sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ALEPA – Nova ação penal contra Naná e Alda

Ainda em atividade e sem que tenham tido seus vencimentos reduzidos em um terço, até que a ação judicial tenha transitado em julgado, Maria de Nazaré Rodrigues Nogueira, a célebre Naná (foto, à esq.), Alda Clara Gomes das Eiras e Raul Nilo Guimarães Velasco, voltam a figurar em nova ação criminal, denunciados pelo Ministério Público Estadual. O MPE cobra o afastamento e a redução dos vencimentos de todos aqueles denunciados em ação penal, em uma imposição da lei que o atual presidente da Alepa, deputado Manoel Pioneiro (PSDB), recalcitra em cumprir.
Peculato, fraude em processo licitatório, formação de quadrilha, falsidade ideológica e uso de documentos falsos. Este é o vasto elenco de crimes cometidos, segundo a denúncia ajuizada pelos promotores de Justiça Nelson Medrado e Arnaldo Azevedo. Foram denunciados Raul Nilo Guimarães Velasco, Marco Antonio dos Santos Braga, Sandro Rogério Nogueira Sousa Matos, Raimundo Tadeu de Maciel de Oliveira e Françoise Marie de Oliveira, estes da Comissão Especial de Licitações e Obras. Também foram denunciados Maria de Nazaré Rodrigues Nogueira,a Naná, Alda Clara Gomes das Eiras e Paulina do Socorro da Costa Nascimento, Jorge Moisés Caddah e Jorge Luis Feitosa Pereira, estes da Comissão Permanente de Licitações. Maria de Nazaré Rodrigues Nogueira, a Naná, e Jorge Moisés Caddah vivem um tórrido affaire e formam o Casal 20 da pilhagem ao erário.
Os promotores de Justiça calculam que o valor desviado pelo esquema de fraudes nas licitações da Alepa, referentes ao período entre 2007 e 2010, pode chegar a 24 milhões de reais, aproximadamente. “O desvio do dinheiro público é um dos responsáveis pelo abismo social existente no país, propiciando toda sorte de violência urbana, em razão da insegurança pública, que é agravada pela inexistência ou falta de treinamento adequado às polícias, pelo pagamento de baixos salários e pela falta de aparelhamento da força pública”, criticaram Medrado e Azevedo.
Durante as investigações, Arnaldo Azevedo e Nelson Medrado descobriram que cada um dos envolvidos na denúncia tinha um papel específico nas fraudes de licitações. Velasco e Naná eram responsáveis por determinar a expedição das cartas convites para as empresas que participariam da concorrência, além de publicar editais e avisos e, ainda, presidir as audiências de abertura das propostas comerciais – tudo “efetivamente forjado e montado”, de acordo com os promotores.
Os dois também eram responsáveis por forjar as assinaturas nas atas e atestar a veracidade de documentos que estavam visivelmente irregulares. Já Marco Braga, Raimundo de Oliveira, Jorge Pereira e Paulina Nascimento praticavam o crime de falsidade ideológica quando assinavam atestando a presença de proprietários de diversas empresas. Os envolvidos prejudicavam a concorrência nos certames, uma vez que os vencedores já estavam previamente escolhidos.

5 comentários :

Anônimo disse...

Quem dera tívéssemos um juíz com a coragem eo caráter desse promotor. Aí sim, ao invés de apenas pobres coitados nas cadeias superlotadas, também teríamos essa quadrilha de ladrões atrás das grades.

Anônimo disse...

Jornalista Investigativo Barata.

Essa nova ação contra a quadrilha só reafirma algo que já foi postado "O TEMPO SEMPRE MOSTRA QUEM É QUEM!!

Você é um profissional que merece todo nosso respeito e admiração, o povo do Pará agradece esse filho da terra que nunca foge à luta.


Âncora do Barata no serviço público

Anônimo disse...

"Naná", diga-se, Maria de Nazaré Rodrigues Nogueira, Procuradora da Assembleia Legislativa e Alda Eiras, servidora temporária, são responsáveis por milionária fraude nos processos licitatórios daquela Casa.

Sórdida indignidade com a coisa pública patrocinada pelo Deputado MANOEL PIONEIRO, Presidente daquele Poder, que protege a desonestidade por meio da impunidade no âmbito administrativo.

Itabirici disse...

Estimado Barata,

É impressionante a justiça divina, lembro que essa tal de Nana da ALEPA, ingressou na justiça contra vc por danos morais, em virtude de vc ter comentado em seu blog sobre as atividades dessa pseudo dama da sociedade. É impressionante a rapidez com que o juiz responsável pela ação censurou seu blog impedindo que vc ao menos tocasse no nome da reclamante, quizera que tal procedimento fosse tão rápido com os crimes praticados pelos colarinhose brancos dest estado.A verdadeira justiça tarda mais não falha, estamos presenciando agora as falcatruas impetradas pela mesma pessoa que se sentiu ofendida pelos comentários feitos pelo barata. Irmão amigo barata continuo sendo seu admirador, pela pessoa que és, não tens rabo preso a nada, não tens telhado de vidro , o que te dá moral para denuciares coisas erradas doa a quem doer.

Anônimo disse...

Vocês estão falando de ALDA EIRAS que trabalhou com a Procuradora da Alepa Maria de Nazaré Rodrigues Nogueira, a "Naná", que Presidiu a Comissão Permanente de Licitação na gestão Domingos Juvenil, da qual ALDA EIRAS foi o braço direito?

A ALDA EIRAS que agora recente foi DENUNCIADA pelo MP..?

A ALDA EIRAS ainda está escondida na CPL..?

PIONEIRO REALMENTE CONTINUOU COM A LAVAGEM DE DINHEIRO E A SUJEIRA DENTRO DA ALEPA...