domingo, 16 de outubro de 2011

EDIFÍCIO WING – E o CREA, o que faz?

O pilar danificado do edifício Wing, em foto do portal ORM.

Wing: pilar danificado, em menos de dois anos.
O que explica o episódio do edifício Wing, localizado na rua Diogo Moia entre a travessa 14 de Março e a avenida Generalíssimo Deodoro, no bairro do Umarizal? Com 28 andares, com um apartamento por andar - cada um dos quais vendidos a quase R$ 1 milhão -, entregue a menos de dois anos e exibindo um dos seus pilares danificado, que estalou em plena madrugada deste domingo, 16, o que levou, em um previsível clima de pânico, a remoção de seus moradores, e também dos moradores do prédio vizinho, o La Vien Rose, diante da ameaça de desabamento. De acordo com o portal ORM, das Organizações Romulo Maiorana, além dos edifícios, mais duas casas e uma vila também tiveram que ser isoladas.
O episódio fatalmente suscita um grave questionamento. Trata-se de saber o que faz, afinal, o CREA, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, além de conferir poder político, mordomias e pavimentar o tráfico de influência aos seus dirigentes? Ao CREA, cabe, em tese, a fiscalização das obras que autoriza. Se a segurança e qualidade dessas obras se revelam frágeis, embutindo o risco de colossais tragédias, existem alguma coisa de muito errado, que certamente passa pelo CREA.
As tragédias se sucedem, famílias enlutadas choram seus mortos, em sua maioria humildes. Famílias humildes, como seus provedores mortos, e por isso desfavorecidas na correlação de forças na luta em busca por seus direitos, invariavelmente postergados até a prescrição dos prazos estabelecidos em lei. Um ritual que se repete impunemente, invariavelmente favorecido pela ação lenta e parcimoniosa do Judiciário, que no Pará segue sob o signo da rapace togada, para a qual a letra da lei é potoca. Prevalecem os interesses escusos da máfia togada e seus apaniguados, que tisnam a credibilidade da Justiça.
Ainda é bem recente a lembrança do desabamento do edifício Real Class, de 34 andares, construído pela Real Engenharia, na travessa 3 de Maio, entre as avenidas Magalhães Barata e Governador José Malcher, que ruiu quando ainda em construção, em 29 de janeiro deste ano, deixando um saldo de cinco mortos. O desabamento do Real Class ter ocorrido no início da tarde de um sábado, após o término da jornada de trabalho dos operários, poupou-nos de contabilizar um carnificina comparável a provocada pelo desabamento do edifício Raimundo Farias, na rua Domingos Marreiros, próximo da Doca de Souza Franco, em 13 de agosto de 1987. O edifício Raimundo Farias, de 16 andares, também ruiu em plena construção, em uma tragédia que provocou a morte de 39 operários.
Até hoje ninguém foi punido pelo desabamento do edifício Raimundo Farias. O desabamento do Real Class segue o padrão habitual, da tragédia que deixa mortos, mas não tem culpados. Uma impunidade obviamente coonestada pelo CREA, a despeito das solenes declarações de seus dirigentes, para consumo externo.
No caso do edifício Wing, a versão corrente – que carece de confirmação - é que o pilar danificado seria da área da garagem e da piscina. Na qual, aparentemente, nem os próprios moradores acreditam, a concluir do êxodo que se registrou durante todo este domingo.

24 comentários :

cadilaque disse...

Parabéns pela coragem de postar a verdade dos fatos que ocorre no Pará.
Pode apostar, será mais um caso impune. Um absurdo!

Anônimo disse...

Barata chega de mortes, o MPE deve tomar prov. urgentes interditando e fiscalizando os prédios em construções em Belém para evitar novas tragedias anunciadas, pois CREA/PA,não fiscaliza as obras, e para evitar novo noticiario nacional negativo da cidade, o MPE deve solicitar ao IML que fiscalize as obras em andamento. CHEGA MORTES DE INOCENTES.

Anônimo disse...

O pior que o CREA ao invés de apurar os fatos, colocar técnicos para cnclusão de laudo sérios vai pra televisão defender o dono do Real Classic. Qual é a desse dr. Viana, aguém sabe?

Anônimo disse...

Prezado Barata, não lhe parece estranho que dois filhos de S.Exa., o governador Simão Jatene tenham apartamentos no Wing? A doutora Izabela Jatene, tenho certeza, ainda não tem 50 anos, o que fez para acumular esse primeiro milhão? E esse outro moço, também filho de S. Exa., que idade tem, de onde tirou o dinheiro com que adquiriu um bem tão caro e inacessível à grande maioria dos brasileiros? Foi FGTS, herança, doação? Digo isso porque sou de classe média, como S. Exa., dou duro e minhas economias não são suficientes nem para um kit net, que fará um desses um por andar, no Umarizal. Ao que me conste, antes de ser governador, S. Exa. foi sempre um modesto e brilhante professor universitário, se bem que, segundo o ex-amigo e ex-governador do Pará, Almir Gabriel, houve um curto período em que S.Exa. prestou serviços de consultoria para a Vale, mas de qualquer maneira e ressalvando sempre a presunção de inocência de todos os envolvidos seria oportuno que se investigasse se um investimento vultoso de R$ 1 milhão é compatível com a renda dos filhos de S.Exa. No interesse público e do governo seria até oportuno que o próprio governador Simão Jatene tomasse a iniciativa de esclarecer essa questão, para que não haja sombra de suspeitas, o que não deve ser nada difícil para S.Exa, que certamente nada tem a esconder. Um abraço fraterno de um sincero admirador do seu blog.

Anônimo disse...

A reportagem da Liberal (hoje de manhã, 17) disse que o engenheiro calculista desse prédio é o mesmo do Real Class. Se não for burrice é carma.

Anônimo disse...

Anônimo das 04:44, você é filho ou ex-mulher de governador? Eu também não. Então tá explicado porque com nosso salário, mesmo sendo do mesmo nível da filha do Jatene, não dá para comprar um apartamento desses.

Anônimo disse...

Não dá nem para justificar que a filha do governador pode, pois casou com alguém mais afortunado, já que o marido era um rapaz oriundo das classes populares.

Anônimo disse...

Prezado anônimo das 04:43, então foi por isso que o governo foi tão ágil em retirar todo mundo e pagar hotel pra todos os moradores do Wing?
Isso é uma pouca vergonha mesmo...
Leiam o que segue (blog do Prof Cavalcante):

"Duas perguntas que não querem calar:

1) O que diria a mídia conservadora se a filha da presidenta Dilma ocupasse cargo no governo e morasse em um prédio que custasse um milhão de reais por andar?

2) O que diria, ainda, a mídia envelhecida, se o ministro da defesa de nosso governo comparecesse ao edifício de luxo, onde morasse a filha da Presidenta, em função de um abalo que teria ocorrido em um dos pilares, enquanto povo brasileiro, nas ruas, era utilizado como escudo humano de bandidos?"

Anônimo disse...

Infelizmente não somos filhos ou ex- de nenhum político. Nos resta olhar o que fazem com nosso dinheiro e tentar votar certo nas próximas eleições, mas em quem se é tudo igual.

Anônimo disse...

Nasci em Belém e hoje moro num lugar cheio de árvores em castanhal. Tá é doido que vou viver trepado ? Como o nome sugere: Vá morar em edficio e aprenda a voar.

Anônimo disse...

Barata, se os direitos são iguais, porque o Governador não deu o apoio necessário para os vizinhos do Real Class? ficamos em casa de familia.

Anônimo disse...

Barata pq a sinhazinha não explica de onde e como conseguiu comprar um apartamento de um milhão de reais se uma coordenadora do Pro Paz não tem salário para tanto e muito menos uma loja de roupas chinfrim como e a da referida Sinhazinha Jatene conta outra barata! Quem tem q pedir explicação e ressarcimento e a população para esta senhora de madeixas estranhas

Anônimo disse...

Barata veja o caso do Real Class não tinha presença do secretario de segurança, major, policia, governador e todo esse aparato tudo por conta da sinhazinha de madeixas e pior ela vai p TV dizer que todos q moram ali trabalharam duramente p ter o tal AP de UM MILHÃO de REAIS me explica barata

Anônimo disse...

Barata peca já p seus acessores passarem na CIA ATLÉTICA de simples alunos Sinhazinha, Marido e amiga passaram a fazer Personal trainner nossa quanta despesa p o nosso SIMÃO e ainda por cima no estacionamento os seguranças e motorista pessoal da sinhazinha ate tarde da noite nossa imagino de adcional noturno em barata e nos aqui sofrendo

Anônimo disse...

Ei das 13;05, o Barata não tem assessor e nem motorista pago pelo governo não! ficou doido, ele não é filho de governador.

Anônimo disse...

Cantemos: Take these BROKEN WINGS and learn to fly again, learn to live so free...

Anônimo disse...

O CALCULISTA DO WING (CONSTRUTORA PORTE EMGENHARIA) É O MESMO DO REAL CLASS (CONSTRUTORA REAL ENGENHARIA): RAIMUNDO LOBATO.
À ÉPOCA DO DESABAMENTO DO REAL, OUTROS SEIS EDIFÍCIOS PASSARAM POR REVISÃO DOS CÁLCULOS E REFORMA NA MAIORIA DOS SEUS PILARES.
HÁ OUTROS 14 SOB SUSPEITA, DE AMBAS AS CONSTRUTORAS.
E O MP, O CREA, A DEFESA CIVIL, A POLÍCIA?
PELO MENOS AGORA O GOV. SIMÃO VAI ENTRAR EM CENA...

Anônimo disse...

13:05, o únuico assessor do Barata é o café.

Anônimo disse...

Uma coisa é certa. Se nesse meio tiver gente diplomada pela UFPA, só pode ter feito curso na capital, pois engenharia no interior diploma no mais alto nível.



PRÊMIO JOÃO MARIA DE LIMA PAES VAI PARA ALUNA DA UFPA, 07.01.2011
www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=4374

Anônimo disse...

Podem ter certeza: agora esses órgãos inúteis MP, TCE, TCM, JUDICIÁRIO, Segurança Pública, Bombeiros e até os corruptos da Alepra vão aparecer, vão fiscalizar, vão punir, vão mandar prender e os escambau. Se fosse uma simples casa de madeira de uma invasão, não ia aparecer nenhum desses inúteis.

eleitor vermelho de raiva disse...

O Simao Preguiça tem QUATRO bons motivos pra resolver o problema do edificio wing. Eles ficam no 8, 10, 11 e 12 andar daquele predio. Todos comprados a vista com a economia bem aplicada de 4 anos de governo. Mais se não der pra consertar tudo bem. Até 2014 ele compra mas quatro apartamento novinho de 1 por andar e manda a familia pra lá!!!!! Mais ja prometeu que nao vai ser da PORTE nem da REAL!!!!

Anônimo disse...

Barata, o CREA nao tem atribuições para fiscalizar obras nem projetos... e sim somente o exercicio profissional. Funciona como um CRM (o CRM não fiscaliza consultas e nem cirurgias)

Anônimo disse...

A família Jatene não tem mais preocupação com o edifício WING. Ontem 11/11/2011 os felizardos receberam 6 milhões de reais da Porte Engenharia, como compensação e compra dos 4 apartamentos que lá tinham! Agora estão em duvida se compram no Torre de Toledo, na joao balbi, ou no Aquarius, na Pedro alvares Cabral. É uma pena pois se viessem para o Jardim Ipiranga, aqui na Bras de Aguiar, isso iria virar prédio chique e seguro, cheio de policiamento!!!

Anônimo disse...

É Barata, só rindo mesmo,kkkkkkk! quer dizer a familia jatene recebeu 6 milhões da Porte??? Receita Federal onde tu andas???