quarta-feira, 20 de maio de 2009

SECOM – Faleiro reforça rumores sobre Fábio Castro

O próprio líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Airton Faleiro (PT), turbinou as especulações de acordo com as quais deverá ser defenestrado o secretário estadual de Comunicação, professor Fábio Fonseca de Castro (à esq., em foto do site do governo). O parlamentar petista admitiu que se encontra em discussão, nos gabinetes privilegiados do Palácio dos Despachos, mudanças na Secom, a Secretaria de Comunicação, alvo de ácidas críticas de setores do próprio governo e de parcela do PT.
Professor adjunto da UFPA (Universidade Federal do Pará), onde coordena o Laboratório de Sociomorfologia, segundo o site do governo, Fábio Fonseca de Castro exibe um brilhante currículo acadêmico, mas padece da ausência de intimidade com o exercício cotidiano do jornalismo. Essa deficiência, aparentemente, não conseguiu ser compensada pela reconhecida experiência de João Vidal, o jornalista que é secretário-adjunto. Talvez, presume-se, pelo perfil imperial de Fábio. Além, obviamente, da postura autocrática, pessoal e politicamente, que caracteriza as cabeças coroadas do governo Ana Júlia Carepa.

30 comentários :

Anônimo disse...

mudando completamente de assunto, peço licença para tratar de algo que vi e quero dividir com os demais q2ue acessam esse blog:
O MUNDO QUASE COLORIDO DE MAYSA, A PETIZ

Ontem, “passeando” pela internet, descobri uma noticia no site do IG, que poderia até ser engraçada. Mas não é. A noticia convidava o leitor a ver no youtube um episodio entre a apresentadora mirim, Maysa e seu patrão Silvio Santos. Fiquei curiosa e fui ver. Em menos de dois minutos percebi a falta de graça da cena. Maysa, nos seus seis anos de idade, era humilhada por Silvio Santos, um homem que já deve ter passado dos 80. Ele reclamava que ela havia chorado no programa anterior por ter se assustado com um menino que usava pinturas de monstro no rosto. Maysa, envergonhada, começou a chorar e ao ir a busca da mãe, bateu a testa em uma das inúmeras parafernálias que a rodeava no cenário. O choro multiplicou-se e ela, desesperada pedia o colo da mãe. Silvio Santos desmanchava-se em gargalhadas como um idiota. Achando tudo uma piada. Insatisfeito, ainda pediu o coro da platéia para xinga-la de chorona. Platéia idiota.
Esse episodio revela um lado obscuro da lei que proíbe o trabalho infantil. Maysa está trabalhando ou se divertindo? Ela brinca, mas na verdade está sendo explorada?. Por quem? Por Silvio Santos ou pela mãe? É trabalho infantil disfarçado de faz de conta.
O que uma criança pode fazer na TV, a não ser se divertir? Maysa certamente não tem a exata noção do perigo de sua exposição e no que isso poderá representar em seu futuro quando, é o mais provável, cair no anonimato. . Não sou contra uma criança apresentar um programa de TV, participar de novelas, desde que seja preservado seus direitos fundamentais. A criança precisa se sentir protegida e muito a vontade para fazer o que lhe é solicitado, sem pressões, sem excessos, sem regras ridículas e nunca, em qualquer circunstancia deixa-la em apuros. Vejamos o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente no capitulo que trata do direito a liberdade, ao respeito e dignidade: O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais. Outro: É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. Silvio, em dois minutos conseguiu violar os dois artigos.
A cena foi tão estranha que Marcelo Taz, Rafinha Bastos e Marco Luchi apresentadores do programa CQC das segundas- feiras na Band, solidarizaram-se com a menina. Aliás, os humoristas são fãs indisfarçáveis da “petiz”, como eles costumam falar, por causa da espontaneidade incomum. Um traço que Silvio Santos, aos poucos está destruindo na garotinha.
Concluindo. Tudo precisaria ser uma brincadeira. Maysa só tem seis anos. Silvio sabe do carisma da menina, da simpatia que ela provoca no público e, claro, ele explora isso ao máximo. Está no seu papel de explorador. Mas, a mãe da menina, é uma omissa e irresponsável. Deixar a filha exposta de um modo grotesco, é inaceitável. Como mãe, eu teria invadido o palco naquele momento e levado minha filha embora sem dar satisfações e nunca mais voltar. Maysa voltou. Sozinha. Tentava entrar no personagem novamente e disse ao Silvio Santos: “eu te amo!”. Jogou beijos para a platéia, mas saiu correndo novamente para os braços da mãe. A pancada na cebeça doía; A arte de convencimento de algum assessor nos bastidores não funcionou. A fragilidade da infância falou mais forte.
O trabalho infantil nesse país tem suas facetas disformes. O juizado em São Paulo não assiste o SBT. Certamente existe uma autorização da Vara de infância e Juventude para a menina aparecer. O que será que está escrito que Silvio Santos não cumpre e que a Justiça não fiscaliza? Para os doiss lados, tanto da mãe, do juizado, algo imperioso joga a cortina de fumaça. Algo que ergue e destrói coisas belas.

Lucia

Anônimo disse...

O Fábio Castro, amigo e aparentado do Puty, é mais uma desastrada indicação do Puty, que tem também tem na sua conta, a Bilagate. Nada contra o Fábio, que é um lorde e mostrou que tem caráter ao não deixar que jogassem na sua costa, o escândalo dos kits escolares. Só que pior do que o Puty, que apesar de ter caido de para-quedas no cenário politico atual, ao menos na juventude foi simpatizante do PT e fez campanha para Ana Júlia, o Fábio Castro não tem nada a ver com a trajetoria do PT, ao contrário esteve até em governos tucanos.

giovany@ufpa.br disse...

No final de semana que passou o homicida Chico Ferreira revelou, no jornal Diário do Pará, que o as mortes dos irmãos Novelino foram motivadas ou originadas por um empréstimo de um milhão e meio de reais feito pelos deputados Paulo Rocha e Waldir Ganzer, ambos do PT. Até agora, o jornalista não emitiu nenhuma opiniãoa respeito do assunto. Nào deve ser por desconhecimento, pois trata=se de um jornalista muito experiente, conforme pode-se verificar pelas informações nesta mesma página. Entào, eu concluo que o jornalista deve esta checando as informaçòes para poder informar. Portanto, estou aguardando uma reportagem ampla do assunto.

giovany@ufpa.br

Anônimo disse...

00:49, acho vengraçado isso, muito engraçado, o jornalista Barata não tem um unico anunciante no blog, ninguem, absolutamente ninguem tem coragem de meter a cara e colocar seu produto aqui para anunciar, Barata faz esse blog absolutamtne sozinho, na cara e na coragem e tem gente que ainda se daq´ao direito de exigir que4 ele escreva sobre isso ou aquilo.É muito cômodo pra vcs que costumam fazer isso.Exigir e dizer de um modo tão arrogante que ele se manisfeste.Dá licença,dá licença ,né, ze?

Anônimo disse...

A SECOM não pode trabalhar sem conteúdos, sem realizações significaticas para elaborar uma imagem forte e convincente do governo. O que o Fábio pode fazer diante das decisões desastradas do Puty e Zé Trindade que só produzem pautas negagativas para o governo? Produzir aquele patético noticiário na TV que foi a maior realização do primeiro semestre, proibir a comercialização do pescado fora do do Estado na semana santa.

Anônimo disse...

Vc já leu os dois jornalões hoje? é incrível como ambos estão com o mesmo discurso contra o Governo. Será que os tucanos e o Jader vão "merecer" o mesmo tratamento em 2010, se acoligação PMDB x PSDB vingar? Será?

Anônimo disse...

Barata estamos aguardando informaçoes do racha e entrega dos cargos do PMDB.ao PT.
PT. Partido dos Trairas, até quem ajudou eles a se elegerem estao saindo fora, imagina o resto do governo o quanto esta satisfeito.
O descontentamento e geral, faça uma enquete no funcionalismo publico estadual.

Anônimo disse...

Fábio é muito educado. Agora sob pressão não atende ninguem e nem paga ninguem. Tem que voltar para a UFPA. E continuar agindo em tese, como todo professor acadêmico.

Anônimo disse...

Fábio é muito educado. Agora sob pressão não atende ninguem e nem paga ninguem. Tem que voltar para a UFPA. E continuar agindo em tese, como todo professor acadêmico.

Anônimo disse...

Caro Barata,a Donana precisa saber que tem uma grande diferença entre ser Professor(Só teorias) e um Técnico (que tenha prática). As principais secretarias estão ocupadas por Professores da UFPa, que talvez possuam muita teoria mas a prática é um fracasso, daí o descalabro desse Governo. Já não seria de bom alvitre devolver essa turma para voltar a dar aula na UFPa?. Com certeza a gestão publica do governo da Donana terá uma melhora acentuada.

Anônimo disse...

O que Falriro não disse e todo mundo já sabe é que o PMDB QUER A SETRAN, e daí não entregar o Detran e nem o Parsifalesco a PARATUR sob a direção de sua cônjuge.
JADER VAI RUFAR TAMBORES, SACUDIR XIQUE XIQUES, TROMBETAR AS CORNETAS mas só porque quer SETRAN esse é o "espaço político no governo" a que Parsifalesco se refere.
QUEM NÃO SABE DISSO?

Anônimo disse...

O novo titular da SECOM chama-se Paulo Rainek

Anônimo disse...

Barata quem sabe faz, quem não sabe ensina. E quem não sabe ensinar vai fazer mestrado, doutorado e morrer pobre.

Anônimo disse...

Pera lá gente, o professor Fábio não pertence a esse DESgoverno. Ele é realmente finíssimo para a lidar com essa gente. E tem outra coisa, que ele está muito mal assessorado - Existe lá na SECOM, uma chefe de gabinete que PELO AMOR DE DEUS, ninguém merece! Falta tudo naquela senhora inclusive, educaçã e é lógico que não pode dar certo messsmo.
Todo mundo lá está porrrraqui com ela. Ninguém mais tolera a talzinha. O Professor Fábio saindo, tem que levar aquela criatura. Ela se esquece que o poder dado a ela é passageiro e não dura mais que 4 anos. Seja mais humilde minha senhora!!!!!

Anônimo disse...

É barata além de vc não ter ajuda de ninguem ainda tem gente que se da ao luxo de querer ver materias bem escritas, seguindo o vernáculo, mas acho que essa pessoa deveria mesmo era verificar como vai a educação em nosso estado, hoje estamos vendo greve tanto no municipio quanto no estado, ai meu caro como podemos ter pessoas letradas, se nossos governante nao estão nem ai para nossos alunos, hoje temos uma secretaria de educação que na verdade faz o papel de rainha da inglatere,´poi quem manda na seduc é um cidadão conhecido com Fernando Azevedo (captador de recursos) esse cidadão esta rico, na area da educação temos uma moça imcompetente conhecida por socorro brasil, esta acabando com a educação em nosso estado, o outro cidadão um tal de ely benevides na verdade é olaranja não manda em nada, a seduc outrora ja teve boas administrações sem olhar para as questões partidarias, veja um exemplo o restaurante da seduc agora é de responsabilidade de uma prima de um renomado vereador de belém e que é irmão de uma pessoa que esta em um posto de destaque na seduc e tem como namorado um outro que tambem tem destaque em seu posto na seduc, os motorista que o digam, assim barata enquanto alguem se preocupa com o vernáculo, nosso alunos e nosso dinheiro estão sendo desviados para futuras campanhas, e vem mais coisas por ai, onde estão as carteiras que foram adquiridas no inicio da gestão da atual secretária, a merenda, a reforma das escolas, so vemos os editais pagando os empreiteiros, mas refomas nada, voce ja viu o souza franco dizem que esta paga a reforma (que reforma) sem contar com outras escolas, e olhe agora vai começar a festa, preste atenção no comando da seel um diretor de estadio que nada tinha agora ja tem uma vila de casa alem de outras coisinhas mais, afinal esta a serviço do tal vereador que e primo da dona da cantina, e na finanças da seel claro a esposa do vereador, assim barata por que se preocupar com o vernáculo, tenham uma boa semana, pois a cada dia novas coisas acontencem, e ninguem faz nada,viva a secretária de educação, viva o puty, viva o vereador, viva o pau mandado do vereador na seel, viva a esposa do vereador, viva a irmã do vereador, viva o namorado da irmã do vereado, em fim vamos comemorar.............

Anônimo disse...

ei barata vc ja reparou que estão esquecendo dos kits escolares, afinal o que esta acontecendo com o deputado megale ele esta calado, e as coisas continuam acontecendo,será que todo mundo tem medo desse governo ou estão ganhando espaços dentro do governo, soube que a seduc é o maior porto seguro de tucanos neste governo e que na saude estão ancorando com o afastmento do pmdb é só esperar pra comprovar.

Anônimo disse...

Se vocês acham isso do Fábio, imagine se vissem a dra. Keila (e ai de quem esquece o título dela)em ação. Ô figurinha entojada, sô.No mínimo precisava entrar numa redação só pra dar uma voltinha, ver como é, pra não ficar c... regra sobre o que desconhece.
Voc~es precisavam ver a pose da figurinha quando era "diretora" daquele programinha enganoso do governo que passava na TV uma vez por outra. Dava pena do pessoal da agência que tinha de aturar as grossuras e despautérios.

Anônimo disse...

E por falar em mudanças,
bem-vindo Sr. Secretário

Pena que seja tarde! Em um dos raros momentos de lucidez do “governo” Ana Júlia acontece a mudança no comando da Secretária de Governo. A SEGOV, órgão ambíguo, cuja missão não se sebe ao certo, desde o início do governo petista é uma grande confraria de militantes, digamos assim, ilustres. Sem dúvida que a cúpula desta Secretaria e seus prepostos deram uma contribuição significativa para a derrocada da administração petista no Pará. Cargos que deveriam ser preenchidos por gestores competentes e com credencial, dada a sua pretensa importância, foram entregues a apaniguados, sem nenhum gabarito, cujo conhecimento de administração pública é tão notório quanto o conhecimento que um néscio tem de física quântica.
A estrutura central da SEGOV é formada por Câmaras Setoriais, que supostamente deveriam atuar como articuladoras dos órgão responsáveis pela execução das ações de governo nas seis áreas estratégicas: Infra-estrutura, Desenvolvimento Sócio-econômico, Políticas Sociais, Sócio-Cultural, Defesa e Gestão. Acontece que, em alguns casos, o coordenador de Câmara é uma pessoas sem nenhum compromisso com o governo, que não conhece o mínimo necessário nem do geral, no que diz respeito a Administração Pública, muito menos daquilo que é peculiar a sua área. Que conhecimento um cantor de banda folclórica, por exemplo, tem para lidar com políticas e programas de governo voltados para a área de educação? O que faz um arquiteto canastrão na área de infra-estrutura. Um gringo meio bilolado e seus assessores não menos dementes na Defesa Social? E por ai vai...
Uma coisa é ser militante de um partido, outra coisa é ser um técnico competente, e a primeira situação jamais leva a segunda sem algum, ou melhor, sem muito esforço. A mudança de secretario por si só ainda não diz nada, vamos aguardar as mudanças que a mudança fará. Antes tarde do que nunca!

Anônimo disse...

E por falar em mudanças,
bem-vindo Sr. Secretário

Pena que seja tarde! Em um dos raros momentos de lucidez do “governo” Ana Júlia acontece a mudança no comando da Secretária de Governo. A SEGOV, órgão ambíguo, cuja missão não se sebe ao certo, desde o início do governo petista é uma grande confraria de militantes, digamos assim, ilustres. Sem dúvida que a cúpula desta Secretaria e seus prepostos deram uma contribuição significativa para a derrocada da administração petista no Pará. Cargos que deveriam ser preenchidos por gestores competentes e com credencial, dada a sua pretensa importância, foram entregues a apaniguados, sem nenhum gabarito, cujo conhecimento de administração pública é tão notório quanto o conhecimento que um néscio tem de física quântica.
A estrutura central da SEGOV é formada por Câmaras Setoriais, que supostamente deveriam atuar como articuladoras dos órgão responsáveis pela execução das ações de governo nas seis áreas estratégicas: Infra-estrutura, Desenvolvimento Sócio-econômico, Políticas Sociais, Sócio-Cultural, Defesa e Gestão. Acontece que, em alguns casos, o coordenador de Câmara é uma pessoas sem nenhum compromisso com o governo, que não conhece o mínimo necessário nem do geral, no que diz respeito a Administração Pública, muito menos daquilo que é peculiar a sua área. Que conhecimento um cantor de banda folclórica, por exemplo, tem para lidar com políticas e programas de governo voltados para a área de educação? O que faz um arquiteto canastrão na área de infra-estrutura. Um gringo meio bilolado e seus assessores não menos dementes na Defesa Social? E por ai vai...
Uma coisa é ser militante de um partido, outra coisa é ser um técnico competente, e a primeira situação jamais leva a segunda sem algum, ou melhor, sem muito esforço. A mudança de secretario por si só ainda não diz nada, vamos aguardar as mudanças que a mudança fará. Antes tarde do que nunca!

Anônimo disse...

O Dr. Paulo Soares é o maior acionista do Instituto Ophyr Loiola principal problema a ser resolvido pois ainda esta na justiça essa situação e agora o mesmo é guindado ao posto de Diretor Geral do HOL sem mesmo esse problema estar resolvido.

Anônimo disse...

Prezado Barata, a questão central com relação a SECOM trata-se da falta de rumo do governo. Todos os que têm uma mínima visão crítica da realidade paraense sabem que o governo Donana deixou-se enredar por lutas intestinas, ejetando de forma perversa os leais companheiros de luta que a elegeram, levaram-na a perder o foco central da governabilidade dos principais problemas do estado e o consequente apoio da população. As pesquisas de opinão púiblica estão aí para confirmar que Donana tem os piores índices dos últimos governos. Aí meu amigo não tem milagre de comunicação que tente mostrar à opinião pública coisas diferente da realidade paraense nas áreas da educação, segurança, saúde, produção agrícola dentre outras que estão em situação caótica. As "amigas do peito" da Donana, que sem competência técnica e sem compromisso na busca de resoluções para as questões que afetam as áreas sociais, econômicas e políticas, investiram e alimentaram o manancial da "fofocagem, intrigas e outras baixarias". E, o pior é que a Donana passou a acreditar nessa "assessoria de ex-marido, comadres etc, e haja a fazer lambanças. Que o governo está sem rumo todo mundo já sabe e que cada vez está se isolando já é real. Os acordos do PT para as alianças partidárias (os coadjuvantes, conforme o Dep. Falheiro) para eleger Donana (que sem o PMDB jamais seria eleita governadora) não estão sendo cumpridos, por traição e por incompetência político-administrativa, já começam a ter troco. Um governo sem Plano, que traiu princípios históricos (lembram dos mensaleiros?)não tem moral para tentar a reeleição, não é Dep. Falheiro?

Anônimo disse...

Esse Paulo Rainek é aquele que a Donana tentou trazer nos primeiros dias do DESgoverno dela??? Quem é esse cabra mesmo??? Alguém aí me diz por favor!!!

Anônimo disse...

égua, barata. tira as patas sujas de cima do professor. tu és mordido com ele por que? não tens os títulos e a ética dele??? será que farias melhor no lugar dele??? faça-me o favor. e respeito é bom e agrada...

Anônimo disse...

Enquanto isso na funtelpa..."um elefante incomoda muita gente (Rebacana)...dois elefantes incomodam, incomodam muito mais... (Fabio castr(ad)o". Caiam Fooooooooooooora!!!

Anônimo disse...

O pior de tudo é que todas estas pessoas que estão sendo fritadas, o estão sendo, não por sua culpa ou incompetência, mas por sua ingenuidade política. Todas foram escudeiras e colocadas nestas funções por Puty quando ele precisou deles em sua disputa interna com Guedes e Charles. E agora, por incompetência do mesmo Puty e de sua trupe de supostos mentores de ana Júlia (que mistura Puty com Monteiros e Trindades...), os mesmos estão sendo fritados porque alguém tem pagar o pato... É assim, os mais dignos pagam o pato pelo fracasso dos imcompetentes!!

Anônimo disse...

Esse trio: Maurílio, Marcílio e Puty e a governadora rainha da iNGLATERRA estão levando o governo para o buraco. Li hoje no Liberal que para o lugar do Valmir Ortega estão pensando no nome do Rosemiro Canto, um cara que toda Belém sabe dos problemas morais e com alcoolismo. Se isso for verdade, é o fundo do poço, é só nos resta ficar de espectador para mais um escândalo.

Anônimo disse...

Porque não nomeia o João Vital como secretário??? O cara é bom... Melhor que alguns aí

Anônimo disse...

Barata. Não mando mais comentários para o seu blog!! Vc editou meu comentário e distorceu o seu significado... Se não quer publicar, não publica ele na íntegra. Seja mais honesto para com seus colaboradores!!!!!

Anônimo disse...

12:08 acho que o Barata lhe deve uma resposta, pois se não foi ele quem mudou, só pode ser obra de um hacker e... então teriamos um grande problema.

Anônimo disse...

Baratinha... você é bom mesmo. Começou a dança das cadeiras... O remendo será pior que a emenda. Aguarde e verá.