quinta-feira, 20 de março de 2014

BLOG – Um agradecimento especial

        A pressa em atualizar o blog e o cansaço, pela noite insone, conspiraram contra mim e fizeram-me incorrer em uma omissão que trato de corrigir, movido pelos sentimentos de gratidão e amizade, na esteira dos agradecimentos ensejados pelo Blog do Barata ter superado a marca de três milhões de acessos. Trata-se do agradecimento público que devo, além de amizade, admiração e respeito, a Cadmo Bastos Melo Júnior e Charles Alcântara, ambos profissionais de competência, probidade e experiência reconhecidas.
        Cadmo é o advogado que, sem nenhuma contrapartida financeira, defende-me, com comovente dedicação, nos contenciosos que travo contra os esbirros togados e os cúmplices retroativos da ditadura militar, em notórias litigâncias de má-fé. Em uma terra de muro baixo, na qual é prática corrente a deletéria promiscuidade entre o público e o privado, e onde proliferam os tiranetes de província, advogar-me representa um ato de comovente coragem moral.
        Charles é servidor de carreira da Sefa, a Secretaria de Estado da Fazenda, e presidente do Sindifisco, o Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará, notabilizado pela postura intransigentemente ética, o que faz dele um interlocutor absolutamente confiável. A ele devo o aval que fez o Sindifisco tornar-se anunciante do Blog do Barata, contra o qual conspira, a despeito do expressivo volume de acessos, o pacto de silêncio imposto pelos donos do poder. Nesse contexto, tenho também a exaltar em Charles a mesma coragem moral que identifico em Cadmo.
        Charles, diga-se, evidenciou sua comovente coragem moral em um episódio que só agora torno público. Diante de denúncias envolvendo servidores da Sefa, setores do Sindifisco, movidos pelo corporativismo, pretenderam engessar-me, impondo-me uma caricatura de contrato, com imposições surreais, que fariam do blog um arremedo de Diário Oficial do sindicato. Levei o assunto a Charles, com o cuidado de deixá-lo à vontade, para não constrangê-lo, e a marmota acabou sepultada. Jamais recebi dele qualquer pedido para contemporizar em relação a qualquer imbróglio envolvendo a Sefa. Para quem conhece as relações de poder no Pará, as quais Charles está exposto por presidir uma entidade da relevância política do Sindifisco, não se trata de nenhum exagero definir como dignificante sua postura.

        Isso posto, registro aqui, com o poder de permanência e convicção da palavra escrita, meu terno e comovido agradecimento a Cadmo e Charles. Reiterando, agora publicamente, minha amizade, admiração e respeito por ambos.

Nenhum comentário :