sexta-feira, 22 de maio de 2009

PODER – Casamento de conveniências

A relação do PMDB com o governo Ana Júlia Carepa se assemelha, mais do que nunca, a um casamento de conveniências, repleto de rusgas, mas do qual ambas as partes não podem prescindir. Até porque aos respectivos interesses, ainda que eventualmente antagônicos, se sobrepõem as conveniências do Palácio do Planalto, ao qual está atado Jader Barbalho e do qual depende visceralmente a governadora Ana Júlia Carepa.
Protagonista de uma administração caótica, da qual decorre sua monumental impopularidade, Ana Júlia está, indubitavelmente, politicamente fragilizada, mas detém a caneta que nomeia e demite, além da chave do cofre, o que não é pouco. O PMDB, que no Pará é o nome de fantasia de Jader Barbalho, depende da máquina administrativa para satisfazer a gula dos correligionários do ex-governador, cujo apetite por cargos foi aguçado pelo jejum imposto pelos 12 anos de sucessivos governos do PSDB no Estado. Um jejum que deveria ter um hiato no governo Simão Robison Jatene, em cujo início se deu uma breve trégua entre PSDB e PMDB, que não evoluiu para o armistício e acabou inviabilizada diante das pressões do ex-governador Almir Gabriel, então o tucano-mor do Pará e hoje em um ocaso que recalcitrar em assumir. Almir, que já teve Jader como patrono polítco e por ele foi catapultado para o proscênio político, terminou por elegê-lo seu inimigo figadal, após eleito governador em 1994,sem o apoio do ex-padrinho, mas turbinado pelo ex-governador Hélio Gueiros. Na época, rompido com Jader, com o qual se reconciliou em 1998, Gueiros estava abrigado no PFL e era prefeito de Belém, eleito em 1992, em uma disputa da qual Almir fugira, ao renunciar à candidatura, sob a justificativa de nebulosos impedimentos éticos, que jamais esclareceu.

14 comentários :

Anônimo disse...

UMA QUEBRA NO NAMORO!!!!!!!!!!

O PT VAI SER UM ETERNO NAMORADO DO PMDB!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Tudo ajustado: o PMDB entregou a complicada Saúde e vai ganhar a Setran, com a garantia de apoiar a cadidatura de Ganzer à Câmara. A Secom foi oferecida ao Jader Filho. Tudo como dantes.... e o Liberal sobrou, mais uma vez.

Anônimo disse...

Tudo ajustado: o PMDB entregou a complicada Saúde e vai ganhar a Setran, com a garantia de apoiar a cadidatura de Ganzer à Câmara. A Secom foi oferecida ao Jader Filho. Tudo como dantes.... e o Liberal sobrou, mais uma vez.

Anônimo disse...

Enga seu meu caro! A chave do cofre está com os demos-tucanos. Pois quem chefia o tesouro do estado é o Rui Carlos lá na SEFA e o Secretário não tem e nem sabe o que o ocorre naquela saleta. Um absurdo!

Anônimo disse...

O senhor tem pesquisa que mostre a "impopularidade" da governadora Ana Júlia?
Ou são cálculos seus, a partir de opiniões de amigos?
Se tiver a pesquisa, que a mostre.
Se não tiver, trata-se apenas de uma opinião, portanto, não se trata de uma matéria jornalística.
Ou seja, qualquer um fala o que pensa e pronto.

Anônimo disse...

Quer dizer o PMDB estraga a saúde estadual e inocentado por Puty e ganha a Setran e a secom, ah, tá bom! E os pstistas que engulam o sapo calaaaados! Puty tá rindo que nem hiena.

Anônimo disse...

Não pode ser verdade, mas se fosse, a Secom (agora muito bem organizada e estruturada)seria transformada num poço sem fundo.

Anônimo disse...

SECOM p/ Jader Filho????? Por Lord Ganecha(com ch ou x??)... Are baba... tamo fu...

Anônimo disse...

Jader Filho e Secom... Ninguém merece!

Anônimo disse...

Que babado forte!!!!! Imagina o "grupo" sendo repaginado com essa fusão? Não é querer enganar não mas nessa o PMDB lucrará...

Anônimo disse...

Barata,
Se me permite uma sugestão/pedido, acha que seria viável fazer uma análise do desempenho de cada secretaria do estado, ou secretario de estado, considerando seus vastos contatos e conhecimentos? Acho que seria bem interessante para uma discussão do estado atual do governo, e talvez uma resposta àqueles que questionam o caos evidentemente reinante.

Anônimo disse...

E a gang da SEAD, vai continuar atuando? E a gestão, vai pro brejo?

Anônimo disse...

anônimo do dia 22 de Maio de 2009 14:19 só vc que não sabe das pesquisas que apontam a impopulariadde da Anan Júlia, no começo do ano petistas até festejaram a pequena subida dela numa desta pesquisas. Agora com a saude horrivel e a educação parada, servidores tratados quem nem lixo, imagine vc.

Anônimo disse...

11:51, o PMDB é sempre a noiva.