quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ALEPA – Pioneiro vai falar sobre rombo

O presidente da Alepa, deputado Manoel Pioneiro (PSDB), convocou uma entrevista coletiva para o início da tarde desta quinta-feira, 18, para se pronunciar sobre a denúncia do Diário do Pará sobre um rombo de R$ 2 milhões na Assembléia Legislativa do Pará. A denúncia sobre o rombo serviu de manchete para a edição de hoje do jornal, que integra o grupo de comunicação da família do ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará e hoje aliado do governador tucano Simão Jatene.
De acordo com o Diário do Pará, uma fraude no setor de pessoal da Alepa vinha sangrando os cofres da Casa a conta-gotas, mas pode ter representando um rombo de, no mínimo, R$ 2 milhões ao longo de dois anos. O caso, acrescenta a denúncia do jornal, é mantido em sigilo, mas uma investigação interna foi instaurada para apurar o golpe que envolvia funcionários da Assembléia Legislativa e pode envolver também servidores do posto do Banpará, o Banco do Estado do Pará que funciona no Palácio Cabanagem, sede da Alepa. Nesse posto são feitos pagamentos de salários dos servidores da Alepa.
O imbróglio se deu na gestão do ex-deputado peemedebista Domingos Juvenil, quando presidente da Alepa. Fiel escudeiro do ex-governador Jader Barbalho, Juvenil teria determinado a apuração sigilosa das primeiras denúncias sobre o rombo e patrocinado, sem maiores explicações, mudanças no setor de gestão de pessoas. O objetivo, conforme a matéria do Diário do Pará, seria estancar a sangria e afastar do controle da folha, sem traumas, os servidores investigados.
A denúncia foi reproduzida, ainda que de forma parcial, pelo Diário Online, no endereço eletrônico abaixo:

11 comentários :

Anônimo disse...

"estancar a sangria e afastar do controle da folha, sem traumas, os servidores investigados", na prática, isso leva o nome de crime de omissão, condescendência criminosa e concussão.
O problema é que Juvenil empregou muita gente ligada ao MP e TJE, na onda do nepotismo cruzado, daí....

Anônimo disse...

Barata,
omissão é crime. Se ficar provado que o caso era de conhecimento do juvelhil, o cara tá enrolado. Essa funcionária já devia estar vendo o sol nascer quadrado há muito tempo. Mas esse caldo precisa ficar pronto logo, pois se cozinhar demais estraga...
Afinal de contas quem foi o herói que fez a denúncia?

Anônimo disse...

Ninguém aqui é bobinho para achar que s´a Mônica está envolvida nesse roubo da Assembleia. Eu tenho certeza de que ela não vai cair sozinha, ela vai sair atirando e munição não lhe falta. Essa senhora está como comissionada na ALEPA desde a prersidência de Zenaldo Coutinho, o que significa dizer que essa bandalheira é velha e compartilhada com gente grande. O MPT deve ficar atento para não deixar que esse foco tire a mira do PCS que efetivou uma porção de gente com o pretexto de uma FOLHA SUPLEMENTAR, onde estão parentes e aderentes de otoridades. MPT não se deixe enganar, ali naquela casa até boi avoa com dinheiro público.

Anônimo disse...

No Diário online tem a gravação da entrevista e o presidente está no maior sapateado de catita, principalmente quando a repórter perguntou sobre papel da Auditoria da Casa, se não houve omissão. Na mesa passada a Auditoria era ocupada por Cilene Couto (atual deputada do PSDB) que passou o bastão para o seu irmãozinho quando se elegeu. Isso é nepotismo ou não?

AFBEPA disse...

MATÉRIA DO DIÁRIO CITA, INDEVIDAMENTE, FUNCIONÁRIOS DO BANPARÁ.

A AFBEPA vem a público manifestar a mais ampla e imediata solidariedade aos bancários e bancárias, e ao próprio Banco do Estado do Pará, diante da citação indevida em matéria de capa no jornal "O Diário do Pará" do dia 17 de fevereiro de 2011, assim como exigir que as autoridades competentes apurem todas as denúncias envolvendo desvios de verbas públicas na Assembléia Legislativa do Estado do Pará, principalmente porque, após a matéria citada, é fundamental que todas as dúvidas e ilações fiquem rigorosamente esclarecidas.

É imperioso afirmar que os funcionários do Banpará, em todas as agências ou postos de atendimento, seguem um procedimento padrão para efetivar o pagamento de contracheques, que consiste na verificação de documento de identificação pessoal do portador. Se houve desvios de verbas, eles, provavelmente, devem ter ocorrido fora do âmbito do serviço bancário; por isso, não aceitaremos, jamais, que funcionários que estão há anos desempenhando dignamente seus serviços, sejam indevidamente enlameados por notícia sensacionalista que nem desenvolve, no corpo da matéria, os elementos que levam à denúncia, quanto ao Banpará.

A AFBEPA estará em reunião com os funcionários atingidos e, em seguida, decidirá as medidas cabíveis para proteção da honra e dignidade dos bancários e bancárias.

Anônimo disse...

Anônimo das 17:44, quem foi do MP e do TJE que o Juvenil empregou na onda do nepotismo? Tinha alguém nessa condição no setor de pessoal onde a fraude ocorreu? Tô sentindo cheiro de pizza. Será que o MP vai denunciar os parentes e o TJE vai processar os parentes? Du vi de o do.

Anônimo disse...

Esse rombo vem desde o tempo do Mário Couto.
Qual é a novidde neste notícia?
O rombo é muito maior.

Anônimo disse...

Não posso acreditar em envolvimento do agora senador Mário Couto.Afinal de contas o senador paraense, tem diariamente defendido o nosso Estado, contra corrupção.Seus discursos são diretos e não deixa sossegados os governantes, que praticam ilegalidades.

Anônimo disse...

Aguia primeirissima do jogo do bicho e a mais feroz das aves de rapinas.Rapinagem se mudando da Alepa para o Detran.

Anônimo disse...

Incrível, anônimo das 19:16, quer dizer que a atual deputada Cilene Couto filha do senador Mario Couto e ex-presidente da Alpea, era auditora e não houve providências.Também vc quer dizer que o irmão da deputada é agora auditor do órgão.Coitada da Alepa e também o Detran.

Anônimo disse...

"os jornais já pararam de noticiar o rombo da ALEPA, será que estão colocando panos quentes? Dizem que a Mônica vai atirar para todos os lados, que atire, a primeira já acertou que é a GENI, que reinou por longos anos humilhando servidores efetivos, alías, Barata, cada Presidente que assume a ALEPA, trás uma leva de asseclas para assumirem cargos de confiança - DEPARTAMENTO PESSOAL, FINANCEIRO, SECRETÁRIO LEGISLATIVO, PROCURADOR, COMISSÃO DE LICITAÇÃO, pontos estratégicos para falcatruas, até deputado que não se reelege encontra abrigo nos cofres da ALEPA, é o caso do ÍTALO MÁCOLA, que uma hora é Procurador e outra é Secretário Legislativo. Aliás, para encerrar, Barata, esta administração do Pioneiro está a maior bagunça, a última dele, mandou distribuir primeiro o Vale Alimentação dos Deputados e os funcionários efetivos ficaram a ver navios, nunca se viu isto no Palácio da Cabanagem. JESUS ME CHICOTEIA.