quinta-feira, 20 de novembro de 2008

UFPA – O sofisma do senhor reitor

Exercício da cidadania. Este é o frágil sofisma esgrimido para tentar justificar a postura do professor Alex Bolonha Fiúza de Mello, o atual reitor da UFPA, diante da sua própria sucessão.
Aparentemente obcecado com a idéia de fazer seu sucessor, Fiúza de Mello também mandou os escrúpulos às favas e se engajou pessoalmente na campanha da professora Regina Feio, atual vice-reitora e candidata a sucedê-lo. Sem se licenciar do cargo, em um deslize ético no qual é acompanhado pelos seus candidatos a reitor e vice-reitor, o atual reitor chamou a si, inclusive, a tarefa de fazer o corpo-a-corpo eleitoral, atrás de voto para a chapa que tem o seu apoio.

8 comentários :

Anônimo disse...

Caro Barata
Em primeiro lugar, a postura do prof. Alex Fiúza, neste processo sucessório, está longe de configurar deslize ético.
Em várias ocasiões o reitor desafiou a provarem que ele esteja praticando alguma irregularidade, e oposição ficou calada.
Sobre a decisão do magnífico em apoiar a candidatura Regina/Licurgo, trata-se de um gesto de responsabilidade e de compromisso com a UFPA, pois, como todo a sociedade paraense sabe, nossa universidade avançou muito nas últimas duas gestões.
Quem vive o dia-a-dia da UFPA sabe perfeitamente o quanto é temerária a capacidade de gestão dos grupos de oposição dada suas reconhecidas inexperiências.
Portanto, uma eventual vitória de um desses grupos viria a compremeter os conhecidos avanços conseguidos pela UFPA, o que seria um retrocesso gigantesco, dada a importância crescente da instituição universidade para uma sociedade tão fragilizada como a nossa.
Por fim, caríssimo, a UFPA não é para amadores, ou para experiências. A UFPA é uma instituição séria e deve ser entendida como tal.

Anônimo disse...

Barata,
Pra vc ter uma idéia do dinamismo e do empreendedorismo que marcam as gestões do prof. Alex e sua equipe, envio os cursos stricto sensu que estão previstos para o ano de 2009, que estão em tramitação no CONSEPE:

- CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA NA AMAZÔNIA;
- CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GENÉTICA FORENSE III;
- CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL - MARABÁ
- CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL - PARAGOMINAS;
- CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL - ORIXIMINÁ;
- CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - ALTAMIRA;
- CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - BELÉM;
- CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - MARABÁ;
- CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS - SANTARÉM;
- CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ELABORAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS;
- CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DEFESA SOCIAL E CIDADANIA;
- CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA EM LAVRA E TECNOLOGIA MINERAL;
- CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE;
- CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL (a distância).

Parodiando o nosso Rei Roberto Carlos: "São muitas realizações, morou?"

Agora, pergunto: este projeto de universidade, que vem ao encontro das necessidades de nosso estado e do desenvolvimento de nossa região, pode ter sua continuidade comprometida por inexperientes e aventureiros?

Anônimo disse...

Eis o ponto central. Toda uma instiuição de ensino que não se pauta pelo mínimo da ética. Existe fundamento para mais nada? Vão ensinar algo diferente aos alunos? É casual sermos uma das nações mais corrupta? A menos que alguém queira defende que nossas crianças já nascem roubando chupeta no bercário.
Não faz mais que meses que Alex de público defendeu a lisura da FADESP, antes acusações da ADUFPA. E, tudo por uma razão muito simples: a FADESP nunca comprou um grampo sequer se não tivesse ordem expressa do reitor. Agora, para desqualificar o oponente, sua trupe, distribui nos bastidores indicativos de gastos via FADESP que nem temos como verificar nada. E, isso não é possível pelo fato do próprio reitor nunca ter obrigado a todos os setores da UFPA em divulgarem publicamente todos os seus gastos e fornecerem cópia de nota fiscal de tudo que for solicitado por qualquer cidadão.

Anônimo disse...

"Desliza ético"?
Voc~e está sendo elegante, Barata.
Isto é uso da máquina mesmo.
Parabéns por sua análise

Anônimo disse...

ao anonimo das 8:28
lindinho(a)
tu nem sabes diferenciar Stricto sensu de Lato sensu .
Assim fica dificil defenderes tanta especialização...kakakaka

Anônimo disse...

É calro que o anônimo das 08:20 está sendo irônico. Pois sabe que a mensalidade menor deve ser R$ 200,00 e que nada disso vai para conta da UFPA, mas para o bolso dos amigos dos amigos.

Além disso, muito desses cursos se justificam pelo fato desses mesmos docentes só terem ensinado porcaria na graduação e exatamente para depois o coitaddo ter que pagá-los regiamente pelo menos duas especializações para apreender alguma coisa que preste para ter um emprego.

Anônimo disse...

Caro anônimo,
Esqueceu que Alex não é candidato!!!
Eu até voto por ele se se candidata de novo. Não pode e não da para apoiar esse candidata inexpressiva. A UFPA precisa de alguém que consiga avanzar mais ainda.

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus, vamos escrever em um português decente?
Assim fica até difícil entender o que está escrito!