domingo, 31 de agosto de 2014

ELEIÇÕES – Perdura também a desconfiança

        Pelo descrédito do Ibope no Pará, na esteira da terceirização de suas pesquisas, historicamente um terreno fértil para as tentativas de manipulação do eleitorado, a nova sondagem de intenção de voto na sucessão estadual é recebida com previsível desconfiança. Até por alguns dos números flagrantemente duvidosos que exibe. Entre a primeira sondagem, divulgada a 17 de agosto, e esta nova sondagem, Helder Barbalho, que anteriormente ostentava 38% das intenções de voto, contra 37% de Simão Jatene, não logrou um crescimento acima da margem de erro, ao contrário do candidato tucano, a despeito deste liderar o ranking de rejeição, com um índice de 30%, contra 23% do peemedebista. Apesar da força da máquina administrativa, ainda assim os números do Ibope soam algo inusitados e contraditam o mundo real, no qual o governador tucano frequentemente amarga vaias de populares, em suas peregrinações eleitoreiras, quando feitas sem o reforços das claques remuneradas.

        Independentemente dos eventuais indícios de manipulação, as circunstâncias também conspiram contra a credibilidade da pesquisa do Ibope. Ela foi encomendada pela TV Liberal, que integra o grupo de comunicação da família Maiorana, inimiga figadal do senador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Estado, do qual é filho e herdeiro político Helder Barbalho, o candidato peemedebista ao governo. Os Maiorana e os Barbalho, diga-se, travam não só uma disputa política, mas também comercial, esta protagonizada pelos respectivos grupos de comunicação das duas famílias. A disputa foi exacerbada depois que o Diário do Pará, o jornal dos Barbalho, superou em vendagem seu concorrente direto, O Liberal, o principal diário dos Maiorana, que ainda mantém o Amazônia Jornal, um tablóide popular. A hostilidade dos Maiorana, em relação aos Barbalho, ainda tem como combustível a parceria histórica da família com a tucanalha, a banda podre do PSDB, estimulada pelo tratamento privilegiado concedido aos herdeiros de Romulo Maiorana, frequentemente lesivo ao erário, na partilha da publicidade oficial, por parte do PSDB. Além de contratos graciosos celebrados pelos sucessivos governos do PSDB, nos últimos 20 anos, com empresas dos Maiorana, como a TV Liberal e a ORM Air Táxi Aéreo, por exemplo.

4 comentários :

Anônimo disse...

Barata nem compro mais o Jornal Liberal é so ataques contra os Barbalhos. É rídicula essa imparcialidade.

$erá que as perdas serão muitas para eles.

Estamos de olho e atentos a esse desespero!

Anônimo disse...

E seus comentarios também super tendenciosos, sem dúvidas deve estar atras de um DAS

Anônimo disse...

É grande o desespero dos tucanos. Seu candidato AécioNever destroçado e o Jateve manipulando as pesquisas acintosamente.

Anônimo disse...

16 ANOS. Tá acabando o reinado da tucanalha. FORA JATEVE.