sexta-feira, 10 de julho de 2009

IMPRENSA – Solidariedade a Lúcio Flávio Pinto

Parece ter decolado, mesmo, a Campanha da Moedada proposta por um internauta anônimo, neste blog. A campanha conclama todos aqueles solidários com o jornalista Lúcio Flávio Pinto a que façam depósitos de qualquer valor, mas sempre em moedas, até atingir os R$ 30 mil estipulados como multa pelo juiz Raimundo das Chagas Filho, titular da 4ª vara cível de Belém do Pará, que condenou o editor do Jornal Pessoal por supostos danos morais aos irmãos Romulo Maiorana Júnior, o Rominho, e Ronaldo Maiorana.
A Campanha da Moedada teve o endosso imediato das jornalistas Eva Maués e Luciane Fiúza de Mello, em seus blogs. O blog de Eva chama-se Debaixo da Chuva e o de Luciane, Simplesmente Lu.

É o seguinte o endereço eletrônico do blog de Eva Maués:

http://evamaues.blogspot.com/2009/07/campanha-da-moedada.html

Já o blog de Luciane Fiúza de Mello tem o seguinte endereço:

http://simplesmentelu.blogs.sapo.pt/73645.html

34 comentários :

Anônimo disse...

Falta um ato concreto para a campanha da moedadada (ESMOLA PROS MINORANAS). É precciso um local para depósito e arrecadação das moedas de 10 centavos. Acho que o mais prático seria um ato de desagravo, como já disse, puxado por estudantes de jornalismo ou direito em um grande auditório ou mesmo praça pública. Nesse local, se iniciava materialmente a coleta das moedas. E a partir disso se definia um ou mais pontos de coleta.

Unknown disse...

CAMPANHA DA MOEDADA
deveria ser:
MOEDAS PARA QUEM NÃO TEM VALOR
ou
MOEDAS PARA QUEM NÃO VALE NADA

Ivan Santana disse...

boa campanha. onde podemos depositar?

guilherme marssena disse...

Um bom local seria ou n afrente do TJE ou na 25 de Setembro esquina com Pirajá.Com faixas carregando os dizeres ditos por BIJU.

Luciane Fiuza disse...

Oi, Barata. Valeu pela referência e por incentivar a campanha, iniciada aqui. Acho que é o mínimo que podemos fazer pelo jornalista Lúcio Flávio Pinto. A solidariedade e o apoio concreto valem mais que ouro e demostram que a sociedade não se calará diante deste absurdo. Vida longa ao Jornal Pessoal!
Abs!
Luciane.

Anônimo disse...

Em comentário feito neste blog, internauta anônimo revela que o próprio Lúcio Flávio Pinto já disponibilizou, bem antes da sentença que o condenou, uma conta bancária para colaborações ao Jornal Pessoal, na qual poderiam ser feitas as doações para a Campanha da Moedada. A conta vem a ser a seguinte:

UNIBANCO (banco 409)
Conta: 201.512-0
Agência: 0208
CPF: 610.646.618-15

PS: isso prova que o JP não é o sucesso de vendas que o juiz imagina ser...

Anônimo disse...

Os Maiorgranas estão esperando esta grana para consertarem a rotativa que esta pifada! Ninguem quer fazer este serviço no fiado!

Anônimo disse...

GOSTEI DAS FRASES
EXCELENTE COMO ESCULHAMBO REPENTISTA,RS,RS,RS
BIJU ME PARECE ANARQUISTA

Unknown disse...

deviamos reunir todas as moedas de 0,05 e 0,10 que chegasse em nossas mãos e numa data marcada nos reuniriamosmos atras do Bosque e caminhariamos atá as ORM e despejariamos as moedas na porta deles
só assim tem sentido
as faixas diriam tudo
vamos combinar?

Anônimo disse...

Sugiro mais que isso, sugiro as moedas para o Lucio e um Boicote ao Liberal.. nao comprem o Jornal que se apoia na censura para naod eixar que venham a tona fatos de interesse publico. Quem sabe um ato publico de desagravo

Anônimo disse...

Facamos melhor.. lucio lance o Jornal pessoal sentando a pua numa edicao especial, rasgando o verbo, faca uma tiragem de 30 mil jornais e vamos comprar.. cada um compra o que puder para distribuir aos amigos, aos padeiros, ao empresario amigo, assim alem das moedas, damos vazao a nossa voz

Unknown disse...

Que bom, pelo que eu tenho notado nestes últimos dias, a campanha por mim lançada foi direto aos corações dos homens e mulheres que precisam, assim como o Lúcio, ter mais do que voz nesse Estado... Poderia ter sido outra pessoa a lançá-la, isso não importa... o importante é que nos pegou de jeito; nos pegou por onde deveria pegar... pela voz que muitas vez calou; silenciada por tantas injustiças e manipulação da opinião pública... e isso o JP nunca fez... É claro que invariavelmente o Lúcio fala de um determinado lugar... lugar político, lugar público, lugar de quem desceu do muro há muito tempo e teve a coragem de tomar uma posição. Tenho a certeza de que o lugar de onde ele fala é o lugar de onde todos nós, que aderimos à campanha e ainda deveremos aderir nos sentimos representados... Pelas diversas manifestações, idéias, apoios, etc. Ainda penso que o Lúcio poderia conclamar a todos nós a irmos ao seu encontro... não sei de que modo... idéias não faltam... mas ao final de tudo, como idealizador da campanha eu gostaria muito de ver um grande saco de açúcar, com um cifrão bem grande desenhado, cheio das moedas de dez centavos a serem entregues aos maioranas... ou, com tb sugeri em caso de absolvição do Lúcio, a serem entregues a uma ONG séria ou mesmo ao próprio JP, que tem se mantido tb por doações dessa natureza. Então vamos à operacionalização: sugiro um encontro a ser marcado a partir de segunda-feira (13/07), no bar do parque a partir das 18:00h. Nesse encontro, seria tirada uma comissão para coordenar a campanha...
Guilherme Wady

Pedrox disse...

Eu acho que a coleta não deve ser feita para pagar a multa indecente sentenciada pelo juiz. Se é preciso de uma coleta é para ajudar o Lúcio à contratar os maiores advogados deste estado, quiçá do país, para defender a liberdade de imprensa e expressão do jornalista Lúcio Flávio Pinto. Nosso dinheiro suado não deve parar em mãos imundas. O judiciário paraense me envergonha, mas acredito que exista um caminho honesto para que essa situação constrangedora seja resolvida pelos meios institucionais.

Anônimo disse...

apareceu o "pai" da criança
não vai dar mais certo

Anônimo disse...

Caro Guilherme, pode contar desde já com minha presença espiritual nesse encontro do bar do parque, uma vez que tive que buscar o exílio aqui no coração da mata amazônica. Esmola para os minoranas, boicote aos jornais deles, olho vivo na evolução patrimonial do raimundinho, chagas do judiciário. Longa vida a LÚCIO FLÁVIO PINTO e ao nosso JORNAL PESSOAL.

Unknown disse...

O PRÓXIMO PASSO É UMA CAMPANHA DE BOICOTE AO LIBERAL. NÃO COMPREM MAIS ESSE TABLÓIDE!!

Anônimo disse...

NÃO ADIANTA NADA ESSA INJUSTIÇA DEPLORÁVEL, A FAMÍLIA MAIORANA JÁ FAZ PARTE DOS PIORES CAPÍTULOS DA HISTÓRIA DO CORONELISMO DA REGIÃO.
PAI CONTRABANDISTA E FILHO COVARDE.
AGORA A BANDA PODRE DA JUSTIÇA JUNTA-SE AOS INTERESSES DESSE BANDO.

Anônimo disse...

Concordo em colaborar...continuem divulgando onde será o centro de recepção das moedas. O Lucio Flavio merece o nosso apoio.

Anônimo disse...

Do blog do LUIS NASSIF*:

08/07/2009 - 23:57

O caso Lúcio Flávio Pinto

Do Observatório da Imprensa

MAIORANA vs. LÚCIO FLÁVIO PINTO

Jornalista é condenado pela Justiça do Pará

Por Rose Silveira em 8/7/2009

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/07/08/o-caso-lucio-flavio-pinto/

*Luis Nassif:
Introdutor do jornalismo de serviços e do jornalismo eletrônico no país. Vencedor do Prêmio de Melhor Jornalista de Economia da Imprensa Escrita do site Comunique-se em 2003, 2005 e 2008, em eleição direta da categoria. Prêmio iBest de Melhor Blog de Política, em eleição popular e da Academia iBest.

Anônimo disse...

Aguardando apenas definição de um local para o depósito das moedas.

Anônimo disse...

SOLIDARIEDADE A LÚCIO FLÁVIO PINTO

Nassif e frequentadores do blog: a jornalista Rose Silveira e um grupo de amigos, leitores, admiradores estão mobilizados e numa primeira iniciativa - haverão outras - fizeram um abaixo-assinado, que eu recebi à pouco e repasso prá vocês. Por favor, se julgarem por bem, assinem e repassem. Nessa hora a quantidade faz diferença contra o arbítrio!
Obrigada!
Maria Izabel de Azevedo Marques Birolli

ABAIXO-ASSINADO EM APOIO
AO JORNALISTA PARAENSE LÚCIO FLÁVIO PINTO

OBJETO

O repórter e editor do Jornal Pessoal, de Belém do Pará, Lúcio Flávio Pinto, foi condenado pelo juiz Raimundo das Chagas Filho, da 4ª Vara Cível da capital, a pagar uma indenização de R$ 30 mil aos irmãos Romulo Maiorana Júnior e Ronaldo Maiorana, proprietários das Organizações Romulo Maiorana, uma das empresas de comunicação mais influentes da Região Norte, cuja emisssora de TV é afiliada à Rede Globo. A sentença, expedida no último dia 6 de junho de 2009, refere-se a uma das quatro ações indenizatórias movidas pelos irmãos contra o jornalista que, em 2005, publicou artigo em um livro organizado pelo jornalista italiano Maurizio Chierici, depois reproduzido no Jornal Pessoal, no qual abordava as atividades de contrabandista do fundador das ORM, Romulo Maiorana, nos anos de 1950, o qu e teria motivado a ação, pois os irmãos consideraram ofensivo o tratamento dispensado à memória do pai. Além da indenização por supostos danos morais, o juiz ainda obriga o jornalista a não mais referir-se aos irmãos em seus próximos artigos.

Lúcio Flávio Pinto, de 59 anos, em quatro décadas de jornalismo é um dos profissionais mais respeitados no Brasil e no exterior. Seu Jornal Pessoal resiste, de forma alternativa, há 22 anos, sem aceitar patrocínio ou anúncios, garantindo a independência de seu editor frente aos temas públicos do Pará, sobretudo na seara política. Por sua atuação intransigente frente aos desmandos políticos, às injustiças sociais e ao desrespeito aos direitos humanos, recebeu prêmios internacionais importantes: em 1997, em Roma, o prêmio Colombe d’oro per La Pace; e em 2005, em Nova Iorque, o prêmio anual do CPJ (Comittee for Jornalists Protection). Além disso, é premiado com vários Esso. É também autor d e 14 livros, tendo como tema central a AmazÃ?nia, sendo os mais recentes “Contra o Poder”, “Memória do Cotidiano” e “AmazÃ?nia Sangrada (de FHC a Lula)”.
Esse fato demonstra o que significa fazer jornalismo de verdade na capital do Pará: uma condenação.

Por isso, nós, abaixo-assinados, solidarizamo-nos com Lúcio Flávio Pinto, pedindo a revisão de sua condenação em nome da democracia e da liberdade de pensamento.

===============================
Por favor, assine seu nome em sequência, com RG e CPG e devolva a mensagem para esta conta de e-mail: adm.aalfp@gmail.com

1. ROSEANE SILVEIRA DE SOUZA. RG: 1655551. CPF: 356.171.282-72.

Anônimo disse...

blog do Biscoito Fino e a Massa - Idelber Avelar:

sexta-feira, 10 de julho 2009

Solidariedade a Lúcio Flávio Pinto

Este é um convite a que você faça uma doação à conta bancária de Lúcio Flávio Pinto, um dos mais valentes jornalistas brasileiros, condenado a pagar 30 mil reais de indenização à família Maiorana, dona do grupo Liberal, afiliado paraense da Rede Globo de Televisão. A história da condenação de Lúcio e todos os links relevantes estão disponíveis nesse post publicado aqui no Biscoito anteontem. O Jornal Pessoal, informativo quinzenal e independente editado por Lúcio, não aceita propaganda e se mantém com a venda em bancas. A condenação é um golpe duro contra esse veículo.

Aí vai, por questão de transparência, o comprovante da minha doação de 100 reais:

**** (comprovante retirado por múltiplas sugestões de amigos).

Os dados da conta são:

Lúcio Flávio Pinto
UNIBANCO (banco 409)
Conta: 201.512-0
Agência: 0208
CPF: 610.646.618-15


Acabo de ter a notícia de que Lúcio está no hospital acompanhando seu irmão, Raimundo José, também jornalista, dois anos mais novo que ele. Raimundo está enfrentando o estágio final de um câncer.

Uma das coisas que aprendi a admirar nos EUA é uma certa cultura da doação. Não fosse por ela, provavelmente estaríamos agora amargando John McCain e Sarah Palin na Casa Branca. Eu ficaria muito honrado se conseguíssemos dar uma demonstração de força e levantássemos uma contribuição legal para o Lúcio. É evidente que qualquer quantia ajuda: 5, 10, 20 reais, o que puder. O importante é o gesto. Caso você o faça, deixe aqui o alô.

http://www.idelberavelar.com/

Anônimo disse...

no Vi o mundo, blog do Luiz Carlos Azenha:

Lúcio Flávio Pinto, jornalista condenado por fazer jornalismo
Atualizado em 10 de julho de 2009 às 08:54 | Publicado em 08 de julho de 2009 às 09:46

Jornalista mentir, deturpar, inventar, omitir, para atender a interesses político-econômicos dos patrões, pode. A mídia corporativa faz isso o tempo inteiro. Já revelar a verdade, corre-se o risco de processo. O caso do Leandro Fortes é exemplar. Devido a reportagem publicada em Carta Capital, está sendo processado por Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal (STF).

Agora, a condenação do Lúcio Flávio Pinto. Ildeber Avelar relata de forma brilhante este absurdo. Nossa solidariedade a Lúcio, que está sendo punido apenas por fazer o que todo jornalista deveria fazer: jornalismo.

Ronaldo Maiorana, da corja dos Marinho, espanca e sai livre; Lúcio Flávio Pinto faz jornalismo e é condenado

Idelber Avelar, em O Biscoito fino e a Massa

Prepare-se, caro leitor, para outro mergulho no Brasil profundo. Lúcio Flávio Pinto talvez seja hoje o jornalista mais respeitado e destemido da Região Norte...

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/lucio-flavio-pinto-jornalista-condenado-por-fazer-jornalismo/

Herbert Marcus disse...

Barata,

A campanha de apoio financeiro ao Lúcio está se estendendo Brasil afora, graças aos blogs que repercutiram a notícia e vêm se posicionando favoráveis.

Entre eles, o do Ildeber Avelar, onde muitos internautas estão se manifestando.

Achei ótimo o nome da campanha adotada aqui - Campanha da Moedada -, mas penso que de difícil execução sem um grupo organizado para levá-la adiante.

Onde, como e quem vai recolher as contribuições em moedas? Uma sugestão de posto de coleta seriam as bancas de jornais, principalmente aquelas que vendem O Pessoal .

Atualmente estou pesquisando uma possibilidade de coleta através de uma conta na CEF. A seguir.

Alguém sugeriu o uso do Paypal para a transferência bancária dos doadores, cujo serviço tem a vantagem de não cobrar taxas. O problema é que o Paypal é um sistema para operações de compra e venda através de um cartão de crédito, e o Lúcio Flávio não possui um.

Uma dica para quem não é cliente do Unibanco e não quer pagar a taxa do serviço de transferência (8 paus no caixa eletrônico e 13 no balcão da agência do banco onde se é cliente) é depositar diretamente em uma agência do Unibanco, na conta do Lúcio.

O LFP merece todo nosso apoio e o (des)merítissimo das Chagas o nosso inteiro repúdio.

Para os Maiorgrana nossa esmola solidária ao Flávio.

Abraços, Herbert Marcus

Anônimo disse...

Essa campanha iniciada no blog do Barata poderá,e, por aceitação deste em publicar no seu espaço nossos comentarios, (brigadão Barata), se bem conduzida pelos internautas de fato solidarios, revelará para aqueles que se interessam pelo jornalismo livre, que ainda existe muito a caminhar.Avançamos,demos passos importantes na comunicação, ferramentas como a internet sao inrreversiveis e ao nosso redor coisas incriveis vem nos dando lições de democracia impressionantes, mas, mesmo assim, ainda existem holigarquias,atrasos intelectuais,poder hegemônico com dificuldades enormes de aceitar o contrario de opinioes.Falamos tão maos dos americanos, mas eles mais uma vez provaram o quento respeitam oque conquistaram, Obama é a prova mais cabal disso.
Portanto,sejamos justos e nao vamos esquecer que o criador desse blog, tambem foi vítima dessa justiça esquizofrenica a pouco tempo: isso de julgar e condenar sobre o que nao se entende, tem sido recorrente.Entao, aproveitemos mais essa presepada com o Lucio, e denunciemos aos 4 cantos ciberneticos que aqui, no Pará, quem faz jornalismo ou tá sufocado no medo de dizer realmente o que pensa; ou vendeu sua alma; ou a querem arranca-la a todo custo.
Para uma articulaçao melhor, sugiro, que alguns "corajosos" se posicionem para formar um grupo "real" e formem mais um canal de comunicação e local de encontro.Sugiro tambem um outdoor, faixas e cartazes.
A ficha dos fãs desse blog ta começando a cair?
Coragem,anônimos,nao tenham medo dos capangas dos "mininos", nao..."nós podemos tudo, nós podemos mais, vamos lá fazer o que será!"(Gonzaguinha)

Assis Valente

Anônimo disse...

pessoal, ja tem a conta, ta aí publicada...ô meu povo!

Anônimo disse...

Falam que os carros de O Liberal para não pagarem o IPVA, são todos registrados como sendo da Fundação ORM, não seria bom darmos uma checada nisto? Se verdadeiro, está pratica não é correta pois se caracteriza o não pagamento de impostos!

Anônimo disse...

Barata: Voce sabe se a BIS, paga os impostos federais, municipal e estadadual por ocasião destas festas que são realizadas pelo Para Folia? Toda semana tem festa neste logradouro e será que eles pagam?

Anônimo disse...

ACHO ÓTIMO A IDÉIA :QUE SE TRANSMITA A AMIGOS,FAMILIARES,O BOICOTE AO LIBERAL.
NÃO É SÓ PAGAR EM MOEDAS
ÊLES TEM QUE SENTIR NO BOLSO TAMBÉM
DEPOSITAR NA CONTA DO LÚCIO FLÁVIO É MUITO BOM , MAS TEMOS QUE TER A MOEDADA,E ISTO SÓ PODE SER FEITO PESSOALMENTE E EM FRENTE AO FORUM E A SEDE DO LIBERAL
TEM QUE TER UM OBJETO PARA RECEBER AS MOEDAS QUE DEVEMOS GUARDAR PRA DEPÓSITO NA HORA
É DIFICIL CONSEGUIR MUITAS MOEDAS DE 0,05 E 0,10
ESTOU GUARDANDO TODAS QUE CHEGAM NA MINHA MÃO

Anônimo disse...

Além das moedas, quem quiser depositar sua assinatura em solidariedade ao Lúcio Flávio Pinto pode fazê-lo no blog http://solidariedadelucioflaviopinto.blogspot.com/

O blog consiste em um abaixo-assinado, que deverá ser encaminhado aos canais competentes.

Anônimo disse...

nao apenas um abaixo assinado, mas um manifesto fundamentado e endossado por todos nós.Esse manifesto poderá ser encaminhado para todos os cantos do mundo pela internet e encaminhado a Brasilia.Tudo be4m, o CNJ te o gilmar como presidente, mas ele é o presidente, nao o dono do mundo, muito dificil ignorar o manifesto.
Quem tiver condiçoes, poderá fazer o manifesto em ingles e espanhol, encaminhar para jornais de fora do país.
Podemos inicia-lo aqui e cada um contribui.Agora que se começou, é importante nao parar.A única cisa q2ue deve parar é essa esculhambaçao que ta essa justiça paraense.Podemos pedir tambem apoio ao comitê dorothy e aos ambientalistas.
Assis Valente

Unknown disse...

tem que pôr em prática a ação da moedada
no andamento do andor tudo acontece, todas as formas de manifestação contrária a esta sentença.
tem que ter passeata, como nos bons tempos em que a sociedade civil dizia de si,através de faixas, cartazes e palavras de ordem

Anônimo disse...

Como assino o documento de apoio ao Lucio Flavio, pois não consigo acessar o endereço acima. Seria bom que este documento também ficasse em algum lugar para torná-lo mais acessível. Acho a idéia de um ponto de arecadação proximo as "lojinhas maiorana" muito boa.

Anônimo disse...

Concordo com a Biju,
A moedada pode tomar varias formas, a passeata saindo do Bosque até a empresa dos maioranas, show com artitas locias com ingressos a C$ 0,10 e o grande ato de entrega (doação).Além das doações em conta ( UNIBANCO)a campanha é nossa e a causa é nobre.
Vamos bater esse açaí amanhã no Bar do Parque e buscarmos inspiração em Rui Paranatinga Barata, Valter Bandeira, Waldemar Henrique, dentre outos demasiadamente humanos...