ganha mais paga mais.”

6 comentários :

Anônimo disse...

Se fosse para estender a mais hospitais e clinicas, alem de internaçao em apartamento, nao só eu como inumeros servidores optariam por descontos maiores e diferenciados no contra-cheque. Por que nao tentar viabilizar essa ideia?

Anônimo disse...

no iasep da romualdo, tem tecnico batendo boca emplena sala de espera com usuario que se irrita pela demora e outras coisas.Os seguranças precisam estar sempre atentos, geralmente o clima é tenso.

Anônimo disse...

È verdade, na d.romualdo tem uma senhora funcionária descendente de japonês que é muito grossa, fala como se a gente não fossse gente, portanto não deveria atender ninguém.

Anônimo disse...

A Sandra tem boas idéias e um bom trabalho, porém precisa melhorar MUITO o atendimento ao servidor que paga para ter um bom atendimento.
TODOS QUEREMOS UMA BOA ASSISTENCIA A SAÚDE.

Anônimo disse...

E pensar que o servidor público já teve até um hospital dos servidores, o Ophir Loiola...hoje não tem mais nada.
Para onde vai o dinheiro que o servidor desconta todo mês use ou não use o Pas?

Anônimo disse...

Porque pago mais , se o meu atendimento é igual a quem paga bem menos, quero direito a apartamento.