segunda-feira, 18 de maio de 2009

ALEPA – Dia do combate ao abuso sexual

Uma sessão solene, que no momento desta postagem está sendo realizada na Alepa, a Assembléia Legislativa do Pará, assinala a passagem do Dia do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído por iniciativa da deputada petista Regina Barata e comemorado nesta segunda-feira, 18 de maio. A comemoração estadual coincide com o transcurso, também hoje, do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual, que este ano tem por tema Esquecer é permitir. Lembrar é combater.
Instituído em 2000, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual faz alusão a um macabro episódio, ocorrido a 18 de maio de 1973, no Espírito Santo, em que Araceli Cabrera Sanches, com oito anos de idade, foi violentada e assassinada e teve seu cadáver desfigurado com ácido, em um crime que ficou impune. Dentre os suspeitos figurava o filho de um ministro do regime militar, cujo período de radicalização, os chamados anos de chumbo, se estendeu de 13 de dezembro de 1968, com a decretação do Ato Institucional nº 5, o famigerado AI-5, até 1974, ano da posse, como presidente, do general Ernesto Geisel, que deu início à distensão política e abriu caminho para a redemocratização. O crime inspirou um livro do jornalista José Louzeiro, Araceli, Meu Amor, censurado pelo regime militar.
A sessão solene na Alepa, realizada por proposta de Regina Barata, tem por objetivo contribuir para o debate em torno de alternativas para o grave problema que representa o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, particularmente no Pará, como evidencia a CPI da Pedofilia instalada na Assembléia Legislativa. Só este ano, de janeiro até o último dia 15, o Pró-Paz registrou 441 casos de violência, inclusive sexual, contra crianças e adolescentes no Pará. O Pró-Paz é um programa destinado a dar assistência a crianças e adolescentes vítimas de violência.

3 comentários :

Anônimo disse...

A AUSENCIA DA SEDES É SINALISADORA DE UM PESSOAL QUE não CONSEGUE SEPARAR AS COISAS.POLITICA SOCIAL E POLITICA PARTIDARIA.ISSO PORQUE É O PT da ANA. A DS PARECE MESMO UM "PARTIDO" ESQUIZÓFRENICO, COM MANIA DE PERSEGUIÇÃO.NÃO CONSEGUE IR EM FRENTE.PARALIZOU IDEOLOGICAMENTE.
AGORA, VAMOS COMBINAR, A EUTALIA NAO ESTAR PRESENTE, NÃO É IDEIA DELA, ELA NÃO TEM CONDIÇOES DE CHEGAR A ESSA DECISÃO SOZINHA.É TIRO NO ´PÉ PRA CÁ, É TIRO NO PÉ PRA LÁ E ASSIM ENTERRA-SE CADA VEZ MAIS UMA SECRETARIA QUE COMPORTA-SE FAZENDO BEICINHO.A OMISSÃO NO MOMENTO EM QUE A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA HOMENAGEIA UMA MULHER COMO A IRMÃ HENRIQUETEA, FAZ LEMBRA A OMISSÃO DOS PODEROSOS DA ÉPOCA DO ASSASSINATO DA MENINA.UM SILENCIO COSNTRANGEDOR.FAZER UM SEMINARIO Á PARTE, SEM INTEGRAR-SE E PERDER A OPORTUNIDADE DE CONVIDAR PESSOALMENTE OS PARLALEMENTARES, É O FIM, É RÍDICULO. FICA UMA PERGUNTA: A SEDES É SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO PARÁ OU DO TOCANTINS?

Anônimo disse...

A SEDES FICA NO TOCANTINS, DEVE SER ISSO MESMO.

Anônimo disse...

Meu caro amigo Barata, em falar em abuso sexual, olha essa o então Seffer aquele que não se diz pedofilo fez uma reunião com o então vereador de anani , no qual buscou apoio nas eleições de 2010, era um burburinho so na saida, ele se dizia incoente em todo discurso,o povo ja foi burro sabes quantos apoiaram ele nenhum ...saiu com uma cara de cachorro leso, ve se pode