quarta-feira, 29 de outubro de 2014

ANÁLISE – Para Canto, Jader e PMDB seguem fortes

Américo Canto: análise no day after da sucessão estadual no Pará.

        “O PMDB elegeu, em 2012, 27 prefeitos nos 144 municípios do Estado do Pará, fora os municípios onde houve aliança com outros partidos. Nesta eleição de 2014 o PMDB fez três deputados federais e oito deputados estaduais. Esse fato demonstra que o partido é o segundo em número de parlamentares eleitos, além de Jader Barbalho, que detêm mandato de senador da República, em uma aliança com o governo Federal. Esse quadro é um sinalizador de que o partido vai bem e corrobora para a manutenção de Jader no controle do mesmo. Para ser mais claro, não visualizo Jader Barbalho afastado do controle do PMBD, a não ser por algum motivo que extrapole questões políticas.”

        Esta é a leitura que o sociólogo Américo Canto faz do resultado das eleições de 2014 no Pará, que culminaram com a reeleição do governador Simão Jatene, do PSDB, na disputa com o peemedebista Helder Barbalho, filho e herdeiro político do senador e ex-governador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB paraense, que é também a mais longevas liderança política da história do Estado. Canto é o diretor-geral do Acertar, instituto de pesquisas de Belém, notabilizado pela expressiva margem de acertos de suas sondagens sobre intenção de voto.

Um comentário :

Anônimo disse...

A política e endiabrada mesmo: Como e que o Simão conseguiu tascar numa lambada só em: Lula, Jader, Dilma, Lira Maia, Helder, Geovanne Queiroz e um monte de radialistas, jornalistas do grupo RBA, que bateram Nele durante dois longos anos ? Simão Jatene é o Cara !!