sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

JATENE – Reflexão sobre a Fábrica Esperança

De uma internauta anônima o blog recebeu e reproduz abaixo, como postagem, uma reflexão sobre a Fábrica Esperança, uma organização originalmente criada para promover, com emprego e renda, a ressocialização dos egressos do sistema penal.

Ironia das ironias... A Fábrica Esperança ficou menos de um ano nas mãos do PSDB. Ao passar para o PT, viu-se a triste realidade. Uma instituição sem autosustenbilidade, sem recursos próprios, totalmente dependente da Susipe. Para piorar, sem articulação de acordo com as normas de responsabilidade social. A fábrica com perdão da expressão, foi feita "nas coxas". Nasceu errada, por isso está assim. Não tem identidade própria, uma prima pobre do Hangar que sempre dê o mesmo lucro. Não foi o PT que destruiu a fábrica. Não se destrói algo que nunca decolou, pois fica claro que foi só o restaurante popular fechar, que se percebeu o quanto a sua auto-sustentabilidade é fragil. Na verdade nunca existiu. O restaurante escondia esse fato. Só se deu bem a tal empresa paulista e sabe Deus quem mais. Se tivéssemos em nosso Estado uma política partidária amadurecida, co-participativa, com reais interesses públicos, neste momento todos os partidos (pelo menos os maiores) estariam sentados sensatamente buscando alternativas para este elefante branco.
Mas vejo aqui uma falta de maturidade assustadora. Uns xingam o PT, outros xingam o PSDB, como se ambos fossem donos absolutos da verdade. Enquanto isso, famílias inteiras sofrem. O 16:37, por exemplo, não entende que o PT saiu porque acabou o mandato,entra o PSDB. Isso é óbvio. Mas a expressão "mamata" é que preocupa. Comprova a falta de maturidade e um forte cheiro de má-fé. Enquanto as pessoas que detêm o poder alternadamente nesta região, tão desprezada socialmente pelo resto do país, não aprenderem a olhar em seu entorno de modo articulado, nada vai andar. Não se pode esquecer que o PT, neste momento, tem o cargo majoritário. Não seria hora de pensar algo mais profundo? Colocar na fábrica pessoas com menos comprometimento político-partidário, mas que transita com habilidade pelos partidos, pelas instituições, que pense a fábrica não como sua propriedade, mas como patrimônio da comunidade?
Eu não sou incompetente. Sai da fábrica com sensação de dever cumprido, de ter doado minha força de trabalho com honestidade e perseverança. Não tive cargo de diretoria, de assessoria ou qualquer outro privilégio. O salário? Muito aquém do que se merece ganhar, mas soube honrar minha profissao. Foram 44 horas semanais dedicadas a proporcionar cidadania aquelas pessoas. Alguns mereceram sair, pois de fato não correspondiam em desempenho. Mas para esta nova gestão, separar joio do trigo é difícil. Na fábrica ficaram pessoas que o PT não demitiu. Pode ter sido um erro, ou o PT é menos revanchista? Nunca saberei. Não faço parte de nenhum partido.
Espero que haja coerência de todos. A fábrica não é propriedade do PSDB. É de todos.
Parem com as ofensas e dêem sugestões. Se nada tiverem a dizer, não digam. É mais sábio.

19 comentários :

Anônimo disse...

Barata, quero compartilhar com o servidor do Lacen/SESPA.Realmente as coisas estão ficando piores por lá!
É um corporativismo dos novos que chegaram que dá ojeriza.Nós, antigos servidores, estamos sem vez e sem voz, só presenciando as truculências que estão sendo cometidas.
Conheço a prática tucana de governar apenas para a elite, de forma antidemocrática, escutando apenas a "panelinha" sem a participação dos verdadeiros dono da casa que somos nós.
" Éramos felizes com as trapalhadas do PT e não sabíamos"!

Anônimo disse...

Pessoal do Lacen que bom que vocês resolveram se acordar e começar a questionar a nova gestão, Obrigado Barata por a gente poder denunciar sem medo de represálias. Aqui vai a minha contribuição.
Sou funcionário de carreira do LACEN, já passei por várias gestões, mas essa está me deixando enojado. Eles trouxeram não sei de que parte do inferno um tal de Felipe para organizar o Recursos humanos. Um homem carrancudo que está controlando até quantos passos o servidor dá por dia.
Estou me sentindo numa penitenciária de segurança máxima lá da antiga URSS.

Anônimo disse...

Muito bom post, ele nos faz lembrar de um aspecto infelizmente sempre presente na política paraense e que nos faz repetir sempre as mesmas constatações com respeito a administração pública: "Todos os governos foram ruins e priorizaram quase que só unicamente os seus interesses, quer privados, quer partidários". Com isso é fácil constatar o vertiginoso enriquecimento de todos aqueles que ocuparam cargos políticos ou na alta esfera da administração pública. Esta foi sempre "aparelhada" politicamente, ou seja, nela foi imbutida uma quantidade enorme de pessoas proximas a partidos ou a autoridades que nada tinham com o funcionamento de órgãos e serviços públicos, mas que vêem o Estado sempre apenas como objeto de butim e de ganhos pessoais. Por conta disso as nossas instituições ou funcionam miserávelmente ou não funcionam de maneira alguma, o que acabou por se tornar algo "comum", "normal" e quando se ouve sobre a "implementação" de um projeto ou de uma ideia nova, já espera-se apenas as notícias posteriores, que certamente virão, pois não pode ser diferente, sobre o abandono, o mau funcionamento ou sobre suas irregularidades. Reverter esta ótica é extremamente difícil, pois o eleitor no Pará é extremamente mal informado e se relaciona com a política como com a paixão pelo futebol. O resultado disso é uma perversa equação para muitos e um paraíso para uns poucos. Mas para quem compreeende isso trata-se de um espetáculo muito, muito feio e triste.

Anônimo disse...

Barata, uma correção:no item onde está "Não tem identidade própria, uma prima pobre do Hangar que sempre dê o mesmo lucro.", o certo é prima pobre do Hangar que sempre deu lucro",ok?

Anônimo disse...

tem uma pessoa que voltou á fábrica com cargo de diretoria e se refere á cozinha como "minha cozinha" minhas coisas" "meu isso" "meu aquilo". è de assustar.Um feudo.

Anônimo disse...

07:15, é isso mesmo, feio e triste.Mas tudo isso é falta de educação para a cidadania.è preciso preparar novas gerações para gestar este estado,ou este revesamento de bastao nao acabará nos proximos 20 anos.

Anônimo disse...

so falta colocarem uma placa em frente a fábrica: "FÁBRICA DA ESPERANÇA DO PSDB"
CUIDADO! ALARME ANTI-PARTIDOS!
engraçado é que eles demitiram pessoas que estavam lá desde a inauguração da fábrica e nao era egresso! atiraram no proprio pé!

Anônimo disse...

E a cara de pau do governo é tão grande que postou fotos do prédio da Fábrica Esperança no link: Diagnóstico Pará, tal site que nasceu com vocação de ser o veiculo dos factoides criados por este novo governo.
1a pergunta: O prédio é público?
2a pergunta: Se não é, porque postaram as fotos?
3a pergunta: Se não é publico, de quem é o prédio?
4a pergunta: E como o PT recebeu este prédio em agosto de 2007?
E porque estou dizendo que é cara de pau do novo governo?
Porque como ex-colaboradora da Fábrica Esperança vi com meus próprios olhos como o PSDB entregou o prédio para o PT em agosto de 2007.
Com imensas poças de agua de esgoto brotando do chão do 1o andar da Fábrica e literalmente "fedendo a m...".
Só podia ser um sinal de que ia dá m...
Aos ex-colaboradores, faço um apelo aqui, para que a verdade impere. Por favor mandem para o e-mail do barata, se tiverem, fotos do prédio da Fábrica na época em que o PT recebeu o projeto.
Ainda bem que fotografia não tem cheiro.

Anônimo disse...

Muito bom o post. Se vivessemos num estágio mais amadurecido de democracia e da própria república não estariamos a contar tais estórias: de revanchismos, de irresponsabilidades, de covardias, de exemplos de apadrinhamentos e por aí vai.
Porém o cenário atual não é esse e isso não afeta apenas a Fábrica Esperança e sim toda sociedade.
Acredito qur podemos avançar no debate aqui para discutir por exemplo o sistema penitenciário falido no Pais onde ressocialização é apenas uma palavra dificil de ser pronunciada e sequer é colocada em prática.
Como transformar um ser humano delinquente e excluido em um trabalhador em um período mínimo numa fábrica?
Acredito que a Fábrica Esperança tem seu valor sim, mais ainda se fosse um trabalho coordenado ainda dentro das prisões.
O que não é, nem aqui no Pará e nem no resto do País.
Enquanto a sociedade não discutir seriamente esta questão, os projetos que poderiam realmente dar certo podem ser só maquiagem e alívio de culpa de poucos cristãos.

Anônimo disse...

Não sabemos o que ocorre com o Deputado Federal Arnaldo Jordy que primeiro indica Alyrio Sabbá, Alyrio manda "sanear" a fábrica e aumentar o próprio salário e depois vai aterrizar por lá com pompa e circunstãncia.

E os direitos dos demitidos ? E o terror que foi impresso por lá? Está na hora do deputado federal, defensor dos fracos e oprimidos, manisfestar-se.

Está na hora que deixar de demagogia e parar de escorar-se na Lei da Ficha Limpa...

Vamos lá Deputado Jordy, cadê sua coerência?

Anônimo disse...

09:19, voce tem razão , esse debate precisa acontecer com seriedade.Agredeço a todos que compartilham das minhas ideias, que na verdade, deve ser de muitos, como deu para perceber.Foram pessoas como eu que o sr Alirio demitiu. Mas foi bom sair, precisamos disceminar nossas experiencias exitosas.
-Autor(a) do post destacado pelo jornalista.

Anônimo disse...

Cada dia que passa fica mais evidente que o deputado Jordy é partidário das maracutaias.
Enganou o povo tanto tempo e agora mostra a verdadeira cara.

Anônimo disse...

Li ontem no site oficial do governo do Pará que vão inaugurar o propaz nos bairros começando pela terra firme.
Pergunta: Os técnicos do PROPAZ são os mesmos tecnicos que foram admitidos recentemente na Fábrica Esperança?
Se for isso, novamente estão usando a Fábrica Esperança para cabides de empregos e desvirtuando o projeto.

Anônimo disse...

Pelos comentários aqui no bnlog pode-se supor que o restaurante popular nunca foi gerenciado pela Fábrica Esperança e estão comentando que o novo governo vai reinaugura-lo.
Será que dessa vez a Fábrica Esperança vai gerenciar diretamente ou será mais um serviço terceirizado?
Afinal, se terceirizado este serviço, é legal?
E qual empresa irá gerenciar?

Anônimo disse...

a verdade e que um jogando pro outro,o fato da fabrica se encontra nessa crise que não sei se vai resistir eu faço parte da fábrica esperança e tô pagando juntos com os outros que talvez esteja pior do que eu, os passados e os presentes são responsável por esse triste momentos que estamos passando, enquanto estamos nós humilhando para receber o nós pertence ,outros estão aumentando seus próprios salários para 20.000 mil as vezes me dá vontade de vomitar de toda essa imundisse.

Anônimo disse...

Anônimo das 11:21, por favor antes de emitir comentários cheio de asneiras, os técnicos que são do Pró Paz não tem absolutamente nada a ver com funcionários da Fábrica Esperança, é assim que se alastram informações sem cabimento, existe um site oficial do governo, se seu comentário foi uma pergunta, pergunte ao Governo atráves do site oficial!

Anônimo disse...

SERÁ TERCEIRIZADO.

Anônimo disse...

So sei de uma coisa, que os demitidos da Fábrica Esperança não são bobos, só estão quietinhos, esperando o pagamento, que segundo o Sr. Hugo Cintra sera realizado dia 25/02/2011(sexta). Vamos esperar..........

Anônimo disse...

será que vai pagar? ele já se mostrou que não nem um pouco interessado em fabrica esperança e sim no salário dele,