quinta-feira, 21 de agosto de 2014

TAILÂNDIA – A desfaçatez institucionalizada

Dorvalina (à esq.) com Altimá Alves e Nilson Pinto (quarto e quinto, em
 sentido horário, respectivamente):   pilhagem orquestrada ao erário.

        A desfaçatez institucionalizada, própria daquelas que apostam na impunidade. A concluir da denúncia feita ao Blog do Barata, acompanhada de provas documentais, assim pode ser definido o escândalo protagonizada em Tailância, município que é um dos currais eleitorais do deputado federal Nilson Pinto, o Nilsinho, um dos expoentes no Pará da tucanalha, a banda podre do PSDB e que postula a reeleição à Câmara Federal. No epicentro do imbróglio figura Dorvalina Bastos da Silva, servidora efetiva da Seduc, a Secretaria de Estado de Educação, lotada em Belém, e da Semec, a Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Belém. Nada disso teria impedido que ela, residindo desde janeiro de 2009 em Tailândia, a 270 quilômetros de Belém, fosse a partir daí, até maio de 2013, diretora de Ensino da Semed, a Secretaria de Educação do município. Somente em junho de 2.013 Dorvalina teria sido formalmente cedida - com ônus - pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, também do PSDB, para a Prefeitura de Tailândia, na qual passou a exercer o cargo de ouvidora. Mas não pela Seduc, assinala a denúncia.
        Segundo ainda a denúncia, nesse espaço de tempo, entre janeiro de 2009 e maio de 2013, Dorvalina teria embolsado pagamentos indevidos da Seduc, da Semec e da Prefeitura de Tailância, alapardando-se nos recursos originários do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. “De janeiro de 2009 a maio de 2013, não há registro de cedência da servidora, seja por parte da Seduc, seja por parte da Semec”, afirma a denúncia. “Também não há até aqui registro, no DOE, o Diário Oficial do Estado, de janeiro de 2009 até a presente data, de cedência da servidora pela Seduc”, acrescenta o relato feito ao Blog do Barata. O relato atribui a “flagrante imoralidade” a um “arranjo espúrio” que envolveria o prefeito Zenaldo Coutinho e o deputado federal Nilson Pinto, do qual Dorvalina Bastos da Silva seria cabo eleitoral. O arranjo passaria por Altimá Alves, candidato a deputado estadual pelo PSDB e fiel escudeiro de Nilson Pinto, com o qual faz dodradinha eleitoral em Tailândia e do qual foi assessor político na passagem do parlamentar pela Seduc, como secretário estadual de Educação e, posteriormente, secretário especial de Promoção Social. Também conhecido como Gazela Saltitante, Altimá Alves se notabilizou, na Seduc, como integrante da trupe de áulicos de Lena Conceição Ribeiro Oliveira Pinto, mulher de Nilson Pinto, uma notória alpinista social, deslumbrada com as pompas e circunstâncias do poder e eminência parda do marido, desde quando era, apenas, a teúda e manteúda do deputado tucano. Até pela influência que exerce sobre o marido, Lena é também citada como suspeita de estar envolvida no imbróglio.


3 comentários :

Anônimo disse...

Mais uma FANTASMINHA da Lena Ribeiro.

Anônimo disse...

Não dá pra separar as suspeitas sobre Nilson Pinto das maracutaias da Lena Ribeiro. Eles formam uma dupla do mal há muito tempo. A certeza da impunidade lhes inventiva a continuar desviando os recursos do Estado do Pará, por diversas vias, inclusive pela própria Seduc ainda. Isso não acaba nunca... é uma teia, uma rede de pessoas influentes, ligadas ao poder... umas conectadas às outras... ninguém denuncia... pois é muita gente se beneficiando direta e indiretamente.
Tudo com o dinheiro público... assim é muito fácil viajar pro exterior, dar presentes e festas, muitas festas... com o dinheiro do povo, é bem fácil!!!

Anônimo disse...

Barata, a distância Belém - Tailândia em linha reta é 173 km, mas de condução são 349 km, com viagem, em média, de 5 h.