sábado, 8 de outubro de 2011

CÍRIO – Um breve perfil de Luizpê

Nascido em Santarém, no oeste paraense, Luiz Pinto, o Luizpê, tem uma longa carreira profissional como jornalista gráfico. Músico e desenhista autodidata, é chargista, cartunista e quadrinhista de estilo apurado, que prima pelos detalhes. “Só na fase de reestruturação da revista, remontagem de páginas e colorização levei quase um ano de trabalho diário, o que me fez retornar a 1992, quando terminei a revista com os punhos doloridos devido às longas horas que passei desenhando”, conta Luiz, que assina suas charges como Luizpê.
Mas Luiz Pinto não é apenas um profissional de competência e experiência comprovadas. Trata-se de um ser humano da melhor qualidade, como evidencia sua comovente coragem moral ao não escamotear sua condição de responsável pelo grafismo do Jornal Pessoal. A mais longeva publicação da imprensa alternativa brasileira, o Jornal Pessoal, um contraponto ao jornalismo de conveniência dos jornalões do Pará, é editado por Lúcio Flávio Pinto, um jornalista premiado nacional e internacionalmente, que vem a ser irmão de Luizpê e foi vítima de uma brutal e covarde agressão física de Ronaldo Maiorana, o diretor editor corporativo do jornal O Liberal. O pretexto para a ignominia de Ronaldo Maiorana foi Lúcio Flávio ter mencionado, en passant e em um contexto bem específico, passagens pouco lisonjeiras do passado do jornalista e empresário Romulo Maiorana, já falecido, e de dona Dea Maiorana, a viúva do patriarca dos Maiorana.  Quando começou a se deteriorar a relação de Lúcio Flávio com os Maiorana, proprietários do grupo de comunicação que inclui o jornal O Liberal, o segundo mais vendido no Pará, e a TV Liberal, afiliada da Rede Globo de Televisão, foi sugerido a Luizpê deixar de assinar as ilustrações do Jornal Pessoal. Apesar de ser também, na época, diagramador e chargista de O Liberal, ele desconheceu solenemente a sugestão.

Um comentário :

Unknown disse...

Augusto, a continuar me elogiando assim, vão começar a falar maledicentimente sobre nós. Afinal, pinto e barata sempre deu o que falar. Quero te mandar a HQ sobre o Círio (nova edição) e preciso do teu endereço (me manda por e-mail). Obrigadão, amigo.
LP