quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

BLOG – A democratização da informação

Mais do que qualquer coisa, o que se comemora, na trilha dos 500 mil acessos, é a consolidação deste blog como instrumento da democratização da informação, como um espaço do debate democrático, enfim. Aqui prevalece o princípio segundo o qual a liberdade é, sobretudo e fundamentalmente, a liberdade de quem discorda de nós, respeitado, naturalmente, o decoro.
Convém sublinhar o justo agradecimento às fontes deste blog, pela confiança que esta condição traduz. Além, natural e principalmente, da reverência a expressiva parcela dos anônimos, que com suas denúncias e críticas, inclusive ao próprio blog e seu editor, contribuem para consolidá-lo como uma das opções indispensáveis para obter a notícia sem as amarras da manipulação e de interditos proibitórios, na esteira de propósitos escusos.
Repito, por isso, com o auxílio do poder de permanência e convicção da palavra escrita, que hoje este blog acaba por ser tão meu quanto dos anônimos, cuja colaboração é comovente.

2 comentários :

Anônimo disse...

Caro Barata,
Parabéns pela marca atingida pelo seu blog. Penso que a sociedade Paraense com seus ilustres formadores de opinião, começam a sinalizar para quem interessar possa, que os nossos jornais de circulação locais diárias " O Liberal" e o "Diário do Pará" deixam a desejar á um público mais exigente, criterioso e ávido pela boa informação com credibilidade, e isso encontramos na transparência das informações veiculada em teu blog. Como freguentador de teu blog, gostaria de apontar uma sugestão; algumas informações que vens publicando penso que já se encontram nos jornais de grande circulação,portanto, penso que a democratização das informações em teu blog, deve está associada ao contra discurso; a nos fazer ver os meandros do que á todos parece óbvio.Caro Barata, a gíria do futebol diz : que o que está dando certo não se muda. Portanto, considero que a reinvenção do blog, seja tornar democrático o acesso para todos,sobretudo, aquilo que os donos das alcovas insistem em querer segredar. Se valer a pena esse recado, peço que tenhas cuidados,para que nossa vã filosofia não se estenda para além da linha do Equador,e teu importante e conceituado blog perdure em corações e mentes daqueles que apostam na força da palavra que cria raiz e fecunda e desnunda o abominavel na profundeza do verbo que se faz carne. Abraço carinhoso deste anônimo bloqueiro, que muito curte, tuas geniais sacadas de experiente jornalista.

Anônimo disse...

Barata,

Se a gente não conseguiu impedir que o Raimundo Benassuly assumisse a direção de importante órgão, pelo menos vamos mostrar as façanhas do enfant gatè.

No Diário Oficial de hoje, consta um Termo de Aditivo de Contrato para construção de um prédio para abrigar a Delegacia da Cidade Nova, em Marabá.
Se esse negócio de aditivo já é meio suspeito, mais ainda fica suspeito, quando o valor é omitido.
Veja só o texto do termo:

DIÁRIO OFICIAL Nº. 31349 de 30/01/2009

SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA - POLÍCIA CIVIL


EXTRATO DE TERMO ADITIVO AO CONTRATO 68/2008/PCE


PrimeiroTermo Aditivo ao Contrato nº 68/2009/PCE

Partes: Policia Civil do Estado do Pará, CNPJ Nº 003.681.105/0001-06 e a empresa Stylus Construção & Serviços Ltda, CNPJ 07.342.268/0001-50

Objeto: Obra de engenharia para reforma de um prédio para acomodar instalações da delegacia de Polícia Civil do Município de Marabá-Cidade Nova, Estado do Pará

Modalidade de Licitação: Tomada de Preços nº 11/2008/PCE

Objeto e Justificativa do Aditamento: prorrogação de vigência do Contrato por mais 90 (noventa) dias fulcrado nos artigos 57 parágrafo 1º, inciso II e o 65 da Lei nº 8.666/93.

Valor do Aditamento: R$-

Data da Assinatura: 27/01/2009

Vigência do Aditamento: 24/01/2009 à 24/04/2009

Dotação Orçamentária: 40101 1184 2590 449051

Fonte de Recursos: 001 – Recursos Ordinários

Ordenador Responsável: Raimundo Benassuly Maués Júnior

Endereço da Contratada: Travessa Mariz e Barros, nº. 3036, bairro Marco, município de Belém, neste Estado do Pará, CEP: 66095-760