segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

IGNOMÍNIA – O desabafo da mulher do acusado

        Abaixo, na íntegra, o desabafo de Thais Andreza Carvalho Sampaio, diante da injusta prisão do marido, Laércio Augusto Gurjão Fernandes, o aspirante da PM acusado de participar da execução de um suspeito de assaltar a casa de Merian Ribeiro Formento, também aspirante da Polícia Militar:

        "Escrevo como um ato desesperado e ingênuo. Eu não sei o que pode resultar deste meu ato, mas não consigo mais ficar com os braços cruzados diante de tanta injustiça. Dia 25 do mês de outubro, Laércio Augusto Gurjão Fernandes, aspirante da polícia militar deste estado, foi preso por um crime que não cometeu. Eu sou totalmente leiga no que se refere aos trâmites judiciais no nosso país, porém nunca me ocorreu ser possível um inocente ser preso. Eu não entendo como, sem qualquer prova substancial, podem de uma hora para outra prender alguém porque simplesmente achou parecido. Testemunhas e evidências de que o Laércio estava trabalhando no dia em que aconteceu o crime não faltam. Tanto o delegado, quanto o promotor e o juiz conhecem essas provas, no entanto o mantém preso, ignorando que o verdadeiro autor desse crime está livre!!!
        “O Laércio nunca faltou o serviço. Nunca efetuou qualquer disparo que não tenha sido na academia, durante seu treinamento. No dia em que aconteceu o crime, por volta das 14h, ele estava fazendo a manutenção da viatura 2033 numa empresa chamada Scarf, localizada na travessa Timbó com a avenida Marquês de Herval. Às 14h40, ele estava auxiliando agentes do Detran numa barreira na avenida perimetral. Às 15h30, ele abordou um rapaz que levava uma criança de quatro anos numa moto, e esse mesmo rapaz se prontificou como testemunha, mesmo tendo sido repreendido pelo aspirante. Se ele está preso é por conta de um equívoco lamentável na apuração do inquérito. Eu estou surpresa que uma pessoa seja presa por ter sido reconhecida de forma arbitrária, pois não existe e nem pode haver qualquer certeza no depoimento daquele que acusa o Laércio de ser um homicida.
        “Estamos todos muito abalados com este incidente, principalmente pela ciência que todos possuímos da certeza de estarmos passando por um constrangimento cruel perante amigos e conhecidos. Experiência essa que não nos cabe, posto que se trata de um inocente. Minha urgência e desespero está em acabar com essa situação de constrangimento em que temos que estar em um presídio, quando nada devemos, nada fizemos para estarmos ali.
        “Eu não estou expondo toda essa situação aqui para que curtam. Isso é uma denúncia, é algo que pode acontecer com qualquer um que vista uma farda de polícia, ou tenha amigos que sejam da polícia, ou ainda que meramente exista!!! O Laércio foi reconhecido através de uma foto, num evento da formatura, num almoço, num restaurante, uma foto de Facebook, que não tem nada a ver. Cada vez que eu penso, que eu acordo, eu tenho vontade de ir lá e sacudir essas pessoas - promotor, juiz, delegado - para que trabalhem direito. Eles têm nossas vidas em suas mãos e estão brincando com as nossas vidas!!!
        “Agradeço a atenção

        “Thais— com Laércio Gurjão.”

25 comentários :

Anônimo disse...

tHAÍS TENHA FÉ EM DEUS, QUE TUDO SERÁ RESOLVIDO.SE ELE É INOCENTE A VERDADE VIRÁ A TONA .
MUITA SORTE PARA VC

Anônimo disse...

sinto pena de voce, mas nesse caso, apesar de longe do local, quem sabe ele não mantinha o tal "dominio do fato" - não basta estar presente, mas se estiver dominando o fato vai preso sim!! Lugar de assassino é na cadeia! Viva O Barbosão e sua trupe!

Anônimo disse...

Para que o aspirante Laércio Gurjão tivesse "o tal domínio do fato", ele deveria ter sido preso como mandante e não foi o caso. O aspirante foi preso por homicídio! Como é que alguém que está em Belém, trabalhando, pode matar alguém que está em Mosqueiro??????? É necessário ser coerente e ter um pouco de inteligência (um pouquinho só) para deduzir que isto é impossível! É necessário, também, que se analise bem as palavras antes de colocar bobagens que podem ser, inclusive, vistas como acusação e serem objeto de processo.
Ótimo texto, Barata! É um assunto de relevância social. Todos possuímos a prerrogativa de fazer que a justiça seja feita. É nosso dever de cidadão, garantir que ela se cumpra!

Anônimo disse...

15:27, voce é bem idiota mesmo.

Anônimo disse...

15:27, tomara que aconteça contigo uma injustiça dessa, quero ver teu argumento, criatura tosca.

Unknown disse...

Agora é minha vez de falar. Aos senhores ignorantes, não preciso que acreditem no que digo. Concordo sim que lugar de assassino é na cadeia, desde que existam provas que coloquem os acusados no local do crime e motivos para o crime, nesse caso posso afirmar, NÃO EXISTEM. A prisão tanto de Laércio quanto de Carlos Eduardo, é arbitrária. De acordo com o processo dos mesmos, a testemunha, suposta vítima(que de vítima não tem nada), no primeiro reconhecimento afirmou que Carlos Eduardo não estava no dia do ocorrido, e dias depois volta atrás dizendo não ter havido tempo para reconhecer direito, então solicitando um segundo reconhecimento, só reconheceu com boné. No mínimo duvidoso, assim como toda investigação.
Infelizmente, Laércio e Carlos Eduardo, entraram nessa história, por conta de uma foto. Chega a ser cômico, uma foto tirada em uma confraternização da acadêmia. Foi como mamãe mandou, e os ganhadores foram justamente os dois ao lado da Asp. Merian, também acusada, cujo a casa havia sido assaltada.
No mês do ocorrido, meu noivo estava de férias, e estive todos os dias com ele. E não é por amor que o defendo, é porque estava com ele, e afirmo que nem se quer sabia do ocorrido, soube pelos colegas de acadêmia.
Ninguém, apenas Deus sabe o sofrimento que tem sido, para os familiares de Carlos Eduardo e Laércio.
Sem dúvida nenhuma, lugar de marginal é enjaulado, de marginal, e não pessoas cujo a culpa lhe foi imposta. Se tivessem prendido o ladrão, mesmo passado o flagrante, talvez esse pesadelo não estivesse acontecendo. MARGINAL SOLTO E GENTE INOCENTE PRESA, ESSA É A JUSTIÇA DO NOSSO PAÍS.

Muito Prazer, meu nome é Rachel Santos, e sou noiva do Asp. Carlos Eduardo.

Anônimo disse...

Eu já tive conhecimento d injustiças parecidas! A DECRIF não detêm isenção. Esse delegado citado é uma figura absurdamente incompetente, do tipo "pau mandado". Ele sequer deve ter tido o trabalho d investigar. Os inquéritos são feitos por escrivães e ele só tem o trabalho de rubricar as páginas. É essa categoria q. quer aumento salarial!

Anônimo disse...

Pode não ter cometido esse crime, mas boa peça não deve ser para estar envolvido e ser preso, até porque na polícia o que mais ocorre é corporativismo. De qualquer forma, Vamos aguardar o desenrolar do processo criminal. Ele está em prisão cautelar, isso está previsto em lei, nao ha nenhuma ilegalidade. No mais, Já vi muito bandido e parente de bandido jurar de pés juntos que não cometeu crime algum mesmo tendo vasto prontuário policial. O Dirceu e o Genoíno até agora ainda dizem que são inocentes. Vamos com calma, antes de solidarizar com alguém que jura inocência.

Anônimo disse...

Boa peça você aí de cima não deve ser para julgar o caráter de alguém sem conhecer.

Anônimo disse...

Existe ilegalidade sim! Prenderam alguém apenas por causa de uma testemunha, quando todos nós sabemos que testemunha não é prova cabal de um crime. Testemunhas podem ser contestadas, podem mentir, podem não estar em seu juízo perfeito... é uma palavra contra a outra. Após o depoimento da testemunha, a primeira coisa que deveriam fazer é verificar os álibis do suspeito, o que não foi feito! Se tivessem apenas verificado os hálibis, nada disso teria acontecido. Isso tem cheiro de incompetência, tem cheiro de preguiça, tipicos do nosso funcionalismo público.

Anônimo disse...

Não é uma questão de "jurar de pés juntos" que meu amigo é inocente, é mais uma questão de ele ser inocente mesmo, simples assim! Quando uma pessoa simplesmente não estava no local do crime (estava a quiilometros de distância), trabalhando, com provas, aceitáveis em qualquer tribunal, de que estava trabalhando, se torna impossível que essa pessoa seja a executora de um assassinato por arma de fogo. Existem situações em que apenas se acha, "juram" inocência e existem situações que se tem certeza com base em provas, esta última é a situação do Laércio. Quanto ao fato dele "não ser boa peça" por simplesmente estar envolvido, mesmo sendo inocente... Laércio se formou com estas pessoas e saiu em foto de comemoração de formatura com estas pessoas, essa é a relação entre eles, foi assim que ele foi ligado aos crimes, apesar de estar em Belém no momento do crime ocorrido em Mosqueiro. É incrível como o simples fato da pessoa ter sido presa já a torna culpada, mesmo quando todos as provas estão claramente apontando para a sua inocência! Laércio foi sorteado! Poderia acontecer com qualquer um! Não pense que vc que está lendo, está isento disso! Vc vai um dia numa festa, tira uma foto, depois as pessoas da foto cometem um crime e de repente vc está envolvido, só pq estava na foto, pq se formou junto, pq é colega de profissão! É muito triste! Não desejo este terror a ninguém!

Anônimo disse...

Vem cá! Esse Delegadorzinho, Promotorzinhoe e a Juizinha não sabem que toda TESTEMUNHA é conhecida como a PROSTITUTA DAS PROVAS? ou estou estudando errado. Ainda a tempo de Correição, senão merecem PAD rigoroso.

Unknown disse...

É bom ser anônimo pra falar o que quiser, e julgar pessoas as quais não conhece. Com toda certeza deve ser um babaca de plantão, sem o que fazer, que acha que sabe tudo, quando não sabe nada. Mas uma coisa posso concordar com você, ser ignorante, vamos aguardar o desenrolar do processo, assim teremos o direito de esfregar na cara de pessoas como você, que nem toda autoridade é corrupta.

Anônimo disse...

No final da novela deverá ser obtido indenização (merecida!) para que o contribuinte pague (imerecidamente!), sem qualquer restituição ao orçamento pelo servidor público que deu causa ao erro (sorridente!).

Thais disse...

É possível que esteja ocorrendo um corporativismo sim, visto que os verdadeiros criminosos estão sendo ignorados tanto pela polícia quanto pela justiça. A minha denúncia não se restringe na pessoa inocente que está presa, mas também em cobrar a investigação coerente a fim de encontrar aqueles que estão sendo favorecidos por essa situação. O Laércio tem como provar sua inocência, mas não deveria estar passando por isso, se o delegado tivesse mais comprometimento e responsabilidade na apuração dos fatos. Thais

Thais disse...

É possível que esteja ocorrendo um corporativismo sim, visto que os verdadeiros criminosos estão sendo ignorados tanto pela polícia quanto pela justiça. A minha denúncia não se restringe na pessoa inocente que está presa, mas também em cobrar a investigação coerente a fim de encontrar aqueles que estão sendo favorecidos por essa situação. O Laércio tem como provar sua inocência, mas não deveria estar passando por isso, se o delegado tivesse mais comprometimento e responsabilidade na apuração dos fatos. Thais

Anônimo disse...

12:24, poderia ser você, por exemplo cair numa arapuca dessa, então nao seria voce "boa peça"?

Anônimo disse...

isso cabe um processo contra o estado.Ah! cabe!

Anônimo disse...

Thais, qualquer pessoa pode entrar com habeas corpus no TJE, no STJ, se voce diz que tem todas essas provas, basta voce colocar em cima da carta HABEAS CORPUS e dar entrada nos tribunais, juntamente com todas as provas que diz ter. Com certeza a decisa de manter preso o seu marido vai ser revista. facebook, Blog do Barata não é o lugar competente para revisao de decisoes judiciais.

Anônimo disse...

quer dizer que tem uma foto: isso já é mais que domínio do fato, isso é culpa mesmo. Pois como disse o anônimo acima: Genoíno e Dirceu estão presos e se dizem inocentes. Portanto, vamo com calma. Outro dia um PM pegou 36 anos por matar uma juíza. Acho bom não tira foto com suspeitos, nem ficar na presidência de algum partido, ou mesmo ser chefe da casa civil do governo: tudo dá no mesmo cadeia! Prá mim é puro domínio do fato! Agora é juizinho, delegadozinho e promotorzinho. Dá-lhe Barbosão!

Anônimo disse...

Como tem gente estúpida que não sabe o poder das mídias...

Anônimo disse...

Ahahahaha é pra rir, né?! Tanta idiotice desse 18:13 não pode ser levada a sério. Esse aí só nascendo de novo!

Anônimo disse...

E ainda acha que está ajudando, dando dica habeas corpus, como se já não tivessem feito isso. É alguém do nosso facebook fantasiado de amigo e formado em direito.

Thais disse...

Eu gostaria de agradecer a todos que comentaram acerca deste momento que estamos vivendo. Mesmo àqueles comentários desagradáveis para nós que estamos passando por tudo isso. Enfim, a questão está nas mãos de quem tem poder para decidir. Mais uma vez, como eu coloquei, foi um ato desesperado tornar isto público, muito embora já tenha sido notícia em outros meios de comunicação. Eu espero que a justiça seja feita, que a verdade venha à tona e que os de fato responsáveis por esse homicídio sejam investigados.

Anônimo disse...

18:07, realmente não é o lugar, mesmo porque tem advgado no caso, mas serve para mostrar como estamos bem arranjados acontendo casos assim. Fica invisivel se nao for para as redes.É so mais um caso de injustiça como tantos.Lembre que Um homem ficou preso mais de 30 anos e era inocente. O estado de São Paulo pagou uma grande indenizaçao. Se tivesse na época divulgação maior e com isso as vozes populares, ele estaria vivo hoje e livre a mais tempo, mas a justiça foi sua maior algoz. Não subestime o poder das midias alternativas, meu caro, naõ mais.