sexta-feira, 22 de maio de 2009

PODER – A disputa pelo butim

A crise entre o governo Ana Júlia Carepa e o PMDB resume-se, na verdade, a uma disputa pelo butim, representado pela partilha da máquina administrativa estadual, com naturais desdobramentos nas eleições de 2010. A despeito do aparente frenesi que provoca, entre as partes em litígio, e dos altos decibéis sob os quais é discutida na Assembléia Legislativa, as circunstâncias sugerem que, ao fim e ao cabo, desemboque em um arremedo da Batalha de Itararé, aquela que nunca ocorreu.
A disputa certamente debilita ainda mais a já frágil relação entre seus personagens, redobra as desconfianças mútuas e repercute na relação do PMDB com setores do PT que historicamente mantêm diálogo com o ex-governador Jader Barbalho (alto, à esq., em foto da revista Veja), o morubixaba peemedebista. Mas as circunstâncias objetivas, apesar do que possam sugerir as aparências, não sinalizam, necessariamente, para um impasse incontornável. Os iguais se reconhecem e as divergências derivam mais das similitudes que das diferenças.

22 comentários :

Anônimo disse...

O morubixaba e o morubixabinha:

Jáder está aplicando o velho golpe do partido que mama nas tetas do poder até um ano antes das eleições e, depois de constatar que o estrago foi grande e a insatisfação popular é notória, rompe com o governo e assume o papel de oposição (parrudinha diga-se de passagem). Nesta condição ataca o prato onde por vários anos se serviu e inventa mais um "projeto de renovação".

Achei interessante a mudança: em vez de chamá-lo de "a mais longeva liderança..." o reclassificou como o "morubixaba paraense". Tudo a vêr. Outrora líder de oposição em palanques e político de idéias renovadoras, Jáder ultimamente já não faz nada além de acionar seus poderosos guindastes para tentar colocar o filho no governo do estado. A participação do PMDB neste governo se resumiu a partilhar o butim das verbas públicas, acumulando energias finançeiras às custas do maior descaso histórico com os usuários da saúde pública.

Enquanto faltam profissionais, procedimentos de diagnóstico e medicamentos no Hospital Ofir Loiola, sobram outdoors com a figura do filho na BR-316.

Anônimo disse...

É Barata, em Brasília o P considera o PMDB fundamental para a eleição de Dilma, se estiver em condições de saúde até lá, porém como todoo planeta sabe eleições regionais é outra coisa, e nada impede correlação a nível nacional, logo com Ana, com Hélder, com Jatene, o morubixaba pensa... e vai tecendo a teia, besta é quem pensar o contrário.

Anônimo disse...

É Barata, em Brasília o P considera o PMDB fundamental para a eleição de Dilma, se estiver em condições de saúde até lá, porém como todoo planeta sabe eleições regionais é outra coisa, e nada impede correlação a nível nacional, logo com Ana, com Hélder, com Jatene, o morubixaba pensa... e vai tecendo a teia, besta é quem pensar o contrário.

Anônimo disse...

Preocupação mesmo é o terceiro mandato no país.Aí é demais.

Anônimo disse...

Se fosse só na BR-316 era ótimo. Belém tb tá cheia desses outdoors populistas. O filho do morubixaba paraense (concordo com o anônimo das 13:16) pegando nas mãos de idosos. Quanto gasto inútil (o patrocínio com nomes de amigos é conversa pra boi dormir), pois esse dinheiro poderia ser empregado em programas pra esses próprios idosos. O povo não reconhece seu trabalho, nada; o povo já está é de saco cheio dessa demagogia, desse populismo à custa do dinheiro desse mesmo povo. Enquanto isso, nos postos de saúde de Ananindeua repetem-se o que acontece nos PSMs da capital.

Anônimo disse...

Honestidade, não podemos pedir ao PT, para cumprir acordos politicos, porque não sabem o que é.Queria saber barata se na hora de ganhar a eleição quem elegeu eles PMDB é claro.
Acredito que o PMDB, faça igual fez o Ademir a SEAD é minha ou não é, nada de ptistas infiltrados e fazendo besteira, na SAUDE tem que ser assim ou é do PMDB ou estamos fora do GOVERNO, porque o que tem na SESPA É uma meia duzia de PT atrapalhando o processo e negociando.
Abre o olho Jader, ou ela toma abença direito ou tenha certeza que não se elege mais nem para Sindica do seu predio.

Anônimo disse...

Barata, assim como as drogas destroem o homem, as más administrações acabam com os clubes sociais em Belém.Já tivemos Iate Clube,Circulo militar,Teleclube ,e hoje, o mais cotado e proximo a entrar na lista dos falidos é o Pará Clube.O quadro social tem menos de 500 sócios pagando ;os telefones vivem constantemente cortadoso clube está totalmente sem manutenção(piso, paredes,piscina,banheiros estão todos com lodo);o serviço de cozinha é um sofrimento para o associado(demora e qualidade duvidosa);invasão de convidados proporcionando brigas e mau estar entre os associados;funcionários insastifeitos(sálarios e férias atrasados)boicotando os associados em retaliação à diretoria;a diretoria foi abandonada pelos diretores(só existe 5 diretores participando das reuniões)O vice presidente, não fala com o presidente e está formando outra chapa para concorrer em 2010;o débito de impostos é altissimo e a atual administração é ineficiente e impopular no clube.Com esta caracteristicas voce tem duvida que o Pará Clube será o proximo a entrar na lista negra dos falidas.Tudo isso, sem falar nas ultimas administrações desastrosas que passaram.

Anônimo disse...

Barata, Por favor não esqueça do casal: TCoronel/Vereadora=Empregada

Anônimo disse...

Bizú de Última Hora:
Diz que o salário de maio dos servidores estaduais só sairá dia 11 de junho!

Anônimo disse...

Barata, a Billa Gallo fica até o final do mandato da Ana Julia? A atuação dela na Seduc tem sido bem desatrosa, não?

Anônimo disse...

O Imperial Poder de Ferrar os Cidadãos desta Cidade:

Duciomar Costa arranjou culpados pelos desvios de milhões de reais que deveriam ter sido aplicados na construção da Av.João Paulo II há anos e do descaso da administração municipal com relação a numerosas invasões no trajeto: os condôminos do conjunto do BASA. E mais uma vez está disposto a reduzir as áreas verdes e os espaços privados para continuar tecendo o seu emaranhado de asfalto.

Seria mais justo a desapropriação completa do conjunto, pois o principal item de valor da obra - os espaços de circulação, arborização e dissipação de calor,agora será transformado em corredor de emissão de toneladas de fuligem, lixo, monóxido de carbono e fumaça expelidos quase diretamente nas janelas das salas e quartos destas residências. Um inferno. Imóveis deverão sofrer grande depreciação de valor, impossível evitar rachaduras por sobrecarga de vibração, falta de segurança, etc.

Na gestão Duciomar Costa, normas de engenharia e arquitetura que foram produzidas nos últimos cinquenta anos com a finalidade de tornar a vida urbana melhor; conceitos firmados para a redução de impacto ambiental gerado pelo desenvolvimento humano, têm sido grosseiramente atropelados por um estilo de governar digno do terçeiro mundo irrecuperável.

Anônimo disse...

A Bilagate, depois de 3 meses de negociação recebeu os professores em greve para dizer que ia cortar o ponto. Depois teve que botar o rabo entre as pernas, quando os professores disseram que se isso acontecesse não seriam obrigados a repor as aulas, e assim estaria comprometido o calendario letivo. É muito despreparo politico-pedagogico, técnico e tudo mais.

Anônimo disse...

O Helder pegar em mão de velhinho, só se for em foto produzida. O cara nem vai a Ananindeua.
Moro lá e se o que estou dizendo.

Anônimo disse...

Eu quero ver é a CPI do Hangar, da SEMA onde a PF já bateu, da SEDUC dos KITS e da SETRAN. Deixa este pessoal brigar que gente pelo menos descobre os podres deles.

Anônimo disse...

Tudo acertado com JB: Priante na Setran. Hildegardo na Adepara. Joercio no Detran e Nilton lobato na Secom.

Anônimo disse...

Esse menino de Ananindeua já atua como um velhaco na política, Deus nos livre! Sairemos de uma era de profunto caos moral comandada pelo pai, e entraremos numa fase de...de que mesmo? De profundo caos moral a ser comandada pelo filho. "É pussivi???"

Anônimo disse...

Barata, fala um pouco da atuação da Billa Galo na SEDUC. Achas certo ela não receber grevistas? Achas que esta arrogante e incompetente vai ficar até o final do governo e ajudar a enterrar a Ana Julia?

Anônimo disse...

Olha aí o malandro da foto ensinando como se baila com ele. Mas quem dança somos nós com a ascenção dessa coisa.

Anônimo disse...

BILLA GATO - SEDUC, A SECRETÁRIA MAIS INCOMPETENTE DESSE GOVERNO E A DONANA DIZ QUE NÃO HÁ TEMPO MAIS DE FAZER MUDANÇAS? ENTÃO PQ. ESTÃO ACONTECENDOS OUTRAS, SERÁ QUE A BILLA SABE DEMAIS DOS KITS ESCOLARES, HAJA INCOMPETÊNCIA (PRÁ EDUCAÇÃO, POIS PRÓ RESTO É BEM ESPERTA).CADÊ O TCE? E A AGE?

Anônimo disse...

O anônimo das 16:13 está por fora da estratégia do PMDB. Deixaram a SESPA em virtude de não poder manipular o repasse de recursos, pois a partir deste ano, a verba é repassada diretamente as prefeituras, e não mas via secretaria. assim, o PMDB não pode mais beneficiar prefeituras aliadas.Além disso, duvido muito que o PMDB vai deixar as tetas do poder. Tem 5 ministério, várias indicações das empresas estatais(BASA, SUDAM, etc). Um partido fisiológico jamais deixaria de estar nos bastidores do poder. Não tem candidato com densidade eleitoral para governador do estado, muito menos para presidente. É um partido que não tem projeto para o Brasil.É um partido da boquinha.....

Anônimo disse...

Boquinha de T-Rex caro.

Anônimo disse...

Na Imprensa Oficial, disputa pelo butim, foi boa para o PV PARTIDO VERDE, que esta transformando esta em uma grafica a servico DAS ASPIRAÇOES POLITICAS DE SEU GRUPO EM BUSCA DE PODER.