quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

FÓRUM – Caos no trânsito, a contribuição de Dudu

Até os postes de Belém sabem que a cidade não foi preparada para abrigar um evento da magnitude do Fórum Social Mundial, em tese uma rara oportunidade para vender a uma significativa parte do mundo não apenas suas atrações turísticas, mas também as belezas do Pará. Por obra e graça da inépcia administrativa do prefeito reeleito Duciomar Costa (PTB), o nefasto Dudu, Belém apresenta-se aos olhos de parte expressiva do mundo como uma cidade suja, fétida, no mais ultrajante abandono.
Não surpreendeu, assim, a falta de planejamento para desatravancar o trânsito durante a realização da passeata, tal qual é feito durante a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, certamente a maior manifestação de religiosidade do Brasil. O caos no trânsito, diante dos congestionamentos nas transversais das avenidas Presidente Vargas, Nazaré e Magalhães Barata, foi agravado pela ausência de guardas da CTBel, a Companhia de Transporte de Belém. Já em torno das 18 horas, quando a balbúrdia no trânsito chegou ao paroxismo, no cruzamento da avenida Magalhães Barata com a travessa 14 de Abril, é que surgiram alguns poucos guardas da CTBel, que permaneceram no local por pouco tempo e logo se escafederam. A tarefa de minimizar o caos coube aos próprios participantes da passeata, ainda que sob a ira de motoristas impacientes.

7 comentários :

Anônimo disse...

Concordo plenamente com sua análise.
E na hora da chuva os poucos que tinham procuravam se proteger. Fora os maus motoristas que não sabem se portar em momentos como o de ontem (invadem faixa contrária, avançam o sinal sem ter espaço para trafegar e provocam aquele efeito dominó embaralhado)

Anônimo disse...

Nessa mesma esquina a que vc se refere, vi um loura louca, esbravejando contra "esse monte de baderneiros" e dando corda num outro motorista (bem mais sensato) de um camionete, a jogar o carro contra os jovens que sentaram no chão do cruzamento. Lógico que ela foi VAIADA (como o duduciomal)por todos que estavam próximo dessa palhaçada. Eu temi por uma tragédia.

Anônimo disse...

Inacreditavel a falta de preparo que demostrou a administração pública de Belém, agora eu pergunto como é que querem sediar uma copa do mundo?

Anônimo disse...

os servidores da CTBEL se vuram em 10 pra dar conta do caos, mas ta dificil, tente ir para a UFRA!!!!! o acesso à UFPA está menos pior, menos só.

Anônimo disse...

os mais sensatos na passeata eram os proprios jovens que ajudavam os voluntarios a não deixarem que fossem machucados. mas até que tudo correu bem, mas nao por conta da prefeitura, ctbel tomou chá de sumiço e dizem que estavam alucinados pelos lados da perimetral.

Anônimo disse...

Boa tarde
estava tambem dirigindo o meu veículo nesse dia e realmente não consegui chegar ao meu destino que era a praça Batista Campos.Pensei então como nossa cidade estava sem um planejamento para o transito de Belem.
passados 2 dias me espantei na sacada de meu Edificio na Gov. Jose Malcher ao ver os motoqueiros que acompanhavam os presidentes que chegaram para o FSM>.Gente,que lindo ,somos primeiro mundo e nossa cidade tem solução.Mandem os motoqueiros capacitar os pobres da CTBEL....URGENTEMENTE.........

Anônimo disse...

Caro Barata,

Ficou claro a incompetência deste Governo, tiveram bastante tempo para programar este eveno com os organizadores e no fim ficou esta bagunça. quero saber onde o governo do estado gastou 350 milhões, onde Barata, me diga?