domingo, 19 de outubro de 2014

BLOG – A medicina como sacerdócio

        Há 31 anos atrás, após um primeiro ano de vida saudável, minha filha apresentou sucessivos resfriados e gripes, sem causa aparente e sem um diagnóstico preciso por parte dos médicos consultados. Por sugestão da minha mãe, recorri, então, à doutora Amélia Ribeiro, uma pediatra de mão cheia, que após ouvir o relato da minha mulher e auscultar a minha filha, diagnosticou um quadro de fundo alérgico, confirmado pelos exames feitos a posteriori. Minha filha cresceu saudável, como saudável cresceu também meu filho, sob a proteção do anjo da guarda que foi, para eles, a doutora Amélia, prematuramente falecida e que deixou saudades não só pela competência, mas pela postura, já então rara, de médico que exerce o seu ofício como um sacerdócio.
        Por uma dessas gratas coincidências da vida, às voltas com as complicações decorrentes de uma colite crônica, a qual se somou uma gastrite, eis que me vi diante do doutor Fernando Ribeiro Júnior, da Brasmed e que vem a ser filho da saudosa doutora Amélia. Ele reproduz, da mãe, a competência e a postura ética, traduzida na atenção e respeito ao paciente, tratado como tal e não como uma mera cifra.

        Pela atenção a mim dispensada, devo um agradecimento público ao doutor Fernando, assim como ao doutor Aurélio Albuquerque, da Densimagem, jovens médicos que passam ao largo da impessoalidade que marca a mercantilização da medicina. Um agradecimento que estendo, por sua gentileza, à equipe de atendentes da Brasmed e, em particular, às enfermeiras Alexandra e Gisele, pelo carinho com que fui tratado por ambas.

2 comentários :

Anônimo disse...

Parabéns a esses profissionais de competência ímpar que cuidam do nosso querido Jornalista Barata!!!

Deus abençoe a todos!!!!

Anônimo disse...

Se foi 'há 31 anos' não teria como ser no futuro, né!