Fernando Yamada é descrito como um empresário discreto, mas muito cioso de seu status. Sua notoriedade coincide com a explosão de vendas que consolidou o prestígio do grupo Y.Yamada no mercado, ao optar – em suas redes de supermercado e lojas de departamento - por uma ousada estratégia de investir no consumidor de baixa renda.
A propósito dessa estratégia, Fernando foi enfático em entrevista à revista Exame, em 2000, quando o Y.Yamada comemorou 50 anos de fundação. “Desobedecemos o que dizem os manuais da administração e confiamos no nosso senso prático”, disse. Inventar maneiras para facilitar o acesso da população ao consumo foi sempre uma tradição dentro da empresa, lembrou. De fato: Yoshio, que hoje empresta suas iniciais ao logotipo do grupo pintado em vermelho nas fachadas das lojas, foi o primeiro a introduzir o sistema de crediário no Pará. No final dos anos 50, depois de receber uma volumosa carga de fogões a gás, rádios e ventiladores de São Paulo, veiculou nos jornais de Belém uma série de anúncios em que proclamava a vantagem de poderem ser adquiridos em “suaves prestações mensais”, como recordou, na época, a Exame.
A propósito dessa estratégia, Fernando foi enfático em entrevista à revista Exame, em 2000, quando o Y.Yamada comemorou 50 anos de fundação. “Desobedecemos o que dizem os manuais da administração e confiamos no nosso senso prático”, disse. Inventar maneiras para facilitar o acesso da população ao consumo foi sempre uma tradição dentro da empresa, lembrou. De fato: Yoshio, que hoje empresta suas iniciais ao logotipo do grupo pintado em vermelho nas fachadas das lojas, foi o primeiro a introduzir o sistema de crediário no Pará. No final dos anos 50, depois de receber uma volumosa carga de fogões a gás, rádios e ventiladores de São Paulo, veiculou nos jornais de Belém uma série de anúncios em que proclamava a vantagem de poderem ser adquiridos em “suaves prestações mensais”, como recordou, na época, a Exame.
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