terça-feira, 13 de janeiro de 2009

SEGURANÇA – A razia da escumalha fardada

A burocracia, que é irmã siamesa da corrupção e pavimenta o caminho que conduz a esta, tem vida própria e, como bem se sabe, uma colossal capacidade de esfarinhar a credibilidade de quem ouse se interpor entre ela e seus objetivos escusos. A razia da escumalha fardada da PM explica, pelo menos em parte, o porquê do secretário estadual de Segurança Pública, um bem-sucedido delegado da Polícia Federal, parecer patinar no imobilismo, sem corresponder às expectativas suscitadas pelo seu brilhante currículo, próprio de um profissional de competência e experiência comprovadas, reconhecidamente probo, tal qual efetivamente é Geraldo Araújo.
Ainda assim, a despeito de suas credenciais, Geraldo Araújo parece não ter conseguido reunir forças suficientes para resistir ao implacável boicote da escória da oficialidade da Polícia Militar ao coronel Luiz Cláudio Ruffeil Rodrigues, o comandante geral da PM do Pará que aos 48 anos passou prematuramente para a reserva. Reconhecido como uma das (raras) reservas morais da corporação, o coronel Luiz acabou sucumbindo na esteira da escalada da criminalidade, o que o levou a abreviar uma carreira vitoriosa, que construiu com seus próprios méritos, à margem do tráfico de influência. Com ele se vai uma parcela considerável da parca cota de credibilidade que presumivelmente ainda resta, na área da segurança pública, ao governo Ana Júlia Carepa. Pelas evidências, restituir essa credibilidade é um desafio diante do qual parece estar muito aquém o substituto do coronel Luiz, o coronel Dario Luiz da Silva Teixeira, politicamente identificado com o que há de mais retrógrado na corporação.

13 comentários :

Anônimo disse...

Pode vir governo de direita ou de esquerda que a PM e polícia civil são verdadeiras ilhas de poder paralelo - a corrupção corre solta em qualquer delegaciazinha e na PM os oficiais se refestelando com regalias, sem ir pra rua... e o guardinha da esquina querendo ficar perto de uma big ben da vida para pegar uns trocados!Não está na hora de dar uma sacudida geral? Reformular essas "puliças"?

Anônimo disse...

Que boquinha hem! Ir para reserva com 48 anos. Os pobres mortais so podem se aposentar com 55 anos.

Anônimo disse...

é BLOGUEIRO DAS 20:52 MUITO BEM OBSERVADO ATÉ HOJE NÃO VI NENHUM COMENT´RIO NA IMPRENSA SOBRE A APOSENTADORIA PREMIO DO EX, E NÓS NÃO PODEMOS?

Anônimo disse...

O Luis ex comandante, e aposta do Barata, e quem o barata apoia não prospera.
Cara não quero nunca teu apoio, sai prala azarado

Anônimo disse...

18:04, sua observação é mais do que pertinente.Não haverá avanço algum enquanto isso não acabar.Os guardas da esquina, só reproduzem oque sabem acontecer na cúpula de seus comandantes.Não podemos generalizar, mas sabemos que é pratica comum.O guarda da esquina se conteta com os agrados das redes de farmacia, dos supermercados, dos comerciantes assustados com a violencia e coniventes com a corrupção, que na cabeça deles, não inclui aliciar o policial que faz sua segurança particular.Isto é, pagam duas vezes pelo serviço.
Resta-nos alguns policiais honestos.Eles existem.Deveria ser por ai o reinicio de tudo.

Anônimo disse...

13:18, os iguais se atraem.Barata é honesto.è isso,o pessoal foge de gente honesta...

Anônimo disse...

13:18, com certeza tu és um tucano que ficou f...., vai procurar a tua thurminha.

Anônimo disse...

Anonimo das 9.34
Eu sou daqueles que produz e porisso mesmo vivo de meu trabalho e sem cargo indicado por qualquer partido.
Me dei bem com os tucanos e muito melhor com os petistas incompetentes, portanto quero mais é que a governadora permaneça no cargo.
No entanto continuo com a convicção que o Barata é amaldiçoado e nos que ele aposta vem a derrota.
Foi assim com a Regina Barata, Priante e agora o comandante.
Continuo abrindo mão de qualquer apoio vindo desse cidadão

Anônimo disse...

Anôn. 18:04 vc identificou e até descreveu parte do histórico poder paralelo que exercem as polícias (civil e militar). É bom lembrar que o Dr. José Carlos Castro, brioso cametaense, advogado, professor e humanista realizou excelente estudo sobre essa questão. E, por isso foi perseguido por certos grupos organizados dessas organizações.A sociedade brasileira precisa mergulhar fundo nessa questão que é nacional. O Conselho Estadual de Segurança não funciona pq está a serviço desse PODER e não na DEFESA e SEGURNAÇA da População. A criminalidade tem longos tentáculos nos diversos poderes formais. Os tão falados Planos de Segurança engrendrados por esse (des)governo Donana apresentam resultados pífios. O Delegado Geraldo, conforme notícias de corredores palacianos (ou seja, despachianos) já pode ir arrumando as gavetas pq já circulam nomes ligados ao grupo da Donana como prováveis substitutos.

Anônimo disse...

começou a festa! o coronel chegou botando pra quebrar! vai ter bandido "resisntindo a prisao"...teremos uma sensação de que tudo vai ta mais seguro...só se outros fizessme sua parte. so matar bandido nao vai resolver.a governadora nao vai comandar uma operação dessas? a nossa kate marrone?

Anônimo disse...

13:18, ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahha!!!!!!!!!!!! resta pelo menos a consciencia tranquila do Barata, ele avisou, mas foi engraçado!!!!!!ahahahahahahahahahahahaha

Anônimo disse...

22:43, tem tanta noticia que voce nunca vai ver na imprensa...

Anônimo disse...

13:48, esse se dar bem, deve ser porque tu anda enchendo os bolsos com dinheiro público.esse é o perfil tipico de quem é o vampiro social.pra esse tipo de cgente pouco importa a ética, a decencia, a honestidade, é a lei de gerson, pura e simplesmente.Barata tem sorte e aqueles que saem do goverbno por que a DS nao quis por acha-los corretos demais, sao igualemente sortudos, livraram-se de conviver com gente como voce.voce tem razão numa coisa, Barata é um cidadão.