Na vala comum das pesquisas
de aluguel fazem companhia a IVeiga, a serviço dos Barbalho, a Doxa Comunicação
Integrada e a BMP, a Bureau de Marketing e Pesquisa, estas
de estreitos vínculos com a Griffo, a agência de Orly Bezerra, o marketeiro-mor
da tucanalha, notoriamente inculto, porém sagaz, um mestre das espertezas.
Salta aos olhos, no cotejo entre as sondagens dos três institutos, as
divergências abissalmente distintas. Uma evidência de que a preocupação
precípua era contemplar as expectativas dos candidatos a serviços dos quais se
encontravam os institutos.
Não por acaso, o IVeiga foi
adotado pelo Diário do Pará, o jornal
dos Barbalho. E das pesquisas sobre intenção de voto do Doxa e do BMP lançou
mão O Liberal, o principal jornal do
grupo de comunicação da família Maiorana, inimiga figadal do senador e
ex-governador Jader Barbalho. O jornal adotou a candidatura de Simão Jatene e fez
uma oposição implacável a Helder Barbalho, inclusive lançando mão na edição de
domingo, 26, de uma pesquisa da Doxa Comunicação Integrada, favorável ao
candidato tucano, feita logo após o primeiro turno. Na mesma edição, O Liberal tratou com discrição a
pesquisa do Ibope encomendada pela TV Liberal, afiliada da Rede Globo de
Televisão, que registrava um empate técnico entre Jatene e Helder.
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