sexta-feira, 7 de novembro de 2008

UFPA – A versão oficial sobre o redimensionamento

Em nota oficial, publicada no site da UFPA (Universidade Federal do Pará) e também remetida a este blog, na forma de um comentário anônimo, a Progep (Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal) oferece sua versão sobre o programa de redimensionamento de pessoal. O programa gerou uma caudalosa controvérsia, com sucessivas denúncias sobre a utilização do redimensionamento como álibi para vendetas pessoais e retaliações política.
Segue abaixo, na íntegra, a versão oficial da Progep:

REDIMENSIONAMENTO DE PESSOAL


Nota de Esclarecimento

“Em relação às informações que vêm sendo veiculadas acerca do "Programa de Dimensionamento e Redimensionamento da Força de Trabalho na Universidade Federal do Pará", a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP) contesta as acusações feitas ao referido Programa e esclarece que:

“1 - Nunca, em nenhum momento, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Pará dedicou-se a qualquer programa que não fosse voltado inteiramente para a valorização de seus servidores e da comunidade acadêmica e, portanto, que não tivesse como objetivo maior a melhoria dos serviços e procedimentos de atendimento ao público e cumprimento do papel da Universidade diante da sociedade.

“2 - O Dimensionamento nada mais é que um programa de identificação da força de trabalho na Universidade Federal do Pará. Trata-se de um diagnóstico construído coletivamente a partir de matrizes quantitativas que tornaram possíveis levantar dados, como os do número de servidores técnico-administrativos e os da sua distribuição dentre as unidades da UFPA. O diagnóstico também comporta bases qualitativas sobre as competências, habilidades e expectativas de cada servidor. Assim, o Programa de Redimensionamento refere-se à segunda etapa desse processo e busca a realocação de servidores a fim de potencializar o aproveitamento de suas competências e habilidades, no que tange à vida profissional na Universidade, com o objetivo maior de adequar o quadro de pessoal às necessidades institucionais.

“3 - Ambos os Programas foram implementados, nesta Instituição, atendendo a orientações do Plano Institucional da Universidade, criado em 2001, e da Lei nº 11.091/95, criada pelo Ministério da Educação, que regulamenta o Plano de Carreira dos Cargos de Técnico- Administrativos em Educação. A legislação afirma que cada instituição de ensino federal deste país deve, obrigatoriamente, manter três programas: um programa de capacitação de servidores, um programa de avaliação de desempenho e um programa de dimensionamento de sua força de trabalho. Assim, a PROGEP apenas cumpriu as exigências das leis nacionais e do Plano de Desenvolvimento da Universidade Federal do Pará.

“4 - O Processo de Redimensionamento baseia-se no diagnóstico da Instituição produzido pelo Programa de Dimensionamento, que identificou as necessidades e realidades de cadaunidade administrativa e acadêmica da UFPA e as habilidades e competências dos técnico-administrativos que atuam na Universidade, com exceção dos servidores lotados nos Hospitais Universitários. Logo, o Programa de Redimensionamento está baseado em princípios norteadores que garantem sua integridade.

“5 - De forma alguma, as decisões a respeito dos procedimentos técnicos e metodológicos do Programa foram tomadas de forma arbitrária por esta Universidade. A PROGEP esteve nos Institutos, Núcleos, Campi e Órgãos de Administração Superior, em março de 2008, especificamente para discutir como seria aplicado o Redimensionamento. O processo foi amplamente democrático, de modo que mais de 450 servidores estiveram presentes na elaboração desses procedimentos. Para garantir a transparência do Programa, foi criada a Comissão de Redimensionamento, formada por técnico-administrativos da PROGEP, por quatro representantes dos dirigentes e por um membro da Comissão Interna de Supervisão.

“6 - Participaram do Programa de Redimensionamento 190 servidores da UFPA, alguns, devido a pedido próprio; outros, diante da identificação de ocupação em tarefas inferiores à sua capacitação; outros foram realocados a partir da entrada de novos servidores por meio do último concurso para Técnico-Administrativos. O objetivo maior da PROGEP foi o de promover a realocação de pessoal de forma estratégica, com o fim específico de atender as necessidades institucionais, por compreender que o comodismo no funcionalismo público é prejudicial à gestão e ao cumprimento das funções administrativas.

7 – Ao final do processo de Dimensionamento e de Redimensionamento, a PROGEP realizou atendimentos individualizados e promoveu um momento de encontro para discutir a valorização do serviço público com todos os servidores envolvidos no Programa, de forma que cada técnico-administrativo participou ativamente do processo de escolha do local para onde seria realocado, refutando as acusações de que o processo foi arbitrário.

“8 – Para facilitar a gestão de pessoas, a Universidade Federal do Pará também criou uma ferramenta computacional que reúne as informações sobre o quadro de pessoal na Universidade e permite que os dirigentes de cada unidade acadêmica e administrativa tenham acesso a esses dados a fim de potencializar suas atividades de gestão.

“9 – O Programa de Redimensionamento prevê o acompanhamento mensal dos servidores realocados. A primeira avaliação do Programa aponta que 80% dos servidores realocados estão satisfeitos com seu novo local de trabalho e 75,38% deles acreditam que a nova lotação contribui para o seu desenvolvimento profissional. Além disso, 76,19% dos gestores da UFPA afirmaram que o Redimensionamento ajudou a suprir as demandas de sua unidade e 80,95% deles defendem que o Programa potencializa o cumprimento da missão da Instituição.

“Com apenas três anos de existência da PROGEP, a Universidade Federal do Pará é pioneira e, hoje, referência nacional no que diz respeito à implementação plena do ‘Programa de Dimensionamento e Redimensionamento da Força de Trabalho’. Suas ações têm servido de modelo para outras instituições federais de ensino superior.

“Ressaltamos que o Programa é processual e dialógico. A PROGEP encontra-se aberta a sugestões para melhorias e disposta a reavaliar a situação daqueles que não estiverem satisfeitos. Mas, na sua ação mais ampla, o Redimensionamento reveste-se de inegável importância para a sociedade e, pelos resultados concretos, é um sucesso, com imensos reconhecimentos institucionais e perante a grande maioria de servidores envolvidos.

“Sibele Maria Bitar de Lima Caetano

“Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal”

7 comentários :

Anônimo disse...

Não consigo entender porque esse redimensionamento não ficou para ser feito pela nova administração, que quando assuma vai fazer outro redimensionamento. ISSO, ME DESCULPEM, E U N Ã O - E N T E N D O!!!!

Anônimo disse...

Anônimo de 10:26, se você não entende, então é melhor ficar calada(o).
Não se pode comentar um assunto sem prescedentes, ou segurança daquilo que fala, concorda?

Anônimo disse...

O Programa de Redimensionamento prevê o acompanhamento mensal dos servidores realocados. A primeira avaliação do Programa aponta que 80% dos servidores realocados estão satisfeitos com seu novo local de trabalho e 75,38% deles acreditam que a nova lotação contribui para o seu desenvolvimento profissional. Além disso, 76,19% dos gestores da UFPA afirmaram que o Redimensionamento ajudou a suprir as demandas de sua unidade e 80,95% deles defendem que o Programa potencializa o cumprimento da missão da Instituição.
Essa pesquisa foi publicada?, onde?.

Anônimo disse...

12:12, nao manda ninguem calar a boca nao, so piora...o esclarecimento está aí, so eu sei oquanto muitos funcionariosa da UFPA nao faziam mais seu trabalho, se houve alguma injustiça, vai ser revista, é so saber reinvindicar com argumentos convincentes.Mudar, sempre causa descontentamentos,acho que sao questoes de ajustes e uma postura mais esclarecedora por parte da reitoria

Anônimo disse...

No ítem 5 se lê:¨...por compreender que o COMODISMO do funcionalismo público é prejudicial...¨, devemos considerar também o OPORTUNISMO de certos funcionários públicos e especificamete nesta UF, que tem administrativos que não cumprem horário, professores que não querem dar aulas e sendo usados os substitidos com toda responsabilidade do efetivo e ganhando bem menos, além dos DE(dedicação exclusiva)que trabalham nas faculdades particulares e esta reitoria faz vista grossa.

Anônimo disse...

Barata:
Sabia que é a empresa de publicidade TEMPLE QUE ESTÁ FAZENDO A CAMPANHA DE REGINA FEIO DE MELLO? VC SABIA QUE FOI ESTA EMPRESA QUEM FEZ A CAPTAÇÃO DE RECURSOS JUNTO ÀS MULTINACIONAIS PARA O FIANCIAMENTO DOS FESTEJOS DOS 50 ANOS DA UFPA? VOCÊ SABIA QUE ESTA CAPTAÇÃO FEITO POR ESTA EMPRESA FOI DE MENTIRINHA? PRIMEIRO O REITOR LIGAVA PARA AS EMPRESAS E PEDIA A JUDA, ENTÃO ENTRAVA A TEMPLE E RECEBIA OS RECUROS E REPASSAVA A ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA UFPA. CLARO A TEMPLE FICAVA COM 20% DA CAPTAÇÃO. AGORA A TEMPLE FAZ A CAMPANHA DE REGINA E LICURGO. LINDO... DÍGNO DO PC FARIAS...LINDO.

Anônimo disse...

É importante observar que no NPI foram "redimensionados" 23 funcionários, e eles enfurecidos fizeram manifesto, reunião com Reitor e Pró-Reitora, solicitaram assembleía ao Sindicato, entraram na justiça alegando direitos. Enfim, se movimentaram e agora esse mesmo "dirigente", esta ao lado dos redimensionados apoiando o Maneschy.
Será que alguém pode me explicar isso? afinal não foi ele quem colocou à disposição da PROGEP esses funcionários e agora estão todos de mãos dadas?
Ou será que os redimensionados ainda acreditam que não foi o diretor que não os quer mais lá!