quinta-feira, 16 de julho de 2009

VIOLÊNCIA – PMs executam doente mental

Em um eloqüente exemplo da inépcia e da truculência da Polícia Militar do Pará, tema de reportagens exibidas no Jornal Nacional e no Jornal da Globo, três PMs são acusados de executar um doente mental, ao confundir um walkman portado pela vítima com uma arma, segundo o relato de testemunhas do episódio. Estas também denunciam que os três PMs - O tenente Jairson Rosa Vaz, o cabo Carlos Renato Silva de Oliveira e o soldado Genilson da Silva Costa – alteraram a cena do crime.
A vítima, Emerson Willices Cruz Freitas, de 37 anos, sofria de esquizofrenia e não tinha antecedentes criminais. Os três PMs prestaram depoimento à polícia e disseram que atiraram porque a vítima teria sacado uma arma de fogo. Os policiais apresentaram um revólver supostamente portado pela vítima, mas quem presenciou a abordagem nega essa versão. "Duas testemunhas ouvidas afirmaram que a vítima não estava armada e que os policiais teriam confundido a atitude que ela tomou em meter a mão na cintura, que ela estava de posse apenas de um walkman, não de uma arma", disse o delegado da polícia civil, Fernando Silva.

14 comentários :

Anônimo disse...

policia despreparada e seres humanos sem alma...matar um inocente assim...a justiça Deus cairá sobre eles, essa nao falhará.

Anônimo disse...

Mais uma vez a velha lógica (perversa) policial: atira primeiro, depois pergunta quem era.

Anônimo disse...

De "abordagens" por aqueles ladrões assaltantes e pela polícia, hoje qualquer um de nós tem o que contar. A polícia sabe dos crimes cometidos por policiais, os "revolver", "pacotinhos" e "trouxinhas" comprados e com certeza namaioria das vezes "subtraidos" de outros criminosos usados para incriminar e encobertar a polícia, atarvés da produção de fatos pela própria polícia. Nem criança acredita nisto. É de se peguntar e exigir respostas da polícia como: Os policiais e carros quando saem a serviço não são vistoriados? Se portam armas que não autorizadas não estariam estes policia cometendo crimes? O que mais indigna é que chefes, e outras otoridades de tudo sabem. Que diabos meu Deus vivemos num estado construido de mentiras e atos descarados por aqueles que nunca, nunca deveriam cometer tais desatinos. Assim como fazem os piores ladrões e assassinos, este pessoal está brincando com a gente. Tudo devido a impunidade. Quero também registrar a minha indignação pela cara do delegado dando entrevista. Qualquer um percebia como de igual laia do policiais que chefia e que cometeram o crime em questão. Te juro, tenho um pavor de polícia. Morro de medo quando passam por mim, pois sempre acho que posso ser uma de suas vítimas.

Anônimo disse...

Hoje vou "melhorar" um comentário que eu já fiz aqui e que vc não baixou: Acho que "parte" desses policiais, são bandidos enrustidos, que para usar arma legalmente, se travestem com fardas.

Anônimo disse...

Barata,
O governo tem que mandar esses políciais "de volta para casa" nome do programa destinado aos portadores de sofrimento psiquico. Ou melhor, eles tem q fazer o dever de casa, que é proteger a população e não agredir quem lhes paga os salários.

"De volta para Casa"!! Só se não encontrar essa polícia aí...

Anônimo disse...

Em uma terra de direitos... DESREIPETADOS, só podia acontecer isso!!! A madrasta do Pará tem que ser expurgada... Acabei de assistir a entrevista do sr. Justiniano, em uma emissora de televisão. Esse homem só sabe falar das mil novas vagas que serão abertas no sistema carcerário paraense... que vergonha!!! e quando confrontado pelo apresentador, acerca de políticas sociais, ele diz que existem, mas não fala quais são (pelo menos as que estão relacionadas à área de sua superintendência)... e em seguida, volta a fazer propaganda do governo, falando os velhos jargões politiqueiros... de que o problema existe há muito tempo; que é herança... mas ele esquece que tb já esteve em outros governos... e volta a falar da praga chamada mil vagas... e, como um homem que se diz especialista em segurança pública, ele usa até apelido para o novo presídio que será construído sei lá onde... ele está chamando de "cadeião"... por ai já se imagina que tratamento se dará para esses presos que lá serão amontoados... CHEGA!!!

Anônimo disse...

O que de pior existe com a fachada de polícia no Brasil, grande parte está no Pará.
Os governos sucessivos.... sejam tucanos, peemedebistas ou petistas, a continuidade dessa situação tá na cara de todos, menos desse governo que está de plantão que não quer ver sua inoperância em tudo.

Anônimo disse...

Das 11:14, eu não acho, tenho certeza. Pensando no comportamento da polícia, pergunto o cara vai ser policial para ser .. ou já é... e vai ser policial. Em qualquer dos casos acima, das 12:18, embora entenda seu comentário, é bom que não nos arrisquemos a comparar estes crimminosos com os indivíduos alvos do "de volta para casa". Tem é que coloca-los na cadeia, com a obrigação de assistirem vídeos com depoimentos de familiares vitimados por eles. Assim quem sabe aprenderiam sobre sofrimento psiquico e familia destruturada.

Anônimo disse...

Das 11:14, eu não acho, tenho certeza. Pensando no comportamento da polícia, pergunto o cara vai ser policial para ser .. ou já é... e vai ser policial. Em qualquer dos casos acima, das 12:18, embora entenda seu comentário, é bom que não nos arrisquemos a comparar estes crimminosos com os indivíduos alvos do "de volta para casa". Tem é que coloca-los na cadeia, com a obrigação de assistirem vídeos com depoimentos de familiares vitimados por eles. Assim quem sabe aprenderiam sobre sofrimento psiquico e familia destruturada.

Anônimo disse...

A polícia violenta é o produto de um judiciário corrupto e de uma incurável irresponsabilidade do executivo:

Quantas vezes um policial precisa enfrentar e até levar tiros de um mesmo bandido até que ele fique definitivamente fora de circulação?

Multiplique este número pelo crescente contingente de jovens que estão nas ruas roubando e matando, para possuir os itens mais sedutores do consumismo, inclusive as drogas.

Ser polícia neste país virou uma coisa anti-profissional. Não dá para fazer as coisas direito se elas não vão ter um seguimento direito.

Juízes venais mandam soltar bandidos no varejo e políticos irresponsáveis mandam soltar bandidos no atacado. Ninguém recupera. E como fica a polícia?

Sobre a polícia recaem as esperanças de uma "solução final" para os bandidos, que ninguém assume, mas que é a eliminação física.

Mas isto tem um prêço altísssimo para a sociedade: balas perdias, execuções, migração de parte dos policiais para as famigeradas milícias e grupos de extermínio, etc.

Anônimo disse...

Acredito que antes de chamar a polícia despreparada, tem que ver que esse Secretário de Segurança GERALDO é o maior despreperado que já vi a frente desse órgão. Quais os planos deles para o nossa segurança? Me diga!

Barroso disse...

Foi um fato lamentável e triste, um erro oriundo do despreparo dos policiais. Mas, a partir do momento em que eles "fabricaram" uma arma e disseram que estava em poder da vítima, passaram a criminosos.

Anônimo disse...

Engraçada é lógica desses "servidores" públicos da PM e da Civil. A PM mata antes de perguntar e a civil manda a vítima caçar e prender os assaltantes. Pergunte aos moradores do Guamá, Terra Firme e Jurunas. É batata. Quem é assaltado tem que ir atrás do ladrão. Até pra eles fazerem um simples B.O é uma luta.

Anônimo disse...

Pior que o Geraldo somente o BenassulY, um ex namorado da Governadora segundo se comentam na SEGUP. Não seria de outra forma que este estaria novamente no poder depois de dizer que quem tinha culpa com o estrupro de uma menor na cadeia de Abaetetuba era a menor, pois esta certamente era debil mental. Os Ex estão bombando nester desGoverno.