sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

SAÚDE – O escândalo do acelerador linear

Pontuado por uma infindável sucessão de trapalhadas, o governo Ana Júlia Carepa protagoniza mais um novo e constrangedor escândalo. Dois anos depois da posse da primeira governadora eleita da história do Pará, o Hospital Ofir Loyola continua sem dispor do acelerador linear, uma tecnologia de ponta no tratamento do câncer, avaliado em mais de US$ 1 milhão e que permanece encaixotado, porque ainda não foi construído o anexo necessário para abrigá-lo.
Quando estiver em funcionamento, o acelerador linear permitirá desafogar a demanda eventualmente reprimida no Ofir Loyola, principal referência em tratamento oncológico na rede de saúde pública do Pará. Com ele será possível atender de 70 a 80 pacientes por dia. O aparelho foi doado ao Estado pelo Ministério da Saúde, em 2002, na administração do ex-governador tucano Almir José Gabriel. Entregue em 2004, já na gestão do ex-governador tucano Simão Robison Jatene, até a posse da governadora petista Ana Júlia Carepa, em 2007, o aparelho dormitava encaixotado, no almoxarifado da Sespa, à espera da construção do anexo necessário para que possa ser instalado e entre em funcionamento. Mas o que existe até agora é um imenso buraco, em uma área contígua ao Ofir Loyola, que sequer foi concretado e no momento serve, com as torrenciais chuvas próprias do verão tropical, de viveiro para a multiplicação do Aedes Aegypti , o mosquito que transmite a dengue.

12 comentários :

Anônimo disse...

Caro Barata,

Agimos corretamente votando na Ana Júlia como alternância viável para o comando do Estado. Porám quebramos a cara.Dois anos e ainda não sabem o que fazer.O caso da duplicação de perimetral é um alerta de que algo muito errado anda acontecendo na gestão do Estado. Tiveram dois anos para realiar a obra de duplicação para a realização do Fórun e no final só conseguiram maquear e envergonhar a cidade para o resto do mundo.

Anônimo disse...

22:24, voce foi no âmago questão: a algo de podre nesse reino que não é da dinamarca (se fosse la pelo menos o asfalto estaria digno)

Anônimo disse...

Será que o maquinario da Radioterapia vai funcionar ainda? Lembro que bateram tanto no Almir por causa da Radioterapia e agora qual vai ser a desculpa? Governadora a senhora quer ser reeleita então esta na hora de trabalhar e descer do palanque chega de colocar a culpa nos governos tucanos se até agora a senhora ainda não conseguiu colocar um aprelho de Radioterapia por causa de uma porcaria de uma construçãozinha vagabunda, isso é incomPTencia governadora pare de jogar culpa em terceiros e assuma a incompetencia de sua equipe porque são 2 anos para construir uma sala de um pouco mais de 10m² e os pacientes continuam morrendo. Eu votei na senhora porque era a esperança da mudança.

Anônimo disse...

E o Hospital Infantil do Câncer - na 14 de Abril com a Magalhães Barata - que está com as obras paradas desde o final do governo passado? Me contaram, que a obra foi embargada por conta de uma reclamação de um dos ex-donos da mansão que foi derrubada, por achar a quantia da desapropriação muito abaixo do valor. Será verdade?

Anônimo disse...

Interessante, culpam o governo passado de tudo não é mesmo mas o hangar, o mangueirão, o mangal, a estação das docas, o polo joalheiro, santo Alexandre, hospital metropolitando, estrada de mosqueiro, maçarico,etc...São obras que orgulham os paraenses principalmente agora nesse forum político, na escolha da pará para sediar a copa, dos turístas que chegam na terrinha etc etc etc e esse (des)governo o que fez até agora? Só uma coisa roubar, roubar, roubar e colocar os companheiros sem competências nos órgãos desse pobre estado do pará.Terra de incompetentes!!

Anônimo disse...

Eu desafio a governadora que sempre se disse uma política e mulher digna de resopeito e uma pessoa de luta, a simplesmente colocar a SESPA para funcionar, implodindo esses vícios que perduram a séculos e tirar, popr exemplo HElena MOscoso e Joãod e DEus do HOL, Paulo VAnderley do HC e assim por diante, que este governo mostre a política que tem pra Saúde, por enquanto só vimos doenças.

Anônimo disse...

Caro anônimo das 22h24: tiveram dois anos com dinheiro em mãos. Cadê esse dinheiro?
Esta cidade ainda quer ser sub-sede de Copa do Mundo. É muita pretensão.

Anônimo disse...

O anônimo das 20:29 tem razão: podem falar o que quiserem dos governos tucanos, mas eles fizeram muita coisa, incluindo a Alça Viária. Só quem não vê são os raivosos.
E a Ana Júlia, o que fez?

Anônimo disse...

20:29,m so tem uma coisa: fizeram a cidade ficar estruturada no quesito turismo, mas esqueceram de dar ao povo o bem maior: uma politica de saude sólida, se assim fosse, nem ana julia teria conseguido destruir, ou ela mandou derrubar ohangar? claro que não, aquilo é uma galinha de ovos de ouro.mas saude meu caro,só Deus pra nos salvar!mas se Ele tiver uma gripe, vai pra SP

Anônimo disse...

20:29,m so tem uma coisa: fizeram a cidade ficar estruturada no quesito turismo, mas esqueceram de dar ao povo o bem maior: uma politica de saude sólida, se assim fosse, nem ana julia teria conseguido destruir, ou ela mandou derrubar ohangar? claro que não, aquilo é uma galinha de ovos de ouro.mas saude meu caro,só Deus pra nos salvar!mas se Ele tiver uma gripe, vai pra SP

Anônimo disse...

Gostaria de saber do anônimo das 14:21 se a Ana Julia já deu ao povo o bem maior: uma politica de saude sólida (sic)? Outra coisa o hangar é sim a galinha de ovos de ouro mas da Joana Pessoa-aquela do dinheiro na conta.Lembra?

Anônimo disse...

16:33, voce precisa ler novamente o que li, ta com dificuldade de interpretaçao? o que eu disse é exatamente o que voce está repetindo, e nao o contrario, dá pra prestar atenção e lê de novo? assim eu perco a paciencia!!!!!!
20:29