segunda-feira, 13 de junho de 2011

DESGOVERNO – Reforma: sensação de déjà-vu

E inevitável a sensação de déjà-vu diante do anúncio da criação de cinco secretarias especiais, trombeteada pelo governador tucano Simão Jatene (foto). A criar as secretarias especiais - de Gestão; Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção; Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável; Proteção Social; e Promoção Social – Jatene resgata a reforma administrativa que ele, então como homem forte do governo, implementou no segundo mandato do ex-governador Almir Gabriel. Idealizadas para abrigar um restrito segmento de técnicos em torno dos seus respectivos titulares, as secretarias especiais acabaram inchadas, servindo de valhacouto do mais escandaloso empreguismo.
De acordo com o portal do governo do Pará, foi criada também a Secretaria de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, resultado da fusão da Seir e Sedurb. No lugar da Funcap, entra a Fundação de Atendimento Socioeducativo. A Sedect e Sedes foram substituídas pelas secretarias de Ciência e Tecnologia e Assistência Social, respectivamente. Na reforma trombeteada por Jatene, duas secretarias serão extintas, a de Governo (Segov) e de Projetos Estratégicos (Sepe), além da Coordenadoria de Cooperação Internacional.
Segundo ainda o portal do governo do Pará, a Procuradoria (PGE), Consultoria (CGE) e Auditoria Geral do Estado (AGE), Ação Social Integrada do Palácio do Governo (Asipag), secretarias de Comunicação (Secom) e Segurança Pública (Segup), Casa Civil e Casa Militar ficam subordinadas ao gabinete do governador.
Cotejando o passado com o presente, só faltou, mesmo, parodiar Chico Buarque de Holanda, no irrevente conselho do compositor ao ex-presidente Lula, e sugerir a Jatene a criação da Secretaria do Vai dar Merda.

12 comentários :

Anônimo disse...

Foi proteção social ,Barata.Mas o grave em relação à SEDES é que em hipótese alguma deveria ser trnsformada em secretaria executiva.Em vez de fortalecerem a secretaria vão detonar com nossa reputação junto am MDS.Justo agora que o SUAS se trasnformará numa lei federal.Um retrocesso inconcebil e que o Ceas deveria se manifestar.

Anônimo disse...

parece piada, uma super secretaria de proteção social? estará de volta em breve uma nova versão do prsença viva.Aguardem. Mas só uma dúvida? a sedes praticamente está vazia de servidores, uma boa parte está se aposentando, o concurso feito nao desencalha, vao fazer sercretaria com DAS? vão chamar os concursados, ou vão dar o golpe?

Anônimo disse...

Será mais uma vergonha a ALEPA aprovar este absurdo. Tudo como antes para nao se fazer o que deve ser feito.Por isso e por outras que este governo nao cansa de dar munição para os separatistas.

Anônimo disse...

A Amizade Quase Amor do PMDB com os tucanos - o que deixa alguns jornalistas emplumados putos - vai garantir essa "mudança" para PEOR. Jatene que não é besta nem burro, se bandeou para o lado de JB em pleno segundo turno da eleição de 2010 enquanto Jader se vingava de Julinha. Agora, essa "sólida amizade" que irrita os Maioranas, não tem volta. Afinal de contas, o Temer do PMDB e vice da Dilma do PT e JB vai servir de ponte para o atual governador nas coisas que envolvam o Pará. RM junto a Jatene, já era.

Anônimo disse...

Barata, dê um pouquinho de atenção do seu blog aos desmandos lá na Santa Casa. Os servidores já não aguentam tanto autorismo e perseguição; hoje mesmo a diretoria mandou uma turma de "Xnoves" apontar servidores para levarem faltas, descontos, advertências, etc - tudo porque ninguém está conformado com a bandalheira do aumento de 67% no valor dos plantões dos médicos e ZERO para os demais profissionais de nível superior e médio.

Anônimo disse...

O BARATA NÃO TEM REPÓRTER, ELE PRECISA QUE AS DENÚNCIAS CHEGUEM VIA E-MAIL. Né Barata? Asim que se faz.

Anônimo disse...

centralizar o poder: quero ver como vai ser isso na sedes com as comissões tripartite e bipartite.

Anônimo disse...

O mais interssante dessas mudanças e ações do governo é a ausência de missões ao nosso preparadíssimo vice-governador Helenilson Pontes. Fica cada vez mais escandalosamente visivel a "trairagem" do Jatene com o PPS, Partido que o apoiou desde a primeira hora. Se ele não apoiar o Jordy em 2012 para a PMB, a população vai confirmar a fama de traidor do governadro tucano!

Anônimo disse...

egua queria ver a cara da Rose Balduina, que defendia a criação da Secretaria de Segurança Alimentar e ainda mais fortalecer a SEDES... E a Nilza Diretora de Segurança Alimentar ahahahahaha. que governo em incompentencia total de todos

Anônimo disse...

Isso é mais uma prova da PREGUIÇA do Jatene. A secretária de administração disse hoje no Bom Dia Pará, que fica mais fácil despachar com 5 secretários do que setenta e poucos. O Preguiçoso quer tempo para pescar.

Anônimo disse...

Concordo com o Barata a criação dessas porcaria,digo,secretarias especias,não passam de puro empreguismo,favorecendo os cabos eleitorais e apadrinhados que não poderam se instalar por um bom tempo na "ALEPRA"

Anônimo disse...

Barata, o barbicha tem que se mancar, largar de pescar e começar a trabalhar, se não meu irmão o seu governo vai pras cucuia.