domingo, 9 de outubro de 2011

CÍRIO – Eu Círio


CACÁ CARVALHO *

Meu caro Barata,

Hoje , por trabalho e empenhos, não estarei vendo e sendo parte do rio de igualdade que é o segundo domingo de outubro pra nós, filhos da mãe d’água. O tempo, esse implacável devorador da distância entre os inícios, provoca estranhas ações sobre todos nós. Uma delas, é uma espécie de terna melodia , que soa, calma e angustiante, quando estamos longe do umbigo das mangueiras.
Há algo mais que devoção no Círio. Há algo mais que confraternização ou mistura de sagrados e profanos. Há uma estranha junção de povo em situação de abandono e clemência, que democratiza a natureza. É desse momento, que cada um reage e expressa a seu modo, que eu sinto falta.
Me vi ontem falando com amigos no intervalo de meu ensaio sobre o Círio. E um ator me disse: “Mas, Círio não é uma velona?” Estranha pergunta. Eu então disse: “Círio é o conjunto de manifestações ... e tal”, todos sabemos. Mas, comecei a pensar na palavra Círio.
Círio. Uma Vela. O que é uma vela. Porque levar uma vela, e o quanto nós, no Círio Manifestação, esquecemos do que vem a ser uma vela. Uma vela grande do meu tamanho. Do tamanho da minha dor, alegria esperança e fé.
Eu vela. Todos nós vela. Que nos derretemos por e para. Que não queremos ser apagados. Que nos oferecemos, nos imolamos, nos sacrificamos nesse dia em reconhecimento da grandeza de nossa pequena pessoa, efêmera, passageira. A nossa tragédia está aí também. Passada a imagem útero, (a qual todos, num cordão umbilical coletivo, estamos ligados a uma só mãe) eu minha prece e pedidos nos separamos, e já voltamos a não ser, devorados por essa coisa que apelidamos de vida.
Quando do Círio, somos Círios . Nos acendemos, nos oferecemos e imolamos em clemências, reconhecimentos da grandeza do viver, em temor e respeito pelo mistério do desconhecido, em agradecimentos e pedidos.
Os meus pedidos hoje, (talvez por ação mais uma vez do tempo, esse implacável) são por justiça. Para que a neblina que nos cega, desapareça.
Proponho um exercício de imaginação: E se essa berlinda que protege a nossa joia maior, protegesse a Liberdade? Então todos nós, dois milhões, estaríamos, iguais, pacíficos, cantando e com nossos Círios nas mãos, caminhando quilômetros, pensem doze romarias pela mãe de todos, Nossa Senhora da Liberdade de Nazaré. Nossa Senhora da Justiça de Nazaré, Nossa Senhora da Saúde de Nazaré, das Culturas e dos Respeitos, da Educação de Nazaré.
Que neste Círio, nos imolemos, Círios que somos, também por essas causas. Não somente por pedidos legítimos individuais. Para que ELA, essa a quem todos os nossos cordões umbilicais de preces e agradecimentos estão unidos, me ajude a me consertar no mundo, nos ajude a criar uma sociedade de homens melhores. A mudança está em cada um de nós.
Um bom Círio a todos.

* Cacá Carvalho é ator e diretor de sucesso. Nascido Carlos Augusto Carvalho Pereira, em Belém do Pará, em 1953, ganhou expressão nacional e internacional por desenvolver uma linha de trabalho muito própria e coerente, que lhe permite transitar tanto nas manifestações artísticas experimentais, como também no teatro tradicional. Por força da carreira, ele hoje reside em São Paulo, mas sem abdicar, jamais, dos laços de amor com sua terra e suas raízes.

21 comentários :

Anônimo disse...

Seu Barata e leitores, voces não acham que a organização do Círio foi um fiasco e que o "doutor" Cesar neves que aparecer mais que a santinha ? Eu acampanhei a procissão e ninguém entendia nada, era todo mundo gritando, o sistema de som não funcionava, inúmeras instituições colocavam som em altíssimo volume, não tinha comando, um verdadeiro desrespeito com a nosaa querida Santinha.

João bernardo

Anônimo disse...

hoje é cirio! deixa as criticas para amanhã, relaxem!!

Anônimo disse...

Lindo, Cacá

Anônimo disse...

É verdade, o Dr Unimed era até espírita mas agora tá de olho nos dividendos que a santinha pode gerar para os bolsos deles..
Ele aparece mais do que a Santinha mesmo..E se utiliza da boa fé para engordar o cofrinho...

Anônimo disse...

"rio de igualdade", com um empresário tirando a bonequinha da berlinda? Cáca, você precisa vir ver o que o círio é de verdade....

Anônimo disse...

Discordo totalmente a respeito da organização do Círio 2011.Sou participante e não mera espectadora e como participante achei muito bem organizado independentemente de quem tenha organizado.Acho que não devemos misturar as coisas.

Anônimo disse...

Não sei como é possível,com tantas coisas lindas para serem observadas durante uma festa linda como a que se viu hoje,um verdadeiro espetáculo de solidariedade,fé e devoção as pessoas se preocuparem com detalhes menores,bem menores diante da grandiosidade do evento.

Anônimo disse...

Barata será que o senhor Unimed não e mais um candidato das próximas eleições quem duvida

Anônimo disse...

15:13, desrespeitosa sua "bonequinha da berlinda".
As pessoas nao sabem separar as coisas.O pior de um ser humano é criticar por criticar so por que não gosta de alguem.Critica, pode criticar , eu nem conheço o homeme em questão.Mas criticar o evento? dizer que foi tudo uma porcaria? isso é rídiculo, pois não é verdade.E nao é resultado de um único homeme, muita gente trabalhou para que as coisas acontecessem.Acho leviano e injusto. Nao injusto que este senhor que criticam, mas com quem sequer aparece ou recebe um agradecimento.Nao precisa ofender a imagem da Santa para isso!

Anônimo disse...

algumas pessoas que fazem comentario aqui são tão odiosas que nem mereceriam ler o texto do Cacá.Sao de uma burrice emocional impressionante!

Anônimo disse...

Círio - Um apelo à Nossa Senhora pela Educação do nosso Estado.
Minha Mãe Santíssima, como a senhora sabe sou servidor concursado da SEDUC há pouco mais de 20 anos. E nesse tempo de servidor, nunca se viu por lá nada igual ao que vivemos hoje. Uma total inépcia, pois estamos vivendo uma era da gestão por corruptos e despreparados. Isso tudo muito me entristece e revolta.
A Secretaria de Educação, que deveria estar totalmente voltada à missão de educar, transformar e melhorar as gerações futuras, está simplesmente estacionada em um vale de desmandos, vaidades e politicagem. Hoje o que vemos em nossa Sede e Escolas é um cenário desolador de funcionários servidores desmotivados, temerosos com as truculências daqueles que deveriam ser líderes. Nossos líderes nos desrespeitam e ao povo desse tão belo Estado anunciando gastanças, aparecendo em veículos de comunicação em festas fúteis e desprezíveis.
Grande parte da população do nosso Estado se encontra em situação de vulnerabilidade social e os indicadores da educação são um dos piores do nosso país. Assim, Mãezinha querida, nossos educadores sentem-se desvalorizados quando a eles o mínimo não pode ser conferido.
Minha Amada Mãe, rogo-te que me proporcione a inteligência necessária para compreender o porquê dessas coisas tão infames acontecerem e para que afaste de nós as escolhas equivocadas dos nossos gestores.
Peço-te também Mãezinha que abençoes a todos os Educadores desse Estado, com um olhar especial aos que escolheram a sua missão na escola pública, pois sem dúvida alguma esses necessitam da tua mão a guiá-los diariamente para que possam permanecer firmes na fé, mesmo com os baixos salários, com as péssimas condições de trabalho e com os péssimos gestores que têm.
Que teu filho Jesus, por teu intermédio, nos proporcione uma grande e verdadeira mudança, pois somente a ti confiamos tamanha graça. Que o Nosso Governador seja tocado pelo teu amor para que mude as pessoas que hoje nos dirigem e afaste da SEDUC esses espíritos devoradores e nos devolva a paz.
Que assim seja.
Amém.

Anônimo disse...

Que Nossa Senhora de Nazaré tenha piedade dessas pessoas que não conseguem enxergar com os olhos da alma.Especialmente esse anônimo que chama o maior símblolo de devoção mariana de nossa terra de "bonequinha".É essa falta de espiritualidade e de respeito pelo sentimento do irmão que faz com vivamos dias difíceis

Anônimo disse...

Quem faz o Círio acontecer é o povo católico do Brasil e do mundo,querer atribuir a esse tal César Neves os erros e acertos do evento é pensar muito pequeno.A diretoria pode planejar mas o resultado é fruto do comportamento das pessoas que acompanham a grandiosa procissão.

Anônimo disse...

Havia necessidade daquele gritaria toda por parte dos responsáveis em atrela a corda na berlinda. Parecia que tinha muito cacique e pouco indio, todo mundo querendo aparecer. Em tempos atrás acontecia isso? Fui para a missa na igreja da Sé, cheguei por volta de 04:00 da madrugada, meu amigo a missa foi uma correria, o arcebispo estava querendo terminar logo a missa. Poucos cantos de louvor a Nossa Senhora, parece que eles tem vergonha de cantar os hinos da Virgem de Nazaré, e não é de hoje que observo isso. A pressa foi tão grande que o atual coordenador do Círio não conseguia abrir aberlinda para por a imagem dentro. A pressa foi tão grande que 10:00 horas da manhã a Berlinda estava no início da avenida Nazaré, quando observaram que o Círio chegaria às 11 horas, começaram a segurar a berlinda. Desse jeito, temo pelo futuro do Círio.

Anônimo disse...

Como todo respeito, meus amados rmãos, vamos lêr e crer na Palavra Sagrada de DEUS (A BÍBLIA ):

Como espantalho num pepinal, não podem falar, necessitam de quem os leve, pois não podem andar. Não tenhais receio deles, não podem fazer o mal, nem podem fazer o bem...(Jeremias 10.5) Isaias 42.8/17 e etc.

Anônimo disse...

Ave Cacá, maraviiiiiiiiilha, linnnnnnnnnndo.

Anônimo disse...

como pode,pedir dinheiro na procissão.Fiquei triste,e o manto da santo custar 30.000? antes era doado.Onde vai e vem tanto dinheiro? pobres romeiros estão sendo usados pela máfia que se diz fervorosa.Para o bolso deles sim,devoção nenhuma.

Anônimo disse...

Belíssimo o texto do Cacá...agora, que o Círio, INFELIZMNETE, está virando plataforma de campanha...isso tá!!
Acredito que mais deplorável que o Dr Unimed se promover é o jatene achar que o círio é dele e pegar o microfone pra cantar, cometendo uma heresia sem tamanho, pois antes dele cantaram simplesmente Fafá de Belém e Padre Fábio de Melo...isso sim é uma falta de respeito...legal que ele tomou uma sonora vaia do povo que tava lá..

Anônimo disse...

Égua Cacá que maravilha, mano velho. Estudei contigo lá no saudoso Alfredo Chaves e desde lá te admiramos. Mas desta vez te superastes. Coisa mais linda.-"Uma estranha situação de abandono e clemência, que democratiza a natureza." "Círio. Uma Vela.Eu vela. Todos nós vela." Para que a neblina que nos cega, desapareça!" Grande Cacá!
Nossa Senhora da Liberdade de Nazaré. Nossa Senhora da Justiça de Nazaré, Nossa Senhora da Saúde de Nazaré, das Culturas e dos Respeitos, da Educação de Nazaré. A mudança está em cada um de nós!"
Um abraço do teu colega de Alfredo Chaves. O JUNIOR! Valeu, irmão. Aparece por aqui, mano.

Anônimo disse...

23:00, tenho saudades daquela senhora do colegio Gentil que bordava o manto com tanto amor! foram tantos anos e ja foi esquecida! a humildade de seu gesto era o verdadeiro espirito do cirio.Hoje, o poço da vaidade está cada vez mais fundo.Sinais dos tempos...

Anônimo disse...

Tomara que a vaia que o governador levou por sua cantoria no Cirio o cale no proximo ano e que no intervalo trate de trabalhar e justificar os votos que o elegeram,porque neste ano tem sido uma tristeza o seu desempenho,especialmente na SEDUC ,SESPA e SEGUP.Os servidores publicos permanecem desanimados e descrentes do que foi prometido em campanha pelo governador.