segunda-feira, 30 de março de 2009

UFPA – O Consun diante do golpismo do reitor

Nesta segunda-feira, 30, o professor Alex Fiúza de Mello protagoniza um dos mais deprimentes episódios da sua administração como reitor da UFPA (Universidade Federal do Pará), pontuada por inegáveis realizações, mas cujo desfecho não poderia ser mais desastroso. Na contramão da aspiração da comunidade acadêmica, legitimada pelo voto direto e paritário, e em claro desafio ao Consun (Conselho Universitário), a instância máxima da universidade, ele pretende fazer nesta segunda-feira a derradeira e desesperada tentativa de impor como reitora a sua candidata, a atual vice-reitora, professora Regina Feio Barroso.
O pretexto de Alex Fiíza de Mello, para patrocinar a execrável tentativa de golpe, é a exigência do MEC (Ministério da Educação) de que o resultado das urnas – das quais emergiu como reitor eleito o professor Carlos Maneschy - seja adaptado ao rito formal, conforme determina a lei. Fica obviamente claro que Alex Fiúza de Mello não cumpriu essa exigência, a despeito de conhecê-la muito bem, porque foi eleito e reeleito reitor em circunstâncias semelhantes, em 2001 e 2005, respectivamente.

3 comentários :

Anônimo disse...

Estou a caminho do CONSUN (depois de ler este blog, o Bilhetim e o HB), sou uma conselheira desatrelada dos interesses do reitor.
Li há pouco a entrevista das Páginas Amarelas da revista Veja.
O pesquisador americano analisa os PSICOPATAS.
O comportamento de Alex bem se enquadra (alíás se enquadra plenamente) nos sintomas típicos dessa enfermidade que acomente 1% da população mundial: cinismo e manipulação.
Votarei em paz com minha consciência e em prol da manutenção dos acordos honestos já firmados - para isso fui eleita pelos meus pares.
Não conheço nenhum conselheiro, à exceção dos pertencentes à chapa da professora Regina, que pretenda manchar sua imagem em tempo real na WEB.
O presidente do Conselho deveria respeitar seus pares, garantindo a ordem e lisura em todo e qualquer processo democrático. É o que dele esperamos, no mínimo e unicamente.
(Fiz comentário semelhante nos três informativos aqui citados, parabéns pela coragem e elucidação dos fatos à sociedade mundial.)

Anônimo disse...

barata, com todo o respeito, me explica o que significa Democracia??? desde criança aprendi que é a vontade da maioria!!!Neste caso, vitória da regina, pois venceu o maneschy em duas categorias, professores e alunos...Porém, meus pais também me ensinaram que todos nós devemos sempre manter nossa palavra, sempre! Sendo assim, vitória do Maneschy, que segundo a regra "do jogo", obteve a maior pontuação...

bom...a unica coisa que eu posso dizer, que a partir deste momento a UFPA está em segundo plano, e que agora vencerá quem possuir a melhor assessoria..

ps: sou estudante da unama.

Anônimo disse...

Parabéns Barata
Sua postura integra,fria, irretocável denunciando as mazelas desse "circo" patrocinado por esse que se intitula Reitor. Jamais esquecermos o final de gestão desse indivíduo que estava com o GOLPE armado !!!