sábado, 25 de outubro de 2014

ELEIÇÕES – O déjà-vu dos debates

Dilma x Aécio Neves: espontaneidade sacrificada pelo marketing.

        Em sua análise sobre os debates travados entre os candidatos a presidente, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), o jornalista Clóvis Rossi, colunista da Folha de S. Paulo, observa que neles repete-se, na medida do possível, o que é exaustivamente ensaiado, o que tira parte da espontaneidade da discussão. “Candidatos e marqueteiros aprenderam daquele embate inicial e adotam, sempre, um manual de comportamento com uma regra básica: jamais responder diretamente a uma pergunta embaraçosa”, assinala. “Uma segunda regra de ouro: repetir à exaustão promessas, propostas, críticas e comparações (naturalmente desfavoráveis ao adversário) feitas durante o horário eleitoral gratuito”, acrescenta.

        Em sua análise, Rossi remete aos históricos confrontos travados, em 1960, entre o democrata John Kennedy e o republicano Richard Nixon, que protagonizaram os primeiros debates da história pela televisão. “Foram quatro e, no primeiro deles, Kennedy estraçalhou Nixon. Acabou eleito”, recorda o jornalista. “Nos 54 anos seguintes, sempre os jornalistas e os políticos esperavam que algum Kennedy abatesse algum Nixon”, sublinha, para então concluir: “Nunca ocorreu. Quer dizer, houve o episódio do debate Lula/Collor, em 1989, em que uma edição espantosamente favorável a Collor pela TV Globo (não o debate em si) ajudou o candidato afinal vencedor.”

Um comentário :

Anônimo disse...

o arcio venceu o debate ,se vai ganhar é outra coisa ,.uma coisa é certa o pt esta de joelhos ,se ganhar , sera o ultimo governo