sexta-feira, 3 de outubro de 2014

ELEIÇÕES – Carta para Izabela Jatene

Izabela Jatene: questionamento sobre atuação no governo do pai.

        Pela sua pertinência, o Blog do Barata reproduz, na íntegra, a manifestação de internauta anônimo, em carta aberta a Izabela Jatene, a polêmica filha do governador Simão Jatene:

Carta para Izabela Jatene:

        Ainda que você tivesse sido vítima de uma baixaria política; que de fato estivesse buscando um dinheirinho apenas para as obras assistenciais do Propaz; porém é a repetição daquilo que o seu pai vem fazendo desde que era um super-secretário de Almir Gabriel: relações informais (promíscuas?)com grandes empresas, que certamente só contribuem com um "dinheirinho" em troca de um impostão que lhes é dispensado. E quem sai perdendo é...

        O funcionalismo público estadual há muito que vem sendo desprestigiado em relação a implantação de cargos e salários e a reposição justa de perdas. O dinheirinho (sem aspas) que recebemos mal dá para a sobrevivência; não pertencemos ao privilegiado círculo dos 300 empresários mais fortes do estado. Ninguém do governo propôs quitar a dívida do estado (em 22,45%) por um dinheirinho no bolso do servidor - aliás, o Pará é um dos poucos estados da federação brasileira que ainda não instituiu a troca de precatórios por valores de dívida fazendária.

        Simão Jatene é um homem focado nos mais ricos e mais fortes. Perdoou a dívida da Cerpasa- em troca de um bom dinheirinho. Esteve ao lado de Almir Gabriel na venda da Celpa por um bom "dinheirinho"; e agora também vai ganhar um bom "dinheirinho" em imposto da tarifa de energia elétrica mais cara do Brasil. Por quê não reduziu o ICMS estadual da conta exorbitante que consumidores de energia elétrica estão pagando? Porque nós que não fazemos parte dos 300 mais ricos não merecemos também um abonozinho do ICMS estadual? Eu também poderia dar um dinheirinho ao Propaz em troca da redução do imposto estadual na conta da Celpa.

        É sempre assim; facilidades e benesses para um grupo de poderosos: para os que fazem as obras (com acréscimo de milhões de reais no custo original); para os que produzem propaganda na mídia; para as 300 maiores empresas do estado; para os maiores fazendeiros; etc. E esses empresários bem aquinhoados o que estão fazendo pelo povo? Salários de fome - a paralisação dos empregados de supermercados mostrou o quanto eles são mesquinhos e até sonegadores de direitos trabalhistas - o setor voltou a ser o que era na década de 80, quando não haviam supermercados abertos 24 horas.

        O número de empregos para pessoal de nível superior e de nível médio-técnico está cada vez escasseando mais; fazendo jus ao abandono dos projetos estaduais de ensino profissionalizante, prometido desde que Almir Gabriel acabou com o 2° Grau Profissionalizante nas escolas. Os empresários preferem o "fundamental-médio-pau-de-toda-obra". O comércio, a indústria, o setor de turismo estão contratando cada vez menos aqueles profissionais com uma formação técnica. Por quê o governo de Simão Jatene não interfere em favor da manutenção destes empregos? Será que é porque ele já está muito comprometido com os 300 maiores empresários da terra?

        As obras que o seu pai fez na área da saúde pública são um ponto muito positivo, porém frustante demais é ver ele entregar o patrimônio público nas mãos de empresários e ainda lhes pagar valores altíssimos (na casa da centenas de milhões de reais), por um bom serviço que não custa nem 1/3 desta fortuna. Perguntar não ofende: para onde vai tanto excedente de lucro na conta desses felizes grandes empresários? Certamente que este "dinheirinho" não é para melhorar a remuneração de pessoal, nem para ampliar a oferta dos serviços nas unidades de referência que deveriam tratar doenças no início e prevenir os agravos.

        Parabéns para você por cuidar das vítimas de abuso sexual; mas ... e os loucos que andam aos milhares nas ruas? E os menores em situação de risco? E os jovens que enveredam pelo tráfico por falta de promoção social, de investimento em educação integral? Quando vão ter vez?

        Acho muito estranho que uma população se contente com sobras; mas enfim... isso é democracia na terra onde educação é artigo de luxo. 

9 comentários :

Anônimo disse...

ESSA MULHER É A CARA DO PREDADOR !

Anônimo disse...

ESSA MULHER É A CARA DO PREDADOR !

Anônimo disse...

Governo de farsantes, despudorados, dissimulados e quadrilheiros.

Anônimo disse...

Nada acontece o Procurador Geral da Justiça Marcos das Neves também comerciante é grande aliado dessa gente engavetou a denúncia do Deputado Edmilson Rodrigues contra a filha de Jatene e não mandou investigar abastecimento dos carros do governo no posto do filho de Jatene.

Tudo dominado. Só o povo pode acabar com a festa do Jatene e filhos

Tem que mandar essa mulher voltar a lecionar na UFPA vamos ver se ela vai conseguir com o salário pagar o condomínio do apartamento dela, um por andar, na avenida Doca de Souza Franco.

Anônimo disse...

Servidor Público concursado e familiares não vota em Jatene e deve renovar a ALEPA

Anônimo disse...

E os Barbalhos que levam logo um dinheirão?!

Anônimo disse...

o governo do estado, se transformou em um grande balcão de negócios, sob o comando da familia Jatene.

Anônimo disse...



Até que enfim alguém tocou no assunto "ICMS sobre a conta de energia elétrica"

Alguém já se deu ao trabalho de olhar o tamanho do ICMS sobre a sua conta de energia elétrica ???

Anônimo disse...

Há muito tempo nesse Estado eu só ouvia falar o nome de um político corrupto, Agora não dá nem para contar nos dedos, e o que tudo indica o atual gestor é o pior de todos.