segunda-feira, 6 de outubro de 2014

ELEIÇÕES – Helder e Jatene vão para o 2º turno

Helder  (à esq.) quase liquida Jatene (à dir.) no primeiro turno.

        A eleição para o governo do Pará, polarizada entre Helder Barbalho (PMDB) e o governador Simão Jatene (PSDB), que postula a reeleição, só será ser definida no segundo turno. Faltando muito pouco para o encerramento da totalização dos votos, Helder Barbalho contabiliza 49,89 dos votos, contra 48,47% de Simão Jatene. O candidato peemedebista soma 1.794.664 votos, contra 1.743.790 do governador tucano, que escapou, por muito pouco, de ver a eleição decidida, a favor do seu adversário, ainda no primeiro turno. Apesar das pesquisas eleitorais de aluguel, trombeteadas pelo jornal O Liberal, reduzido a um pasquim de campanha para favorecer a candidatura de Simão Jatene.
        Simão Jatene vai para o segundo turno claramente fragilizado. Para além da curva ascendente da candidatura de Helder Barbalho, contra o governador tucano conspira uma clara fadiga de material, própria do continuado exercício do poder. Um desgaste agravado pela desastrosa administração de Simão Jatene, como ilustram os índices sociais pífios do Pará. Uma administração pontuada por recorrentes denúncias de corrupção, enriquecimento ilícito - inclusive dos filhos e da ex-mulher do governador tucano - e da escandalosa utilização da máquina administrativa na tentativa de viabilizar a reeleição.
        Como a candidatura à reeleição de Simão Jatene vem desidratando ao longo da disputa eleitoral, na contramão do que acontece com Helder Barbalho, resta saber das chances do governador tucano capitalizar uma eventual recuperação no Pará de Aécio Neves, o candidato a presidente pelo PSDB, que superou Marina Silva, do PSB, e vai disputar o segundo turno com a presidente Dilma Rousseff (PT). No Pará, no primeiro turno, Dilma Rousseff obteve 53,18% dos votos, contra 27,57% de Aécio Neves e 16,34% de Marina Silva.

        Colar sua candidatura a da presidente Dilma Rousseff, o que não ocorreu no primeiro turno com a intensidade desejável, é também o desafio de Helder Barbalho.

6 comentários :

Anônimo disse...

Pra que mesmo tem segundo turno? Quem votou, votou, quem votou branco ou nulo perdeu a chance. Uma diferença seja por 1, 10 ou 50 mil é uma diferença. Que vença quem tem mais votos. Palhaçada de segundo turno, só pra ter mais horário político, enchimento de saco e mais uma vez ter de sair de casa e encarar fila pra votar!

Anônimo disse...

Jatene não tem qualquer chance contra Helder. Está acabado politicamente e fez um péssimo governo. É vergonhoso um governador passar por isso

Anônimo disse...

jatene e helder estao na linha do trem ,qualquer um pode perder .so resta saber qual é o menos ruim .

Anônimo disse...

Não vamos ofender o PASQUIIM Barata, por favor!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

"Nessa altura do campeonato", tem mais tucanalha borrando as calças , que urubu no ver-o-peso.

Anônimo disse...

Segundo turno nesse caso é voto nulo,pois não voto nessas criaturas nem que a vaca tussa!