terça-feira, 27 de janeiro de 2009

PRECONCEITO – A ignomínia da colunista

O preconceito social, que discrimina de forma absurdamente ignominiosa porque mensura as pessoas não pelo que são, mas pelo que eventualmente possam ter, é absolutamente repulsivo e inaceitável. Tanto quanto o homofobismo, que a colunista de O Liberal tanto execra, até em causa própria.
Mais lamentável é o jornal, que abriga a jornalista de amenidades, ser tolerante para com as grosserias recorrentes da colunista. A indigitada figura, diga-se, é habitué em esgrimir despudoradamente seus preconceitos contra os menos afortunados pela vida ou contra aqueles em comparação aos quais se imagina superior, tal qual fez em relação aos moradores do bairro da Terra Firme.

8 comentários :

Anônimo disse...

Por Rogério Costa, servidor público ( Polícia Civil), em comentário ao post Estilo Duvidoso, de hoje.

Sra. Rejane Barros,

Moro em um bairro cercado de duas universidades, nas quais está ocorrendo um Fórum de Dimensão Mundial (você deveria participar), e um centro de pesquisa que é referencia em todo país.
No bairro que moro há engenheiros, jornalistas, médicos, advogados, arquitetos, etc. Acredito que estes estão seguros caso não freqüentem o centro da cidade ou morem nele. Afinal nos últimos meses, morreu um médico, um advogado, um empresário, e outros mais que a mídia mostra.
No bairro que moro uma escola estadual ganhou o premio de gestão da UNESCO, unico em todo Brasil.No bairro que moro há Boi Marronzinho, Boi da Terra, Hip-Hop, Caravana da Paz (união de várias religiões), e vários movimentos artísticos e culturais.
No bairro que eu moro meus vizinhos ainda sentam na frente de casa no final da tarde.No bairro que moro sou vizinho do padre Bruno Sechi, fundador do Movimento de Emaús, referencia em trabalho social.
No bairro que moro a juventude se organiza, e entre outros montamos a única Comissão de Justiça de Paz de Bairro, em todo Brasil. Talvez vejas um dos membros na TV, afinal em tempos de Fórum Social estamos em ênfase.
No bairro que eu moro há jornalistas sérios com os quais podemos dialogar, inteligentes suficientes para saber o que é “determinismo” e não acreditar no mesmo.
O bairro que moro precisa apenas de uma mídia menos preconceituosa e políticas publicas sérias.
A Paz!

Anônimo disse...

Rogerio, não moro em Terra Firme, moro em Nazaré,mas tenho amigos que são moradores do bairro mais lutador que conheço, que sofre preconceitos, piadinhas e de abandono tambem por parte dos governates nao de seus moradores.Se a violencia está disceminada é por que politicas publicas nao se coadunaram com os movimentos sociais que estes sim, conhecem cada detalhes dos verdadeiros problemas do bairro terra firme ou do guamá ou do curuçambá, nao importa.Aqui na esquina da minha casa vivem diariamente meninos que amedrotam os moradores e a maioria deles nem mesmo é de Belem, veem do maranhao, do ceará, enfim...
A "jornalista" nos fez pelo menos um favor,desmascarou-se.Agora pelo menos sabemos com quem estamos lidando.
Ao Frederico, menino muito pobre morador da terra Firme, que mesmo com sua familia passando as maiores necessidades,nunca ousou mexer no que não é seu.

Anônimo disse...

Rogério por favor me diz qual é o bairro que tu moras. Quero me mudar pra lá.

Anônimo disse...

É Barata, essa colunista quando "trabalhou" na ALEPA, era lotada no gabinete do Bira Barbosa (então PMDB), e era Jader desde de que nasceu, defendia o JB como se parente fosse. O tempo passou, ela se afinou com outra jornalista (essa sim, amiga dos Maiorana, há anos), e mudou de lado. Hoje lambe sacos e sei lá mais o que, dos patrões, come de grátis em todos os lugares por conta de umas notinhas na coluna, e ACHA que gentalha, é quem nasce na Terra Firme. Nasci e morro em Nazaré, mas como recebi educação, respeito as diferenças. Sei que em todos os bairro de qualquer cidade do mundo, existem pessoas de todas as matizes, credos, cores, preferencias sexuais, profissões e também bandidos, sejam pobres ou endinheirados,os colarinho branco, corruptos, etc..

RAFINHA MORAWSKI disse...

Criei e registrei um dos maiores Reality Show.
Estou divulgando a procura de um canal interessado em ver o projeto.
Para saber mais posso enviar o projeto para o canal que se interessar em apreciar, você também pode acompanhar o blog do Reality pesquisando no google por : O SENTIDO DO MEDO ou acessando o link abaixo, mas sabe como é, hoje as pessoas tem medo de vírus, então vai pelo google mesmo.

Anônimo disse...

Esta senhora não é aquela que usa uma faixa na cabeça? que dizem, para não deixar cair o pouco cérebro e não perder os poucos neurônios?

Anônimo disse...

Sra. Rejane.
Nasci e me criei na Terra Firme. Durante 31 anos residindo no bairro, adquiri amizades verdadeiras e descobri valores importantes. Motivos pelos quais continuo morando na passagem São Sebastião mesmo depois de concluir minha graduação na Universidade Federal do Pará. E o que pesa aqui não é o diploma, mas a certeza de que certas dificuldades nos tornam tão fortes que nem mesmo desprezos soberbos e injustificáveis - como o seu - conseguem diminuir o esforço, a luta e a esperanças de milhares de pessoas de bem que habitam a Terra Firme.
Seu comentário é nefasto e desprezível. E não defino seu estilo como irônico (porque é preciso ter inteligência para fazer isso). Muito menos como sarcástico (porque de astuta a senhora também parece não ter nada). Imagino que se trate apenas de alguém que realmente pensa e vive em função do mal – atitude que, infelizmente, ainda repercute mais que o bem nessa sociedade que tanto lutamos para tornar melhor. Quer dizer, pelo menos nós, que moramos na Terra Firme...

Pedro Paulo Blanco
Jornalista DRT/PA 1549

Anônimo disse...

O jornalista Pedro Paulo Blanco arrasou geral.
Será que alguém aí, "abriu" um negocinho que venda comida, no bairro da Terra Firme? Por favor, não convidem a colunista para aparecer por lá. Só se for de grátis.
Égua pessoal, vcs tão com tudo E NÃO ESTÃO PROSA. Depois que os blogs denunciaram essa sem noção, o metro quadrado do bairro valorizou pra caramba. Valeu moçada!!!!!