sexta-feira, 20 de março de 2009

CÂMARA – A confraria dos canalhas

A tramóia orquestrada pelo próprio presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Walter Arbage (PTB), para abortar a proposta de criação da CPI da Saúde, é emblemática do descaso para com a saúde pública por parte da administração do prefeito reeleito Duciomar Costa (PTB), o nefasto Dudu, e seus apaniguados. O episódio é ilustrativo de como certos atos de subserviência, quando não depõem contra biografias, dizem tudo sobre elas.
Amparado em um controvertido parecer, Arbage permitiu-se sobrepor, com inigualável desfaçatez, interesses menores ao dramático sucateamento da saúde pública em Belém, levado ao paroxismo na gestão do nefasto Dudu. Esse sucateamento é claramente expresso pelo caos no qual submergiu os prontos-socorros de Belém, que funcionam precariamente, em instalações deterioradas e com equipamentos obsoletos. Nos PSMs faltam de médicos a leitos, passando por medicamentos, o que explica a sucessão de mortes ocorridas, na esteira da omissão de socorro.

9 comentários :

Anônimo disse...

Esses canalhas, eleitos por outros canalhas, são inúteis para Belém.

Anônimo disse...

Pessoal vamos encher a caixa postal da CMB com apelos para a criação da CPI, inclusive massificar a rejeição aos vereadores que foram contra a CPI.

Anônimo disse...

Caro Jornalista Augusto Barata:

É no mínimo curioso, o fato de vereadores médicos e que atuam em grandes frentes de serviço à comundade haverem votado contra a instalação da CPI da Saúde na Câmara Municipal de Belém. Pode-se inferir até que eles foram o fiel da balança, devido a pequena diferença de 5 votos; não importando eventuais rótulos de "partido de situação e oposição".Talvez a melhor explicação para a atitude destes senhores seja aquele velho bordão: em time que está ganhando não se mexe. Mas que "time" haveria de ser este e por quê ganhando?

Anônimo disse...

Pontas do mesmo nó:

O sucateamento da saúde pública pode parecer simplesmente um processo de esquecimento, ou falta de recursos. Mas nem sempre é o que acontece.

A ineficácia do atendimento na saúde pública convém a muita gente. Seria necessário investigar toda uma rede de interesses que se sustenta direta ou indiretamente desta situação.

A demanda de pacientes do interior por serviços na capital é outra ponta deste nó. Tem gente ganhando muito dinheiro com a falta de investimento em saúde nos municípios e se servindo dos expedientes e dos recursos públicos instalados na capital. Não é nem exagêro supor que uma grande parte da saúde pública esteja hoje "fretada" para pessoas muito influentes.

O que se espera do Ministério Público é um tratamento duríssimo para todas estas negociatas, desde as maiores até as menores. Tudo isso representa um gravíssimo retrocesso aos paradigmas e objetivos do SUS.

Deveria ser também alvo da justiça, a abjeta coooperação de funcionários ocupantes de cargos de DAS, cooptados pelo interesse privado paralelo.

É preciso distinguir quando, de fato, falta o equipamento; de quando falta apenas "desencaixotar" o equipamento guardado, às vezes atrás da parede que testemunhou o infortúnio daquele usuário do SUS, que morreu por falta do equipamento.

Anônimo disse...

Se as pessoa estivesse ligada no que acontece no Brasil mesmo, nem precisa ser no mundo todo, não fazia tanto alarido por nada. Leia
-------------
Homem morre após esperar 120 horas por UTI em SP

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u538372.shtml
-------

E ninguém pede CPI. Isso em SP, imagine numa terra em que a morte já é grande ao nascer.

Anônimo disse...

É muita ingenuidade pensar que eles abririam essa CPI, pois a CMB é liderada por todos os lados por pessoas ligadas ao Dudu... Infelizmente, mais uma vez quem perde é o povo!!! Isso que dá votar num cara desses!!! O povo tem mesmo o que merece, infelizmente eu estou tendo o que cabeças não pensantes escolheram e agora terei que amargar 4 anos junto com esses idiotas que votaram nele... Moro em Icoaraci e pouco antes das eleições tinha placa em toda rua dizendo que iam asfaltar, tem uma certa rua que até trator passou, todos pensaram que finalmente o asfalto chegaria, mas até hoje nada aconteceu, o tal trator passou apenas um barro e hoje quando chove, a tal rua fica pior do que antes...

Anônimo disse...

Bem feito pro povo pateta, que vende seu voto por migalhas e elegem esses canalhas espertalhoes e espertalhonas.

Anônimo disse...

Me causou revolta o que ouvi um vereador - que barrou a CPI da Saúde - dizer na sexta-feira nos corredores da Câmara: "esses que morreram no PSM tem que nos agradecer, porque já tavam no lucro".

Anônimo disse...

Eu acho q deveria haver uma CPI da saúde no Brasil inteiro,pois esses absurdos q acontecem aqui em Belém, acontecem em todas as cidades do país. Então, alguma coisa muito errada está acontecendo e precisa ser investigada no país inteiro.É claro q tem algumas pessoas lucrando com o caos na saúde, mas a CPI da saúde em Belém já começaria desmoralizada ao ter o Ademir Andrade como relator, pois quem é ele para falar de corrupção? Uma CPI precisa, acima de tudo ter credibilidade, mas no Brasil não existem políticos que não tenham o passado sujo, além disso, toda CPI tem sempre uma conotação política (a oposição é sempre a favor e a situação é sempre contra).Acho q o Ministério pode e deve investigar aonde foram parar as verbas da saúde que deveriam ser investidas no PSM.