sábado, 2 de abril de 2011

DUDU – O serial killer da saúde pública

Um flagrante da escala do caos na saúde pública no Pará, e em particular em Belém, foi exibido pela TV Globo no Globo Repórter da noite desta sexta-feira, 1º de abril. O programa serviu para revelar a dramática rotina de abandono sob a qual se encontram os hospitais e postos de saúde no Brasil, com ênfase para o cotidiano de inépcia e indiferença de gestores da saúde pública de Belém e, pior, até de médicos. A insensibilidade que emerge nesse cenário é o corolário do cinismo que caracteriza o prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), o nefasto Dudu, tão bem representado pelo secretário municipal de Saúde, Sérgio Pimentel.
Diante da tevê e do crescente sentimento de indignação, recordei-me da fala de um personagem de um filme – salvo engano Terra em Transe, o marco do Cinema Novo -, segundo a qual a história não se faz com lágrimas. Mas, a despeito dos quase 40 anos de jornalismo, confesso que foi muito difícil represá-las, diante da cena da mãe, desamparada e impotente, assistindo a morte da pequena filha, de um ano e três meses, enquanto a médica, em desespero, mobilizava-se para improvisar a CTI em falta.
A reportagem exibida pelo Globo Repórter pode ser lida no endereço eletrônico abaixo:


Diante do que foi exibido, soa insustentável a condescendência do Ministério Público Estadual e do TJ do Pará, o Tribunal de Justiça do Estado, em relação ao nefasto Dudu, o serial killer da saúde pública.

15 comentários :

Anônimo disse...

a pequena Ruth, morta pela inoperancia de um sistema irresponsavel, tinha nome bíblico e é impressionante como sua morte relembra uma passagem do LIvro de Ruth:
"Rute disse à Noemi ao sirem de Moabi: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus.

17 Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.

18 Vendo Noêmi que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar nisso.

Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém. E sucedeu que, ao entrarem em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas".
Mas a menininha Ruth, vinda de Salvaterra, e em pleno sec XXI DC, caiu nas mãos de um perigoso Herodes.

Lucia

Anônimo disse...

É bom que se lembre: serial killer q no próximo ano completará 8 anos no (des)comando da prefeitura de Belém. Tristeza para a saúde, cultura e educação de Belém.

Anônimo disse...

Barata, vamos dar nomes a todos os bois...a reportagem da Globo também mostrou que houve recusa da paciente no hospital de clínicas, que é do governo do estado...então, jatene e dudu são serial killers.

Anônimo disse...

São todos uns assassinos.
E, enquanto nós apenas choramos diante da televisão, esta corja vive muito bem e dorme em paz.

Anônimo disse...

Atenção para os verdadeiros causadores desses exemplos de mistanásia, são os secretários municipais de saúde que não aplicam bem os recursos e fazem ambulancioterapia ao mandarem os pacientes para Belem sem garantia de ter vaga nos hospitais. O Ministério Publico deveria agir.

Anônimo disse...

É uma Corja mesmo, serial killer da saúde, educação, segurança pública, como não seria diferente, do meio ambiente também, basta observar o que continua acontecendo na SEMA. Mudou de um Secretário(Aníbal Picanço) sanguinolento-propineiro para uma Secretária(Tereza Cativo) ineficiente, que se deixa levar pelos mesmos gestores, e suas indicações para cargos estratégicos, da "Era Picanço e Cláudio Cunha" de um passado recente, descortinado pela Polícia Federal com prisões de alguns membros deste escalão.

Anônimo disse...

O nefasto prefeito de Belém é sócio de funerária. Nao vai preso porque pratica nepotismo cruzado, empregando filhos e parentes de juízes e desembargadores.

Anônimo disse...

E por falar em mortes e coisas do genero, penso indignado se há hipocrisia maior do que é arrotado todos os dias pelos "paladinos da moralidade e bons costumes" como Joaquim campos, Anaise e Ronaldo Porto, os pit bulls da RBA. Parece que senhores vivem na época da ditadura militar ou na idade média, pois o que temos de assistir de truculência e absurda ignorância é um show de horrores. Engraçado que nos intervalos desses programas sensacionalistas, temos de engolir enxurradas de anúncios das infernais festas de tecnobregas, as mesmas que reúnem o que de pior existe na sociedade como criminosos traficantes, pedófilos, estelionatários, etc, e que nada contribuem para a educação e cultura de um povo. E ainda tem os banhos de sangue, os linchamentos e as chicotadas... Esses sujeitos devem rezar todos os dias pra que continue existindo essa barbárie, pois dela que eles extraem a sustentação de suas boas vidas. Por fim, a pergunta é: qual deles será candidato nas próximas eleições municipais?

Anônimo disse...

Até quando.

Por favor TRE casse esse cidadão!

Anônimo disse...

Esses apresentadores cada vez mais agressivos, agora berram e até palavrões proferem ao vivo e em cores

Anônimo disse...

esses apresentadores, além de duvidoso profissionalismo, fazem juizo de valor.Ouvi um dia desses abismada, um destes insinuando que a população deve fazer justiça com as proprias mãos.Já vivemos numa barbárie urbana, nao precisamos de um "justiceiro" midiático para inscitar a violencia.

Lucia

Anônimo disse...

Lucia, sua analogia às duas Ruth foi comovente.

Anônimo disse...

a morte desta criança faz parte de um contexto muito mais escandaloso. A criança morreu de uma doença que é resultado da falta de saneamento público. Salvaterra nao tão é diferente de Belem; a população nao tem acesso ao mínimo necessario com o agravante de estar numa região onde impera o descaso e quando nao impera,o gestor nao consegue fazer muita coisa.
A péssima situação socioeconomica começa pelo transporte.Os barcos escassos que servem para atender a populaçao estao entregues à ferrugem. Rsultado da falta de manutenção. Os ordenamentos e os serviços prestados na área de saude e os programas sociais são precarios. A violencia entre os jovens aumenta e estes sao jogados à propria sorte, sem emprego, sem prespectivas.O abuso sexual nao é tratado com seriedade pelos gestores. Preferem acreditar que tudo é "natural".Para se ter uma ideia, nos barcos nao existe um único cartaz que alerta aos passageiros que pedofilia é crime. Algo que deve ser totalmente obrigatoria.
A menina Ruth, é so a ponta do iceberg de um manancial de um desprezo cetenario pelo Marajó.UM tesouro escondido no limbo da falta de respeito aos direitos humanos.

Anônimo disse...

Esse prefeito falso médico, corrupto e mal feitor tem que ser enquadrado por crimes contra a humanidade, por desviar recursos (3,3 milhões), fraudar licitação e privatizar serviços da saúde, deixando o povo sofrendo e morrendo com o caos da saúde.

Anônimo disse...

Com o seu histórico de corrupção e descaso com que trata o povo, o DUDU tem tudo para ser o judas mais malhado de 2011.