sexta-feira, 8 de maio de 2009

SAÚDE – Um breve resumo da inépcia de Dudu

Internauta, de óbvia sagacidade e invejável memória, mapeou uma sucessão de episódios que evidenciam o sucateamento da saúde pública em Belém e a inépcia administrativa que pontua a gestão do prefeito Duciomar Costa (PTB), o nefasto Dudu.
Sob o título “Saúde Pública Municipal: a ‘Caixa de Pandora’ do nefasto prefeito Duciomar Costa”, a contribuição, pelo seu caráter didático, merece ser transformada em postagem, para receber o merecido destaque que o tema exige.

Saúde Pública Municipal: a ‘Caixa de Pandora’ do nefasto prefeito Duciomar Costa

“* Laje do Pronto-Socorro da 14 de Março desaba e atinge paciente... que morre!

“* Vigia agoniza durante mais de 3 horas na unidade de atendimento municipal da Marambaia e morre de infarto agudo do miocárdio, sem receber nenhum atendimento ou remoção para os prontos-socorros.

“* Cozinha do Pronto-Socorro da 14 não está funcionando, familiares de internos são obrigados a comprar pratos de comida condimentada nas ambulantes da calçada.

“* Menino morre no Pronto-Socorro da 14 por falta de uma pinça especializada em investigar a laringe à procura de objetos estranhos.

“* Doentes morrem nas portas dos prontos-socorros dentro de ambulâncias, sem ao menos receberem socorro.

“* Paciente reclama de maus tratos com familiar e é esbofeteada pelo guarda municipal de plantão no Pronto-Socorro do Guamá.

“* Paciente morre no Pronto-Socorro do Guamá, por falta de alimentação parenteral (soro nas veias).

* Pacientes morreram na triagem da emergência, sem atendimento, por causa da ausência de médicos especialistas nos prontos-socorros.

“A crise na saúde pública municipal - principalmente no atendimento de urgência e emergência - já extrapolou todos os limites da tolerância, dar tempo ao tempo, sem nenhuma intervenção externa, é só esperar para ver novas maldições.

“Se na Câmara Municipal de Belém a CPI da Saúde foi barrada pelos irmãos "Garbage" e agora virou moeda de troca no acordo de impunidade mútua com a vereadora Vanessa (Vasconcelos, aquela que puxou a castanha com a mão da empregada), o mesmo não deveria estar acontecendo com a última instância do cidadão lesado: a Justiça.

“Em qualquer país sério do mundo, este nefasto administrador já teria sofrido impeachment.”

6 comentários :

Anônimo disse...

Olá, Barata!
O problema da saúde em Belém não é apenas culpa do prefeito ou do secretário (Em breve Vinagre será o culpado da vez).
Não é o prefeito ou o secretário que dizem aos médicos p/ não irem ao pronto socorro; Não é o prefeito ou o secretário que danificam os aparelhos ou "levam por engano" medicamentos e instrumentos de dentro das unidades de saúde.
A saúde, meu caro Barata, tem de ser uma iniciativa de todos e não apenas de quem tenta conduzir o barco.
Os funcionários do pronto socorro são os primeiros a sabotar a saúde, quando não dão o atendimento de qualidade que o povo merece, ou usam o fato de estarem ali como moeda de troca junto a Central de Leitos, por exemplo, você sabia qualquer enfermeira consegue internar ou não seu apaniguado, mandando a prioridade p/ o espaço?
Alguns dizem que se eles fossem melhor remunerados isso não acontecia.
Meu caro barata, as pessoas não são obrigadas a estarem ali, mas se estão, deveriam dar o melhor de si, e não dão, já que ganham pouco, mas então, não seria hora de buscar outra ocupação?
Você sabia que os trajes de serviço do Pronto Socorro têm pintados no peito a singela inscrição "roubado do pronto socorro"? Pois é, a culpa por isso é do prefeito, mas apenas por não demitir aquele povinho lá da 14 e colocar gente nova, sem vícios e que, acima de tudo, QUEIRA TRABALHAR PELA SAÚDE.
Não sei se você vai publicar isso mas... o povo lá do Tapanã já anda dizendo que "tempo bom era o da Jatene, que se preocupava mais em tentar fazer a saúde andar que com a maquiagem dos galpões da Petrobras onde a Sesma funciona".
É, meu nobre, a chefe de gabinete lá vai deixar aquilo um brinco, tudo ajardinado, com portas em blindex e corredores climatizados... e a saúde...

Edson Pantoja
edsonpantoja@gmail.com
Rg:5786720 SSP/PA

Anônimo disse...

gostaria que todos os eleitores tivessem essa memoria na hora de votar,Duciomar será lembrado como o pior prefeito de Belem.Uma Belem castigada pelo abandono em todas as frentes: saude, patrimonio publico sem preservação (mercado sao bras, por exemplo ), segurança, limpeza, essa última é de assustar.Se alguem se atrever a andar alguns metros em qualqer rua, feira, praça de Belem, em qualquer horario e dia, verá a imundicie do governo duciomar costa na sua literalidade.

Anônimo disse...

Barata,
gostaria de ver também um histórico da Saúde do Estado.
Começe pelos Hosp. Regionais que até hoje não funcionam, passe pela Sta. Casa, vá pelo H.Clínicas e termine no Ofir Loyola.Há, não esqueça de citar as Unidades de Referência que não tem medicamento para a população.
Diga também aos seus colegas de partido que não adianta entregarem o cargo agora, pois vão responder ao TC do mesmo jeito, pelas falcatruas e lambanças.

Anônimo disse...

Caro Edson Pantoja:

Seria ótimo se a verdadeira causa da inépcia dos serviços de saúde pública fossem decorrentes de servidores desmazelados. Bastaria nomear um chefe honesto e rigoroso e... pronto. Estaríamos construindo uma época similar àquela dos primórdios do regime militar, no tempo que os bivaques mereciam aplausos da população, que achava que a intervenção iria ser breve e os corruptos extintos.

O que você chama de "danos e sumiço de aparelhos" eu entendo como sendo decorrência da opção de compra de itens de má qualidade (daquele fornecedor bem plantado no processo licitatório), cuja procedência "paraguaia-chinesa" convém aos secretários e diretores que ganham mais comissões quanto mais frequentes forem as compras. Talvez você saiba identificar a pior marca de tensiômetro, a maca feita com perfis sem proteção contra oxidação, aqueles móveis de aço da espessura de uma casca de sorvete, etc.

O que você chama de "sabotagem da saúde", "moeda de troca da central de leitos", acho que você se refere a falta de uma "comissão de boas vindas" onde os servidores se vestiriam de palhaços para distrair os angustiados usuários com brincadeiras, enquanto estes iam recebendo as notícias de que não foram ampliados o número de leitos na atual administração, de que o projeto do pronto-socorro da Sacramenta foi abandonado, de que as verbas da saúde foram aplicadas em automóveis para a guarda municipal, etc.

O que você chama de "dar o melhor de si ganhando pouco", "colocar gente nova e sem vícios", "que queira trabalhar pela saúde", acho que é isso exatamente o que todo mundo anda querendo vêr... mas lá no gabinete do prefeito e do secretário de saúde.

O que você chama de "tempo bom era o do Jatene", só pode ser a gripe suína que afetou seus neurônios-de-memória.

Belém disse...

Brincadeira como ainda tem "pantojas"da vida defende este tal de "dudu", na época da campanha ele disse que havia asfaltado 1.000 ruas, na verdade ele colocou placas anunciando este benefício, depois da eleição não fez. Dizia que a unidade da marambaia ia ser inaugurada com urgência e emergência, não fez.Fez uma capa de alfalto, sem fazer as tubulações necessárias, ou seja enganou 55% da população que o elegeu, e assim vai levando mentindo para a população, hoje ele não tem nenhum compromisso, pois não será candidato nas próximas eleições, o povo que se ferre. Vão abrir a "caixa de pandora" da saúde com a CPI e vamos ver quem tem razão, se o "dudumal" ou a população. Realmente este prefeito é o pior que Belém já teve!!Paciência!

Anônimo disse...

Olá Barata,
Tomo a liberdade de responder a postagem de "anônimo(ª)", de 08/05 PP, quanto a colocações que fiz anteriormente aqui no seu blog, por cuja publicação, novamente agradeço.

Sr(ª) Anônimo(ª), em nenhum momento atribuí a "inépcia dos serviços de saúde" - até por não ser questão de "inépcia" mas de má qualidade mesmo - aos servidores em geral, mas a alguns "funcionários", como disse vc "desmazelados". Não bastaria nomear um chefe honesto e rigoroso, já que este certamente teria seu trabalho negativamente colocado em evidência pelos tais "desmazelados" e continuaríamos na mesma.

Os "danos e sumiços" (vc esqueceu dos medicamentos) existem e são fruto do descaso dos mal servidores acima citados.

Mas não se pode tapar ao sol com a peneira da "opção de compra de itens de má qualidade", cuja procedência "sino-paraguaia" (é assim que se escreve, viu?) - segundo vc - "convém aos secretários e diretores...". Talvez me falhem os neurônios - tbm segundo vc "afetados por gripe suína" que, graças a Virgem de Nazaré, até o momento, ainda não foi diagnosticada em Belém - mas... se recordo, constam dos Processos Licitatórios as expecificações dos ítens que devem ser adquiridos para quaisquer fins, obviamente sendo considerados os quesitos "qualidade/preço". Se as "compras da saúde" se encontram viciadas, faz-se necessário que um cidadão que se pretende ser "de bem", como vc, venha a público e traga as provas disso, assim prestando enorme serviço a saúde do Município de Belém.

O que chamo de "sabotagem da saúde", é a completa falta de qualidade no atendimento prestado pelos "desmazelados", que acham que, apenas por estarem ali, prestam enorme favor aos que necessitam daquele tipo de amparo.
A "comissão de boas vindas", é uma idéia fantástica, mas para receber os enfermos, estes sim, sempre vitimados pela picardia que é aquele atendimento.

Não foram ampliados o número de leitos na atual administração? Lamento, não tenho tal informação; mas sei que, se formos ao PSM, certamente encontraremos egressos do interior do Estado (e de outros Estados) que acorreram a Belém por não terem chance de receber em seus locais de origem o tratamento adequado àos seus penares, apenas por omissão do Governo do Pará e de outros Estados, que tbm não cumpriram suas metas para com a saúde. Mas deve ser uma falha neural que não lhe permite lembrar disso... e, de coração, espero que não seja por febre de influenza em geral e suina em particular.
Entenda, caro(ª) anonimo(ª) que, caso o Município tome para sí a responsabilidade com esses leitos, não haverá espaço suficiente nem nos PSMs nem na região metropolitana de Belém para abrigá-los.

Se as verbas destinadas a saúde foram usadas para outro fim que não o que se destinavam, o Ministério Público existe para, quando provocado por cidadão que "se pretende ser de bem" e etc..., cobrar ao prefeito que se explique.

Quanto a remuneração das pessoas, o que quiz dizer -e disse - foi que ninguém é obrigado a trabalhar ali, mas parece que assim o é... No entanto, se o servidor se propõe a estar lá, obviamente, antes é informado do valor de seus proventos e, por isso deve, sim, dar o melhor de si" ou arrumar outra ocupação que melhor lhe remunere.
Quanto a "gente nova e sem vícios, que queira trabalhar pela saúde", não tenho notícias de que, com a saída da Jatene, o novo Secretário tenha trocado todo o staff da Sesma; mas disso vc deve saber melhor que eu.

No mas, agradeço ao Barata, por me permitir esclarecer a maneira completamente equivocada com a qual vc, anonimo(ª), entendeu minhas colocações.

Atenciosamente,

Edson Pantoja
edsonpantoja@gmail.com
Rg:5786720 SSP/PA