terça-feira, 7 de julho de 2009

IMPRENSA – Lúcio Flávio reage com perplexidade

“Li com estupefação, perplexidade e indignação a sentença que ontem me impôs o juiz Raimundo das Chagas, titular da 4ª vara cível de Belém do Pará. Ao fim da leitura da peça, perguntei-me se o magistrado tem realmente consciência do significado do poder que a sociedade lhe delegou para fazer justiça, arbitrando os conflitos, apurando a verdade e decidindo com base na lei, nas evidências e provas contidas nos autos judiciais, assim como no que é público e notório na vida social. Ou, abusando das prerrogativas que lhe foram conferidas para o exercício da tutela judicial, utiliza esse poder em benefício de uma das partes e em detrimento dos direitos da outra parte.”
A declaração é do jornalista Lúcio Flávio Pinto, em sua manifestação a respeito da sentença do juiz Raimundo das Chagas Filho, da 4ª Vara Cível da capital, pelo qual foi condenado a pagar R$ 30 mil, a título de indenização, por supostos danos morais, aos irmãos Romulo Maiorana Júnior, o Rominho, e Ronaldo Mairoana, dois dos proprietários das ORM, as Organizações Romulo Maiorana. O magistrado acolheu integralmente a inicial dos autores e condenou o jornalista a pagar aos dois irmãos indenização no valor de R$ 30 mil, acrescida de juros e correção monetária, além de impor o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios, arbitrados pelo máximo permitido na lei, de 20% sobre o valor da causa. O juiz também proibiu Lúcio Flávio Pinto de utilizar no Jornal Pessoal “qualquer expressão agressiva, injuriosa, difamatória e caluniosa contra a memória do extinto pai dos requerentes e contra a pessoa destes”.

15 comentários :

Anônimo disse...

Calado ele ficaria no lucro.

Anônimo disse...

Kd o Sindicato dos Jornalistas, o qual tem pilastra de segurança maciça erguida por Lúcio Flávio Pinto (ex-presidente), que não se manifesta?
Será que até sobre o Sindicato dos Jornalistas o grupo Maiorana tem poder?

Anônimo disse...

QUEM, CALADO? O TRIBUNAL?

Anônimo disse...

Será que ele aprende agora? Ou vai continuar este jogo com outro quarquer para aparecer.

Anônimo disse...

o juiz no lucro sera´?ou é o jornal?os maioranas?quem ?

cris disse...

Nossa!!!

Anônimo disse...

21:38, essa frase a gente conhece.Muito usada pelos militares que adormeceram na década de 70 e ainda nao acordaram.Ridiculo esse "sera que ele aprende".Papagaio.

Lucia disse...

O lucro,nao sei exatamente de quem é.Perdemos todos nós com essa sentença.Estamos perdendo nossas referencias de confiança na justiça; estamos perdendo nossos marcos historicos para a mediocridade e estamos perdendo, principalmente nossa moral social.
Condenar alguem por dizer a verdade, ou,o que é pior, ter vivido essa verdade, é querer que lea negue a sua historia, o seu passado.Como um juiz pode querer determinar que um ser humano negue sua memoria, sua historia e seus acúmulos de conhecimento e informação? como um juiz determina que outro ser humano negue suas impressoes e destitua-se de saber sobre isso ou aquilo? e pior, de dize-las?
Lucio, ao ser agredido fisicamente, foi à DP, certamente foi fazer exame de corpo delito.Procedimento correto para constar nos autos do processo.Agora fica a dúvida: quando é a justiça que agride a integridade humana, que tenta e as vezes consegue amputar conhecimento,onde é feita a ocorrencia? o exame de verificaçao das marcas deixadas na alma sao feitas em que lugar?

Sócrates, segundo Platão, disse:
Quatro características deve ter um juiz; ouvir cortesmente, responder sabiamente, ponderar prudentemente e decidir imparcialmente."

Anônimo disse...

Não é de hoje que sabemos que a JUSTIÇA DO ESTADO está agindo conforme os interesses das Oligarquis do Estado. É Persseguição a pessôa de um cidadão que resolveu se desatrelar e mostrar para sociedade o reinado de sujeiras que é o Grupo Liberal. Somos solidários porque também já fomos vítimas desta "JUSTIÇA" e diariamente somos ludibriados por este grupo de comunicação tendencioso e parcial.

Anônimo disse...

com certeza o grupo dos Maiorana tem poder sobre o Sindicato ou este já teria se manifestado sobre o seu ex-presidente. Uma pena que seja assim...

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Calado ele ficaria no lucro.


Anônimo disse...
Será que ele aprende agora? Ou vai continuar este jogo com outro quarquer para aparecer.


quem foi o retrogrado que escreveu isso?

Anônimo disse...

O Anôninomo das 16:40 ameaçou o Lúcio ou é impressão minha?

Anônimo disse...

DA CABEÇA DE JUIZ, E DE BUMBUM DE BEBÊ PODE-SE ESPERAR TUDO.O LÚCIO NÃO VAI SE CALAR DIANTE DE INJUSTIÇAS,LUTA PELO DIREITOS DE TODOS,TEM QUE LUTAR PELO DELE CABE RECURSO NESTA AÇÃO.

Anônimo disse...

Olá, Barata!
Antecipadamente agradeço a vc a publicação do que se segue.
Tenho por Lucio Flávio Pinto o grande respeito que ele faz por merecer como profundo conhecedor da Amazônia em geral e do Pará em particular, mas...
Se faz lamentável que um intelectual desse quilate empregue seu precioso tempo se prestando a “coveiro de armário” dos Maiorana ou de quem quer que seja.
“Esqueletos de armário”, Barata (sem trocadilho), que atire a primeira pedra quem não os tem. No entanto, é direito de outrem não querer ver sua memorabília revolvida por mãos que não sejam as suas.
Foi articulizado que Romulo Maiorana Sr teve seu império construído a custa de ações pouco claras, tendo sido incluído nos arquivos do SNI, mas e daí? Em momento algum citou-se as centenas de pessoas que o grupo emprega ou mesmo as que se beneficiam das campanhas que as ORM apóiam, mas é daí? O que realmente importa é que Rominho tem um gabinete quase continental de tão grande.
Foi articulizado que Romulo Maiorana Jr não diz a que veio por não escrever artigos bombásticos em seus jornais, mas não citou-se a generosidade que é-lhe própria e a maneira cordata e igualitária com a qual trata as pessoas com quem convive e os funcionários de “O Liberal”, muitos ainda do tempo do “Seu Rômulo”. E daí que ele não saiba qual rio banha Santarém. Ao menos teve a humildade de perguntar, muito embora dinheiro p/ pagar quem faça o “dever de casa” não seja problema, ainda assim tal pessoa não existe, que eu saiba, ou tenha visto durante os anos em que convivi com os irmãos Maiorana.
Foi articulado que a Srª Dea Maiorana, em sua juventude viveu de forma “avançada” p/ a época. Em outras palavras: ao bom entendedor, a expressão facial de quem pensou uma coisa dessas já basta. A mim me parece, Lucio Flávio Pinto “colocou a mãe no meio” e, me desculpe, Barata, mas ai, até eu perderia a paciência.
Ronaldo Maiorana, quem realmente o conhece, como eu, por mais de 20 anos, que me desminta: não faz mal a ninguém. Creio ter tido realmente motivo p/ ter saído do sério e perdido a razão ao agredir Lúcio Flávio da forma que fez.
Ok, ele poderia ter esperado a Justiça, mas... Barata, nem vc manteria o sangue frio se tentassem macular de tal forma a memória dos seus antepassados. Ronaldo Maiorana, por ser “figura pública” não pode se deixar levar pela humanidade de perder a paciência. Mas desafio até mesmo ao próprio Lúcio Flávio Pinto a atirar a primeira pedra junto com quem, com ou sem razão, nunca “saiu no braço” em resolução de uma rusga qualquer que, sabemos, particularmente nesse caso, é antiga, muito antiga.
Barata, gostaria que meu pai me tivesse deixado como príncipe herdeiro de um império como "O Liberal", mas não deixou; nem por isso invejo os Maiorana, o que eles vivem, têm ou aparentam ter. Me sinto bem por merecer o respeito deles pelo meu trabalho, por minha honestidade, enfim. Se Rominho não escreve no seu jornal, paciência! Se ele viaja, o faz com o dinheiro dele e ninguém tem nada a ver com isso.
Certamente Lucio Flávio Pinto tem temas mais importantes que a história de “O Liberal” aos quais dedicar seu intelecto, sendo enorme perda de tempo lutar contra a realidade inacreditável e deprimente que é, p/ os que se roem de inveja, passar na frente do prédio de “O Liberal” ali na 25 de Setembro; no entanto, se quiser ater-se a essa linha, cito Haroldo Maranhão em seu “Rio de Raivas”, que assuma-se “...assassino nato sem coragem de matar, que não podendo matar crava as unhas nas na carne das pessoas com a ferocidade das hienas hidrófobas”. Mas faça a si mesmo o favor de não acreditar que elas ficarão quietinhas, pois não ficarão!
Avante! ...saiba que o fedor do lixo moral dessa cidade certamente o acompanhará pelo fim dos seus dias como uma aura, se insistires em meter a mão nele.

Edson Pantoja.

REJANE disse...

BARATA,
Uma sentença como essa novamente torna concreta a fala de todos: o judiciário é a favor das oligarquias. Porque é regido pelos mesmos. Basta ver a maioria dos sobrenomes.
Esta é a hora do apoio e da manifestação de indignação.
Abraço,
Rejane.