segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

BENEDITO NUNES – A discriminação da Globo

Da internauta que se identifica como Lúcia, a propósito do tratamento editorial concedido pela Rede Globo à notícia sobre a morte de Benedito Nunes, professor, filósofo, crítico literário, ensaísta e escritor paraense, reconhecido nacional e internacionalmente como um dos mais importantes pensadores da atualidade.

Fiz uma reclamação por telefone à Rede Globo por não noticiar a morte de Benedito Nunes em rede nacional. Apenas no canal fechado fizeram uma menção. Pode parecer coincidência mas logo imediatamente à minha reclamação, no último segundo do fim do Jornal Hoje, eles noticiaram em menos de três segundos, com imagem. Foram ágeis. Mas não deram o devido espaço merecido como concederam a Moacyr Scliar. É o Pará, sempre na rabeira.

Neste caso, injustamente na rabeira, acrescentaria, diante do reconhecimento – nacional e internacional – conferido a Benedito Nunes.

10 comentários :

Anônimo disse...

Meu caro até parace novidade esse "esquecimento" para não dizer discriminação. Lembre-se se fosse para denegrir o Pará,um exemplo a imagem da mulher paraense e o amazonino com certeza o mundo inteiro já estaria sabendo, mas como se trata de um escritor nortista k k k k... não rende. Cadê o Simão Lorota com seu cumpade Mário Couto?

Anônimo disse...

Infelizmente,o Pará só é destaque nacional quando há fatos negativos(vide o Fantástico de ontem).
Ora,a Globo não deu, a mínima para a morte do nosso Benedito Nunes.Discriminação,vergonha!

Anônimo disse...

Eles fazem parte do time do Amazonino. Só nos resta retrucar: é da Globo? Então tá explicado!

Anônimo disse...

MAIS UMA INSPIRAÇÃO QUE SUBIU

Concordo que deveria ter havido um melhor tratamento ao Bené Nunes.

Aqui também esqueceram dele e o que é pior em vida ou alguém lembra o motivo dele não pertencer a Academia Paraense de Letras?

Enquanto o Tim Maia na musica Coronel Antonio Bento quando fala que convidou o Bene Nunes pra tocar se referia que o coronel queria um filosofo para dar o toque aos noivos e tornar o casamento eterno, porque no interior do Nordeste não existe mulher separada e sim viúva!

Quem conhecia o poeta palestrante e dono de jabutis teve duas lagrimas ao tomar conhecimento de sua morte uma do lado do coração iniciando a saudade física e outra do lado direito pela perda espiritual!

“ QUANDO DEUS CHAMA UM POETA É PORQUE O CÉU ESTA CARENTE DE INSPIRAÇÃO!” Frase que escrevo em um cartão e mando com uma rosa branca para um poeta que morre!

Parece que o céu andou carente de inspiração pois já escrevi esta frase duas vezes nesse mês de Fevereiro de 2011 uma para o Bené outra pro Alonso !

Resta agora aparecer um vereador para sugerir seu nome para Praça da Leitura ou criar a Praça da Filosofia colocando seu nome.

Mestre Chico Barão

Anônimo disse...

Isso é o reflexo do preço que pagamos em ter canais de comunicação totalmente vendidos e sem compromisso real com a informação.

Anônimo disse...

Lamento por não mais degustar suas palestras no CFC,onde participei de várias "Conversas Filosóficas" com o nosso Bené.
Mas o que fazer? Vai o homem à sua eterna morada,mas ficam as suas obras,o seu saber para as gerações seguintes.
Pêsames aos familiares.
Sua vida valeu a pena,Bené,estarás sempre presente nos teus escritos e na memória dos que te ouviram.
Descanse em paz!

Anônimo disse...

Globo é Globo.
Novelas eróticas e até pornôs, programas para idiotas como o do Faustão, sábios de meia tigela como o "bonzão" Jô.
E ainda dizem "aqui tem cultura"!

Na minha casa não entra há bom tempo o sinal da Globo.
A única observação que explica mas não justifica é o fato de o gaúcho Scliar ter sido membro da ABL e o nosso Benedito, não. Injustamente.

Osvaldo Alencar disse...

Quase todos os dias vê-se reportagens mostrando as mazelas da nossa Belém na Globo e, posteriormente, na afiliada daqui. Essas reportagens são produzidas aqui mesmo pela TVLiberal e enviadas despudoradamente à central de maldades da Globo para reprodução ao vivo e a cores. Ninguém está querendo que nossos problemas sejam ocultados. Só queríamos que mostrassem, também, o que tem de bom por aqui (e temos), como fazem as afiliadas de Manáus e São Luiz.
Essas maldades são criadas exclusivamente por ódio político contra o ex-governo (e também preparando uma candidatura futura para a Prefeitura de algum protegido), como se isso melhorasse nossa situação de inferioridade em relação às cidades mais próximas. Há,também, o componente do falacioso marketing político, quando se derruba o anterior para mostrar, posteriormente, o "grande trabalho" do então governo em consertar os problemas, a essa altura já tão expostos até os ossos.
Jogada velha, mas até hoje usada por políticos irresponsáveis, que colocam seus interesses acima até da honra de seus próprios cidadãos eleitores e de sua terra natal.

Anônimo disse...

O mestre Benedito Nunes nunca em vida precisou de REDE GLOBO pq agora pós mortem iria??? Nada disso, ele sempre esteve acima desses usurpadores, ele de fato é nosso orgulho maior como paraenses.VIVA BENEDITO NUNES.

Anônimo disse...

Meu caro chico barão. o Bené Nunes que o Tim Maia se refere na musica não é o nosso brilhante filosofo e escritor, e sim um pianista e arranjador musical com o mesmo nome. A grandeza intelectual do professor benedito nunes ultrapassa os limites da emissora do BBB.