terça-feira, 21 de outubro de 2014

TAILÂNDIA – Balela eleitoral e suspeita de corrupção

Ney da Saúde e Simão Jatene: entre  a balela eleitoral e a falcatrua.

        Qual o valor total das obras? As obras não foram executadas, ao contrário do que declara em suas prestações de contas de 2010, 2011 e 2012 o ex-prefeito de Tailândia, Gilberto Miguel Sufredini, do PSD, o Partido Social Democrático, cassado por corrupção? Houve aporte do governo do Pará, ou as obras foram realizadas unicamente com recursos do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal? Houve desvio dos recursos destinado às obras, via PAC? Por que o atual prefeito do município, Rosinei Pinto de Souza, o Ney da Saúde, também do PSD, atribui a realização das obras ao governador tucano Simão Jatene, omitindo os recursos destinado pelo governo federal, via PAC?
        Estas são perguntas que não querem calar, diante da mais recente lambança do atual prefeito de Tailândia, Rosinei Pinto de Souza, o Ney da Saúde, cujo partido integra a coligação pela qual o governador tucano Simão Jatene postula a reeleição. De acordo com denúncias feitas ao Blog do Barata, na versão do prefeito Ney da Saúde, as obras que viabilizam o abastecimento e distribuição de água para as vilas Bom Jesus e Bom Remédio teriam sido implementadas com verbas do governo do Pará, em um evidente estelionato eleitoral para favorecer Simão Preguiça, como é popularmente conhecido o governador. Mas essas mesmas obras foram declaradas como executadas com recursos destinados pelo PAC, segundo as prestações de contas de 2010, 2011 e 2012 do ex-prefeito Gilberto Miguel Sufredini, também do PSD, partido de Ney da Saúde, e os repasses figuram no portal da CGU, a Controladoria Geral da União, acrescentam as denúncias.

        O imbróglio, que dentre outras suspeitas sugere a possibilidade de um eventual desvio de recursos públicos, supostamente coonestado pelo atual prefeito de Tailândia, foram ironicamente deflagradas pelo próprio Ney da Saúde. Em sua página no Facebook, ele jactou-se das realizações das obras que viabilizam o abastecimento e distribuição de água para as vilas Bom Jesus e Bom Remédio, atribuindo-as a um aporte de recursos do governo estadual. Há um termo aditivo, celebrado pela Prefeitura de Tailândia com a Consan Engenharia Ltda., prorrogando o contrato entre as partes de 12 de maio a 8 de agosto deste ano, publicado no Diário Oficial do Estado. Mas no Portal da Transparência da Prefeitura de Tailândia verifica-se que, nas suas prestações de contas relativas a 2010, 2011 e 2012, o ex-prefeito Gilberto Miguel Sufredini, também aliado de Simão Jatene e cassado por corrupção, lista as obras que viabilizaram o abastecimento e distribuição de água para as vilas Bom Jesus e Bom Remédio como executadas com recursos do PAC.

2 comentários :

Anônimo disse...

Só isso? E o resto da lambança?

Anônimo disse...

Nessa eleição pra governador não me manifestei para nem um lado!, mas pelo que estou vendo o barbalho filho vai acabar perdendo, mas não pro jateve e sim pro cheque moradia, que está amarelado onde era barbalhinho!