quarta-feira, 1 de outubro de 2014

ACERTAR – Empate técnico entre Jatene e Helder


Helder Barbalho e Simão Jatene: empate técnico em disputa sem favorito.


         Na reta final da eleição para o governo do Pará, as pesquisas de intenção de voto, estimulada e espontânea, registram um empate técnico entre o governador Simão Jatene, do PSDB, que postula a reeleição, e Helder Barbalho, do PMDB, o que torna a possibilidade de segundo turno uma incógnita. Isto é o que revela sondagem do Instituto Acertar realizada de 26 a 29 de setembro, que ouviu 1.206 eleitores em todo o Estado, com uma margem de erro de três pontos percentuais, para mais, ou para menos, e um intervalo de confiança de 95%. Com sede em Belém, o Instituto Acertar se notabilizou pela expressiva margem de acerto de suas pesquisas.
        Pela sondagem do Acertar, disponibilizada no site do instituto (http://www.acertarcoop.com.br/index.asp), na pesquisa estimulada, na qual é apresentada a relação nominal dos candidatos, Simão Jatene tem 40,9% das intenções de voto, contra 39,7% de Helder Barbalho, o que configura um empate técnico, com uma vantagem numérica de 1,2% do candidato tucano, dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais, para mais, ou para menos. Marco Carrera (PSol) tem 1,7% das intenções de voto; Zé Carlos (PV), 1,3%: Marco Antônio (PCB), 0,8%; e Elton Braga (PRTB), 0,7%. Os votos brancos e nulos somam 4,8% e 10,1% revelam-se indecisos.
        Na pesquisa espontânea – que revela um expressivo coeficiente de indecisos, na ordem de 28,1% -, Simão Jatene tem 34,2% das intenções de voto, contra 31,1% de Helder Barbalho, com os demais candidatos somando, juntos, 2,8% das intenções de voto. Os votos brancos e nulos somam 3,7%.
        A sondagem do Instituto Acertar não mensurou o percentual de rejeição dos candidatos

Um comentário :

Anônimo disse...

SABE NADA,INOCENTE!