segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ELEIÇÕES – O IVeiga e a farsa das pesquisas



        Em princípio, nada contra as pesquisas eleitorais. Da mesma forma como, em tese, soam palatáveis os eventuais equívocos, desde que circunstanciais, episódicos, como conseqüência do caráter volátil que pode assumir a opção do eleitor, na esteira do emocionalismo das campanhas, principalmente quando polarizadas. O problema emerge, e ganha contornos algo burlescos, quando os erros de prognósticos são sistemáticos, configurando as sondagens sobre intenção de voto como acintosas farsas, com a finalidade precípua de manipular o eleitorado. Como tornou-se tradição no Pará, sob a leniência do TRE, o Tribunal Regional Eleitoral, que se não dispõe, pelo menos deveria dispor de profissionais com competência para promover uma varredura capaz de inibir a farsa das pesquisas de aluguel.

        Um eloqüente exemplo desse logro é o IVeiga, o Instituto Veiga Consultoria e Pesquisa, engajado na campanha de Helder Barbalho, o candidato derrotado ao governo do Pará pelo PMDB. Suas sondagens foram tomadas como parâmetro da disputa eleitoral pelo Diário do Pará, o jornal do grupo de comunicação da família do senador e ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará e do qual é filho e pretenso herdeiro político Helder Barbalho. Na última pesquisa antes do primeiro turno das eleições de 2014, a pesquisa do IVeiga dava Helder como eleito, sem a necessidade de segundo turno, o que por pouco não ocorre, é verdade. Na derradeira sondagem antes do segundo turno, o instituto prognosticou a vitória de Helder, com 56,2% dos votos válidos. Concluida a apuração, o governador Simão Jatene, do PSDB, foi reeleito com 51,2% dos votos, contra 48,08% de Helder Barbalho. A projeção de Edir Veiga Siqueira, o dentista que também se pretende cientista político e comanda o IVeiga, não só ludibriou os leitores do Diário do Pará, como presumivelmente induziu seu candidato a alguns erros no encaminhamento da campanha. Esse ilusionismo talvez explique a postura algo arrogante, nos últimos dias da campanha, de Helder Barbalho e sua claque de áulicos.

4 comentários :

Anônimo disse...

esse cara perdeu totalmente a credibilidade. um vendido!
vai operar dente q é melhor, seu canalha.


se bem q o IBOPE nao passa longe, né...
otario quem ainda da papo pra eles kk

Anônimo disse...

Perdeu? Este salafrário nunca teve credibilidade! Otário de quem acredita nele!

Anônimo disse...

Drops de kiwi

Após as eleições algumas pessoas ainda continuam contando as moedas: Jeferson Lima, Edir Veiga e até o Perito Molina.

Um coordenador de campanha, agora, pode parafrasear Getúlio Vargas: saio da política para entrar para história. Afinal, perder de virada é um fato histórico no Pará.


As associadas da Associação das Senhoras Barrigudinhas do Guamá e Terra Firme estão felizes da vida, pois após balaçarem um mês uma bandeira azul, ganhando R$50,00, vão conseguir comprar TV nova e ainda sobrou pano para fazer toalha de mesa.

Queima de fogos da festa de encerramento do Círio 2014 foi a maior já vista na história, a turma perdedora das eleições aproveitou a oportunidade para acabar com os fogos estocados para a vitória que não veio.

Helder Barbalho não pode se candidatar a nenhuma prefeitura com mais de 100 mil eleitores sob pena de prejudicar seu projeto para chegar ao governo do estado, caPTou?

Anônimo disse...

O cheque moradia com o pessoal da COHAB cumpriram seus papéis na compra de voto! Estamos esperando o MPE se pronunciar sobre isso!