Edir Veiga Siqueira: exemplo da farsa das pesquisas manipuladas. |
Há um consenso, entre os
profissionais sérios que atuam no mercado de pesquisas de opinião, segundo o
qual os institutos atrelados a partidos políticos e candidatos conspiram contra
a credibilidade das sondagens sobre intenção de voto. A própria balela das
pesquisas supostamente feitas com recursos próprios, principalmente sob custos
incompatíveis com os preços de mercado, é reveladora da falta de credibilidade
dessas sondagens. “Repetindo a máxima célebre, não existe almoço gratuito”,
ironiza uma fonte do Blog do Barata. E
salienta, cáustico: “A primeira vítima desse embuste, desse estelionato
eleitoral, é o eleitor”
Como não poderia deixar de
ser, porque recente demais para ser esquecido, figura como exemplo eloqüente de
farsa das pesquisas de intenção de voto no Pará, Edir Veiga Siqueira, o
dentista que se pretende cientista social e ostenta uma turbulenta vida
pregressa. Na derradeira pesquisa de intenção de voto, que serviu de manchete
para a edição do Diário do Pará de
domingo, 26, ele apontava a vitória de Helder Barbalho, o candidato derrotado
do PMDB na disputa pelo governo do Estado, com uma vantagem de mais de 12
pontos percentuais. “Esse tipo de gente prejudica as empresas que tem nas pesquisas sua fonte de renda, que não aparecem no
mercado somente em anos eleitorais. Infelizmente, a Justiça Eleitoral se
revelou incapaz de inibir a divulgação de pesquisas fraudadas”, lamenta outra
fonte do Blog do Barata.
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