quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

JATENE – Discriminação alimenta ressentimentos

Da Seduc, a Secretaria de Educação, a Sespa, a Secretaria de Saúde Pública, passando pela Sead, a Secretaria de Administração, e outras tantas instâncias da administração estadual, medra com vigor o ressentimento dos servidores efetivos em relação ao governo de Simão Jatene (foto). A queixa recorrente é de que o atual governo prioriza o aparelhamento da máquina administrativa estadual, na forma do empreguismo desenfreado, em detrimento da preocupação com a eficiência da gestão pública.
Trata-se de uma situação que faz recrudescer mágoas indeléveis, que remontam aos 12 anos de sucessivos governos do PSDB no Pará, entre 1995 e 2006, período no qual a perda salarial média dos servidores públicos estaduais ficou em torno de 55%, segundo o Dieese, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. O pretexto para tanto, na época, foi uma suposta austeridade administrativa, que acabou por soar a um mero álibi, diante da farra de cargos comissionados, os célebres DAS. E mais particularmente da horda de temporários, eleitores cativos do PSDB no Pará, o que explica a recalcitrância das administrações tucanas do Estado, escandalosamente refratárias a idéia de realização de concursos públicos.
O tratamento draconiano dispensado aos servidores efetivos, ao longo dos 12 anos de sucessivas administrações do PSDB no Pará, acabou por ganhar realce no cotejo com o governo petista de Ana Júlia Carepa. Embora tenha protagonizado uma administração caótica,a primeira governadora eleita da história do Estado não deixou de aquinhoar o servidor público estadual, em geral, com reajustes anuais, ainda que sem repor as perdas acumuladas nos 12 anos de hegemonia da tucanalha. Ao mesmo tempo, ainda que compelido a tanto, o governo Ana Júlia Carepa promoveu uma série de concursos públicos, a despeito de postergar a nomeação dos concursados, conforme denúncias recorrentes.

28 comentários :

Anônimo disse...

Sorri periferia, Jatene voltou e os servidores estaduais, top, top, top.

Anônimo disse...

Deverias falar sobre os DAS e Assessores que nem sabiam ser assessores do desgoverno do PT que não se sabe como conseguia pagar a folha, tinha mais assessores e DAS e cômites e outras estrapolias administrativas criadas que não havia nem mesa e nem cadeiras para tanta gente se acomodar. Resultado: A situação financeira do estado é caótica Senhor Barata!

Anônimo disse...

è verdade sobre o impreguimos, a SEAD é um palco de nepotismo, direto e cruzado, família e amigos já estão todos ocupando DAS, não sei de onde o Jatene tirou essa corja, é "ALICE" NO PAIS DAS MARAVILHAS,seu marido, cunhada, e ainda retomou todo aquele povo que tornou sombria a SEAD, desumanas, do tipo RUTH PINA, CLAUDIA GUZZO, TELMA MAGALÃES, IZABEL, ODILENE, SILVESTRE, e a parentada nem se fala, o que dizer de uma tal de ALESSANDRA, subrinha da ruth que tá de enfeite, é barata as pessoas foram tiradas porque ia-se investir nos efetivos, mas que nada, investiram, nos EFETIVAMENTE PARENTES, não acredito que o Jatene vai deixar essa louca desvairadae disnumbrada permanecer lá, pra entrar no gabinete, mofa na porta e não entra, acho que ela pensa que é a Dilma. VAMOS LANÇAR UMA CAMPANHA, XÔ PIRUA.

Anônimo disse...

Barata: merece destaque, pela estranheza do ato, a nomeação publicada hoje no diário oficial do estado da srª. MARIA ADELAIDE DIAS BARROSO DA COSTA no cargo de Assessora do Governador, pois a referida senhora, no governo passado da Ana Júlia foi nada mais nada menos do que Coordenadora da Corregedoria Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, cargo do qual foi exonerada pela Portaria Nº 1.007/2011-CCG, de 21/01/2011, assinada pelo Chefe da Casa Civil Zenaldo Coutinho. A SEMA, como é do conhecimento de todos ficou marcada como o maior antro de corrupção no governo anterior, foi alvo de ações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. Porém, durante o tempo em que permaneceu à frente do cargo de Corregedora da SEMA, a Srª. MARIA ADELAIDE DIAS BARROSO DA COSTA não adotou qualquer providência para investigar as diversas denúncias de corrupção que envolviam a Secretaria, pois não passava de vaquinha de presépio dos Secretários que por lá passaram. Por isso causa muita estranheza o fato de que a mesma senhora tenha sido agora nomeada para assessorar o governador Simão Jatene, que sempre disse antes de assumir que a SEMA passaria por uma limpeza geral. Realmente, é muito esquisito o governador ser assessorado pela ex-Corregedora da SEMA, que nada fez para apurar e punir os responsáveis pela corrupção que dominava a Secretaria. Mais um ato que desaponta os eleitores de Simão Jatene e que votaram nele na esperança de mudanças, mas já estão arrependidos.
DIÁRIO OFICIAL Nº. 31839 de 24/01/2011
GABINETE DO GOVERNADOR
CASA CIVIL
Número de Publicação: 198383
PORTARIA Nº 1.007/2011-CCG DE 21 DE JANEIRO DE 2011
O CHEFE DA CASA CIVIL DA GOVERNADORIA DO ESTADO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Decreto nº. 2.163, de 6 de abril de 2006, e
CONSIDERANDO os termos do Ofício n.º 9248/2011–GAB/SEMA,
R E S O L V E:
exonerar MARIA ADELAIDE DIAS BARROSO DA COSTA do cargo em comissão de Coordenador da Corregedoria Ambiental, código GEP-DAS-011.4, com lotação na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, a contar de 1º de janeiro de 2011.
REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE
CASA CIVIL DA GOVERNADORIA DO ESTADO, 21 DE JANEIRO DE 2011.
ZENALDO COUTINHO
Chefe da Casa Civil da Governadoria do Estado

DIÁRIO OFICIAL Nº. 31847 de 03/02/2011
GABINETE DO GOVERNADOR
Número de Publicação: 201161
DECRETO
O Governador do Estado RESOLVE:
nomear, de acordo com o art. 6º, inciso II, da Lei nº. 5.810, de 24 de janeiro de 1994, MARIA ADELAIDE DIAS BARROSO DA COSTA para exercer o cargo em comissão de Assessor Especial II, com lotação na Governadoria do Estado, a contar de 24 de janeiro de 2011.
PALÁCIO DO GOVERNO, 2 DE FEVEREIRO DE 2011.
SIMÃO JATENE
Governador do Estado

Anônimo disse...

Não pode esquecer da Sepof, onde o secretário fariseu com nome de fruta tá nomeando a parentada toda enquanto arrota o falso discurso de austeridade administrativa

Anônimo disse...

Não houve perda salarial nos 4 anos de governo Ana Júlia, incluisive no primeiro ano, o governo chegou a dá um reajuste acima da inflação. Verdade seja dita!

Anônimo disse...

Na EGPA os servidores estão sendo perseguidos por uma tal de Denise, a Matinta Pereira, que fumaçando e destilando veneno acabou com o Espaço de Convivência dos servidores, uma conquista dos servidores na gestão petista, e tudo com o consentimento do novo diretor, o tal de Rui.

Anônimo disse...

ALICE, abre o olho, a Telma é o bicho, só vivia de plenária do PT, a IZABEL, A ROSA, e o idiota comandado do Silvestre tá caindo direitinho, deve ser por conveniência, que ele também emprenha a folha de pagamento, o que o diga a auditoria que ocorreu, só legislou em causa própria e dos amigos é claro, inclusive quanto a sua né SEcretária, a Claudia GUzzo é outra, a se fizesse uma auditoria nas incorporações dos bambambam da SEAD. A RUTH encheu de parentes e amigos convenientes que é pra fluir os processos de seu interesse. ABRE O OLHO SIMÃO

Anônimo disse...

Verdade seja dita. No governo do Edmilson, quando do PT e da Ana Julia, mesmo com os erros, não houve perdas para os servidores. Agora os servidores no governo do PSDB....ui!

E o pior é que os servidores votaram no Jatene. Agora aguenta!

Olho de Boto disse...

Todo candidato ao cargo de governador SABE que não é o funcionalismo público que o elege, mas a população do estado que NÃO tem conhecimento da teia (cargos, conchavos, acordos, maracutias,etc) que ocorre nos gabinetes das secretarias. A Ana Julia perdeu pro poste (Jatene) e quem leva a pior é o servidor estadual que vai sofrer mais 4 anos, sem aumento e sem valorização.

Anônimo disse...

Servidor Público Estadual sofre:

Os servidores públicos têm a má fama de preguiçosos; a sociedade costuma falar apenas daquilo que pensa serem as vantagens do emprego. Quando irritados, os usuários descarregam quase sempre e tão somente nos mais fracos.

A administração pública é invariavelmente viciosa e corruptora; seus interesses não são lógicos nem refletem as belas palavras do governador. São negligentes com a manutenção dos serviços, mas pródigos nas mamatas que vão favorecer o caixa-2 e os interesses pessoais de articuladores políticos influentes.

Que se dane o povo! Que morra nas calçadas! Jogue-se a culpa nos servidores! Nas repartições a troca de chefes expõe os servidores estaduais a interminável stress. São elementos empavonados, elocubrados, subservientes aos mandatários e arrogantes ao extremo com aqueles que realmente trabalham pelo povo.

A vida de um servidor não tem referências lógicas como numa empresa privada; lá, se ele é bom, é considerado, no estado, será preterido em favor de puxa-sacos, incompetentes, comparsas de trapalhadas e de toda sorte de golpismo.

Jatene é um economista que nunca se interessou por humanização no serviço público estadual. Coloca seus paus-mandados nos maiores cargos e deixa eles desgovernarem o serviço de profissionais técnicos relegados ao esquecimento.

Nomes como Paulo chaves e Fernando Dourado refletem muito bem a mais completa cegueira de Jatene com relação a respeito com o servidor público. Falar em humanização no governo Jatene é malhar em ferro frio.

O clima do governo estadual é de eterno tempo bom para as mamatas com dinheiro público - principalmente as dispensas de licitação - e sempre de chuvas e trovoadas para as aspirações dos servidores.

Anônimo disse...

Baratita, o que vi hoje na SEDES é o exemplo mais apropriação do título postado por ti. A Bauduino foi mandada pro paredão e expulsa da casa. Ei viúvas do poder, danem-se.

Anônimo disse...

Fiquei até emocionado com essas palavras, as suas e principalmente do anônimo das 9:45.
Como servidor me sinto humilhado por ter que ser monitorado, policiado, orientado por quem não sabe nada e nem servidor efetivo é.
Estamos perdidos serão pelo mais quatro anos de sofrimento, assédios, falta de condições de trabalho.
Tratam os servidores donos da casa como seus servos. Ei gente levantem a cabeça, vamos em busca de nossos direitos.
SEAD acordem, gritem, riam sim que papo é esse de não pode, onde tá escrito isso?
A perícia vai ficar ainda mais cheia de servidor de licença.
O que me entristece é ver efetivos maltratando efetivos.

Anônimo disse...

Fora ditadores da SEAD. Tem DAS achando que é patrão. Patrão somos todos nós que pagamos impostos, os salários deles. De onde surgiram essas pragas que ocuparam alguns setores importantes do Estado.
Tem setor que não pode conversar, não pode receber ligações, tem comer amontoado. Loucura

Anônimo disse...

Falei pra ti q os tucanos eram aves de rapina q iam acabar com os servidores, coitados!!

Anônimo disse...

REAGE SEADDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

Anônimo disse...

na SEAD um pega o papel, outro carimba, outro poe no carro, outro leva... impresionante muita gente, desorganização. fui na perícia do PAS esta semana e que lugar horrível, até agora não sei quem manda lá, se o atendente, o guarda, ninguém se entende, meu deus nem luz tinha, ainda me fizeram esperar, esperar, calor, meu deus onde vamos parar, um banheiro péssimo, servidor doente ainda tem que sofrer

Anônimo disse...

O anônimo das 22:25 está coberto de razão a Sead foi realmente tomada pelo apadrinhamento e a manutenção de gente que trabalhava a favor do desgoverno da Ana Júlia, e mais, essa gente dá risada na cara dos servidores. Olho vivo Sr. Jatene, isso vai dar merda.

Anônimo disse...

Essa Tucanalha nao valoriza os serviços e servidores públicos, principalmente quando o assunto é reajuste salarial; Já deram demonstração disso nos 12 anos que passaram no poder: arrocho salarial, privatizações, nepotismo, terceirização de mao-de-obra, sucateamnto da máquina pública, corrupção (CERPASA)... Serao quatro anos de dureza para os barnabés estaduais. podem aguardar.

Anônimo disse...

O Dr. Jatena tem fama de bom técnico, prega austeridade no Governo, quando alguém procura ele ou sua equipe o discurso é o mesmo, só vamos contratar técnicos com nível superior. Ocorre Dr. Jatene que não foi só os doutores que votaram no senhor. Existe Secretrias que os titulares não entendem PN sobre qual o verdadeiro papal da Instituição. As merdas começam acontecer. Contratção de serviços com altos valores com dispensa de licitação. Qualquer pedreiro, carpinteiro ou feirante, sabe que isso é ilegal. MP neles, Só pra quebrar o Galho. o Lula não tinha estudo, mais foi o melhor Presidente do Brasil depois de Juscelino.
Pior de tudo foi entrgar 1/3 do governo ao Barbalho ficha Suja., 1/3 para os aliados. PR, PTB, PDT e PSB, todos adversário que juntos Almir Gabril, chamavam Jatene. de só preguiço e durminhoco. Estou arrependido de ter votasdo no 45.
até 2014.

Anônimo disse...

Os politicos que jatene contratou como aliados, ex-adversário em 2010, depois da eleição, foram os mesmo que afundaram a Ana Judas. só falta chamar o GERSON PERES, aquele que falava orrores do jatena por onde passava. Ele também merece uma bouquniha, não é só o Anivaldo Vale, o Ademir Andrade, o Geovane Queirós que tem fome.
Que Deus ilumine, que Dr. Gerson ganhe logo uma Secretaria.
Assim a traição será completa.

Anônimo disse...

Agora não adianta chorar, a vaca já foi pro brecho. o voto não se recupera.

Saudade de Ana judas.

Anônimo disse...

É isso mesmo caímos no conto do vigário.

Anônimo disse...

É verdade a Ruth Pina, fez de tudo para trazer a sobrinha Alessandra de volta para a SEAD,ela está ocupando o lugar de um servidor experiente,nem ela sabe o que está fazendo naquele lugar, não sabe nada, Sai fora Alessandra dar o lugar para quem sabe trabalhar.

Anônimo disse...

Caros amigos, infelizmente não temos como mudar o nosso voto. O que podemos fazer é COBRAR. Vamos cobrar do Governador que respeite os órgãos públicos, que respeite os seus servidores e que respeite o eleitor. Na SEDUC é uma vergonha.
Barata, meu amigo, pensei que ao voltar ao Governo, Simão Jatene fosse valorizar o pessoal da casa. Mas, puro engano!Hoje a SEDUC tem a Gestão modelo da Rainha da Inglaterra. O Nilson Pinto é ausente e delegou a sua mulher Lena o total controle da Secretaria. Que vergonha para nós, servidores de carreira, sermos dirigidos por alguém totalmente incompetente para a função, que não tem a mínima condição necessária para conduzir uma Secretaria de tamanha importância. E se considerarmos que não há legalidade alguma para que esta senhora venha a exercer a função que está exercendo, poderíamos considerar que se trata de um crime.
O que se vê na SEDUC é uma série de ações desastrosas, nomeações políticas, perseguições e medo.
Como podemos educar se ao menos somos respeitados pelos nossos gestores, se técnicos são retirados de lugares estratégicos, pelo simples fato de terem sido nomeados no governo anterior, mesmo que sejam experientes e competentes. Que grande paradoxo! Que grande vergonha! Esperamos que o Governador se sensibilize e resolva a situação da SEDUC, pois ela está se tornando uma BOMBA RELÓGIO e em breve vai explodir ou naufragar, para o caso do Navega Pará. A última "inteligente" idéia da SEDUC foi retirar a Fadesp, que hoje é responsável pela maioria dos serviços tecnológicos do órgão, sem que antes seja implementada uma nova solução. Como ficarão várias melhorias tecnológicas que foram implantadas? Quem dará conta dos serviços se não há mão-de-obra especializada no quadro efetivo da Seduc? Mais uma vez vamos andar para trás? Hoje o aluno se matricula através da internet, sem enfrentar aquelas intermináveis filas, na chuva, ao sol e muitas vezes tendo que passar a madrugada toda. Isto se deve a tecnologia implentada, que melhorou a vida de centenas de escolares. Este é apenas um exemplo do que está sendo desfeito, desorganizado e desconstruído.

Anônimo disse...

tem setor da SEAD que manda até agente administrativo, verdadeira cas de mãe joana...

Anônimo disse...

É Jatene falaram tando do Secretário da SEAD (Wilson Modesto) no entanto a Alice no País das Maravilhas está fazendo a mesma coisa, colocando o marido que agora para disfarçar esta lotado na Casa Civil mais vive na SEAD vigiando, tomando conta dos servidores e ele o próprio da 12h pega a sua mochila coloca nas costas e vai embora buscar a filha no colégio, tem tarde que volta outras não e com DAS, no entanto a Alice baixou normas para que os servidores que tem TI fiquem ate as 17h e muitos almoçam dentro da SEAD, como é que pode. Agora ela não enxerga que os DAS que ela colocou, principalemte na Diretoria de Logística, um que é sobrinho dela e diz que vive em outra Coordenadoria e na realidade nã cumpre horário e sim faz faculdade pela parte da tarde, sai as 14 dizendo que vai almoçar e de lá vai para essa outra Coordenadoria que fica na Apinagés e só é papo furado, o outro geralmente não aparece dia de segunda e sexta feira mais como é amigo do Diretor da DGL e da Diretora da DAF nada acontece. E ai Alice comi fica esses DAS???
No entanto as perseguições são somente com os servidores da casa???

Anônimo disse...

Se fosse só a SEAD era ótimo. É de dar nojo e eu não sou Petista, porque os assessores que leem os comentários,acham que é dor de cotovelo e não enchergam a verdade. Há quem já ouviu dentro de um instituto destinado a classe artística, uma " senhora", DAS, não muito esbelta de corpo, arrogante e de madeixas claras, se referir as pessoas que aguardavam para falar com o "todo poderoso"; " ESSE PESSOAL JÁ ESTÁ AQUI PARA ENCHER O SACO". Saiba senhora,que vc só está com seu DAS nas mãos graças aos enchedores de saco. E diga-se de passagem, ela não é a única, tem outra DAS que não sabe se é PMDB ou PSDB.