quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

MINISTÉRIO PÚBLICO – Silêncio comprometedor

Mesmo garantida a inocência presumida ao eventual suspeito, soa no mínimo inusitado o silêncio da atual administração do Ministério Público Estadual diante das ilações que fatalmente emergem de três ações de cobrança movidas contra o promotor de Justiça Franklin Lobato Prado. A tramitação dos três processos está disponibilizada no site do TJ Pará, o Tribunal de Justiça do Estado, e neles são cobrados vários cheques, o que, nas especulações de bastidores, associam o nome do promotor de Justiça a suposta prática de agiotagem.
É da prática da agiotagem, como se sabe, que quem pega o empréstimo obtido forneça cheque, ou cheques, como garantia do pagamento da dívida contraída. Ao mesmo tempo, um despacho do juiz João Batista Lopes do Nascimento sugere que a suposta prática de agiotagem pelo promotor de Justiça foi, ou pelo menos parece ter sido feita pela parte. “Fio como único ponto controvertido a origem lícita ou não dos créditos do autor, uma vez que o réu alega que são oriundos de prática criminosa que, se comprovado, obrigará o Juízo a acionar o Ministério Público e o Conselho Nacional do Ministério Público ante a gravidade das acusações”, assinala o magistrado. O que reporta, inevitavelmente, à ilação de que o beneficiário do empréstimo, quando cobrado na Justiça pelo promotor, tenha alegado a origem espúria e ilegal da dívida para, com isso, torná-la sem efeito.
Não seria o caso, para salvaguardar a imagem do Ministério Público Estadual e do próprio promotor de Justiça, a instituição tratar de apurar a grave suspeita suscitada? O silêncio, no caso, tisna a credibilidade do Ministério Público e do promotor Franklin Lobato Prado.

29 comentários :

Anônimo disse...

Que bomba!!!! Mas não é de hoje que o MPE está cheio de agiotas circulando nos corredores. Basta conversar com qualquer servidor que se descobre as provas disso aí. O Sindicato denunciou essas práticas em janeiro e que resultou foi o processo do Diretores do sindicato pelo crime de calúnia, pelo Promotor Dr. Isaias. Veja que uma denúncia mais efetiva sobrou pra quem a denunciou. Desculpe Barata, mas suas denúncias num blog não vão dar em nada.

Anônimo disse...

O que o ANÔNIMO das 15:07 diz é verdade. O Sindicato, ao que se comentou à época, denunciou o fato ao CNMP, mas a única punição foi a que sobrou para um dos (ou para mais de um, não sei...) Diretores do Sindicato. Um retrato fiel de nosso país, onde não há para quem se recorrer. E quem o fizer será imediata e severamente retaliado.

Advogado Indignado disse...

Agiotagem no MP...
É o fim da picada. Está parecendo roteiro de novela mexicana. Um promotor supostamente pratica crime de agiotagem, um juiz coloca esta constatação no meio de uma decisão publicada no Site do TJE, diz que irá informar ao CNMP e ao próprio MP e nada acontece. Só falta a mocinha que irá se apaixonar pelo bandido(?) e irá entregar tudo para a justiça (?!!!?)
Quem milita diariamente no forúm e tem contato com estes seres "semi-deuses", que ficam acima do bem e do mal, nem desconfia que tudo isso acontece por baixo da saia da impunidade na política do companheirismo.
Geraldo, Ubiragilda, CNMP, faz alguma coisa. Não deixem o navio naufragar antes do Barleta assumir o comando...
P.S. Parece que ainda há suspeita que o dinheiro teria sido desviado de licitações fraudulentas do próprio MP, e que a coisa já ultrapassa a cifra dos milhões... veremos, veremos...

SERVIDOR CONCURSADO DO MPE disse...

Isso daí não é novidade dentro do MP... Todo mundo sabe. O Procurador-Geral sabe, a Corregedora sabe, todos os promotores sabem. Existem até alguns advogados que sabem desta prática. Muitos destes são clientes do Dr. Franklin, mas só um destes "clientes" teve coragem de denunciar...
Para quem quiser saber o número do processo é 0000814-69.2006.814.0301. Basta pesquisar...
Tem muita sujeira aqui dentro. Apoio iniciativas como esta do Barata e do Wolgrand, de dar conhecimento de fatos tão sórdidos a todos os interessados (Cidadãos Paraenses não-alienados).
A grande maioria dos servidores está gastando o que tem e o que não com estudo para ver se sai deste órgão sujo, traiçoeiro e medíocre.
Quem circular nos corredores do MP vai verificar que os servidores concursados já estão virando minoria e que aumenta cada vez mais o número de Estagiários e de baba-ovo sem liame com o órgão (os comissionados)...
Continue informando o povo, Barata... Parabéns...

Anônimo disse...

Que país é este?????
Acho que está na hora de chamar a brigada militar que está acabando com os traficantes no Rio de Janeiro e mandar ver em cima desses traficantes de influências, de malversação da coisa pública, de roubalheira nos cofres públicos.
Aonde vamos parar desse jeito?
É Promotor de Justiça agiota. É enxurrada de cargos comissionados no MPE, TJE, TCE, TCM, ALEPA, no Executivo. É engravatado ganhando mais que o teto remuneratório do Supremo. É uma vergonha institucionalizada. Uma grande sacanagem com o dinheiro do contribuinte.
Não sei o que dizer ao meu filho. Que futuro terá nossa juventude, com estes bando de calhordas roubando descaradamente, desrespeitando a tudo e a todos?
Enquanto isto, a população não tem hospital, escola, saneamento básico e um salário mínimo digno para sobreviver.
É de causar nojo tudo o que está sendo denunciado em seu blog e no blog do major wolgrand.
É repugnante a atitude dos homens que deveriam zelar pelo bem estar social.

Anônimo disse...

Como pode o Dr. Jorge Rocha concorrer à lista tríplice para Procurador Geral do MP, se seu irmão é o atual PGJ?
Será que a máquina administrativa, comandada pelo Dr. Geraldo Rocha não está facilitando as coisas para o trio Barleta, Marco Antonio e Jorge Rocha que são candidatos da situação contra a Dr. Ester Outeiro que é da oposição?
É jogo de cartas marcadas. Anotem aí galeta;
PGJ - Eduardo Barleta
SubTAInstitucional - Marco Antonio,
SubTAAdministrativo - Jorge Rocha
E viva a Dra. Esther por sua coragem e determinação em enfrentar os três mosqueteiros do Geraldão, que deverá receber pelos bons serviços prestados na eleição um cargo administrativo, não voltando mais a atuar nos processos afetos a sua Procuradoria
de Justiça.
Isto é o jogo do poder no MPE.

Anônimo disse...

Enquanto o sofrido sindicato dos servidores do MPE denunciavam a agiotagem praticada nos corredores do edifício-sede o buraco era mais em cima.
No MP não existem só agiotas no baixo clero, existem agiotas também no alto clero que agem como aves de rabina aproveitando-se da situação de penúria a que foram submetidos os servidores do MP, que tem passado neste atual administração o pão que o diabo amassou.

Verdadeiro Promotor de Justiça disse...

Rediscutindo o dicionário:
Barata, no MP estadual o uso do dicionário tradicional foi banido. Você, que usa o blog para trazer a população paraense informações sobre as mazelas das instituições que deveriam defender os interesses desta mesma população, é taxado de doido, louco. As pessoas que fazem denúncias são considerados malfeitores, caluniadores. Aqueles que cometem crimes, como agiotagem e venda de manifestações, são chamados de excelentes promotores, são promovidos e, espantosamente, chegam à capital muito antes que aqueles que não “merecem”.
Informo-lhe, caro Barata, que, apesar de haver diversas maçãs podres neste cesto, algumas ainda não foram contaminadas, algumas ainda são comprometidas com o bem coletivo da sociedade e lutam contra estas ações criminosas. Uma pena que promotores assim, que não compactuam com a corja que dirige o MPE, fiquem no interior e só cheguem à capital graças ao natural decorrer do tempo...

Anônimo disse...

REINADO DA FAMÍLIA ROCHA:
O MP está recheado de parentes do atual Procurador de Justiça, Dr. Geraldo de Mendonça Rocha, vejamos;
Familiares:
- Dr. Jorge de Mendonça Rocha- Procurador de Justiça (irmão).
- Paulo Marcelo Rocha Accioli - Comissionado(primo)
- Susana Maria Xavier de Mendonça- Comissionada (prima)
-Maria da Vitória Motta Melo da Rocha- comissionada (prima)
-Ricardo Gil Castelo Branco- Comissionado(primo);

Temos os Comissionados" Gente Boa" tem cartão Yamada e algo mais...
-Celina Coelho Cativo- Filha da Tereza Cativo-Secretária do TJE, ex-secretária do Jatene,
-Alexandre Mota Rodrigues-Genro da servidora Eliana Damasceno- pessoa de confiança do PGJ,
-Klaus Rhossard Seabra Guimarães -amigo da filha do PGJ(trabalharam juntos no Angar)
-Lucianan Andrea Dantas Rodrigues- filha do Edilson Silva da OAB/Pa,
-Marcia Virginia Valle Rath de Souza Franco-Cunhada do PJ Armando Brasil, Nora do Edson Franco e filha do Cornelio Rath, antigo gerente do Unibanco do posto do MP e diretor no Angar,
Rodrigo Camargo Casara- noivo da filha da PJ Dr. Socorro Mendo,
-Julio Victor dos Santos Moura- veio indicado do TJE,
-Ruy Agostinho Otoni Vieira- engenheiro aposentado do MP que agora recebe aposentadoria e mais um gordo salário como comissionado.
-Erik Luiz de Nunes Valente-Assessor do PGJ, filho do Procurador de Justiça aposentado Luiz Ismaelino Valente.
Temos também a servidora Katia Jordy Figueiredo, irmã do deputado Estadual Arnaldo Jordy, concursada como Técnica no Polo de Abaetetuba e que teve seu pedido deferido pela Assessora Jurídica para permanecer em Belém, para conclusão do curso de direito,
enquanto pedidos identicos de outros servidores,que não tem parentela com gente "importante" da terrinha, foram indeferidos.
Viva a democracia,a transparência, a austeridade, mas longe bem longe do MP do Pará.

Anônimo disse...

Putz... É muita podridão... Na esfera federal também há irregularidades, mas no âmbito estadual é muito mais descontrolado. São comentários que impressionam por demonstrar que realmente ter tido um berço melhor, infelizmente, pode facilitar os rumos de sua vida.

Anônimo disse...

Por toda a parte e em todos os tempos, os homens se põem a querer mais do que o que lhes é dado possuir.

Essa inelutável contingência humana, que através de todos os tempos, tem mantido as instituições sociais num ritmo constante de altos e baixos, degenera o dever em corrupção, o bem público em privilégio dos mais fortes e dos mais ousados. Então, se vê a moral pública restringida e às vezes até suprimida.

Ignorar o bem comum como condição precípua do nosso próprio bem, que transforma o egoísmo em cooperação e ajuda; a ambição em respeito às necessidades e aspirações dos outros homens, faz com que se desvie o caráter da personalidade humana e se leve a uma apaixonada, insana e sórdida indignidade pelas ambições individuais, que pesarão sobre as nossas vidas como a negrura dos céus nos dias de tormenta - desde que tenhamos o mínimo escrúpulo quanto ao sentimento de que tudo aquilo que se rouba aos outros arranca-se de nós mesmos.

A CONSCIÊNCIA NÃO DORME!

Os que atingem o poder querem sempre mais poder.

Os que se sentem à vontade por fazer o que querem, independentemente dos graves danos que se possa causar a outros, acabam por degenerar, neutralizar e destruir o bem comum, a justiça social e a moral pública.

O MINISTÉRIO PÚBLICO NÃO DEVE SE OMITIR DE "CORTAR NA PRÓPRIA CARNE", DESDE QUE SEJA PRA RESGUARDAR O RESPEITO E A CONFIANÇA DA INSTITUIÇÃO!

Anônimo disse...

Barata,
Ontem foi eleito para ser Corregedor Geral do MP, para o biênio 2011/2012, o Procurador de Justiça, Dr. Raimundo de Mendonça Ribeiro Alves, primo legítimo do Procurador Geral de Justiça,Dr. Geraldo Rocha.
Assim temos mais um "sangue azul" da família real dos Rochas, no poder.
Será que a escolha não tem o dedinho do "Poderoso Chefão", uma vez que a escolha é feita pelo Colégio de Procuradores do MP?
O Procurador de Justiça Dr. ADÉLIO MENDES, ficou tão decepcionado com a mutreta que irá se aposentar, deixando para o famigerado Dr. Ricardo Albuquerque a suplencia de Corregedor-Geral.
Tá tudo dominado!!!!!!!!!!!!!!
Vida longa aos Rochas!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Não quero acreditar nas coisas publicadas no seu blog.
Sempre acreditei que o MP seria a grande salvação para a conquista de uma sociedade mais justa e igualitária.
Agora o que fazer se o guardião da lei está mais sujo do que pau de galinheiro?

Anônimo disse...

sobre o anônimo das 11:55

não rebaixo a tanto o pau do galinheiro, pois as galinhas são sinceras, honestas, trabalhadoras e protegem muito bem seus pares...

Anônimo disse...

A notícia, os personagens e a fonte de divulgação me trazem à lembrança a poesia consagrada de Augusto dos Anjos, que o Dr. Franklin deve meditar:


Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro da tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem que, nesta terra miserável,
Mora entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!

Anônimo disse...

Genteeeeeee! É chumbo grosso as denúncias feitas sobre a atual gestão do MPE.
O Conselho Nacional do MP deveria retornar à Belém para fazer uma nova inspeção.
Vou tentar junto a OAB para que nossa entidade se manifeste diante de tanta irregularidade.
Não podemos ficar omissos e fazer que nada está acontecendo.
É necessário uma posição enérgica para que as denúncias sejam apuradas.

Anônimo disse...

PQP eu não posso nem chamar o BOPE, afinal de contas esse povo é tudo otoridade que deveria nos proteger. Jesus, apaga a luz!

Anônimo disse...

tudo inveja de quem não têm competência de estar nos melhores cargos do MP.

Anônimo disse...

O assunto não para por aí. É só olhar no diário da justiça.
Quando o juiz estava de férias uma juíza substituta mandou redistribuir o processo.
Não parece estranho?

Anônimo disse...

No MP a agiotagem é praticada, também, dentro da Associação dos Servidores do Ministério - ASMIP.
Inclusive os descontos são feitos na folha de Pagamento do Órgão.
É só pedir à atual diretoria da ASMIP a prestação de contas dos últimos 4 anos e será confirmada a denúncia.

Anônimo disse...

Ao anonimo das 15:25,
Competência passa longe dos cargos comissionados do MP.
A antiga Camara Técnica, renomeada para GTI é formada por um monte de desqualificados, que só estão no cargo por conta de parentesco e indicações.
Ah! a assessoria do PGJ nem se fala.É só ler os pareceres e se deliciar com tanta burrice.
É besteirol para todos os gostos.
Meu amigo(a), nunca na história do MP assistimos tanta incompetencia junto.
Voce ainda acha que é para ter inveja? Me poupe, é para ter vergonha de pertencer a uma Instituição totalmente desacreditada e desmoralizada.

Anônimo disse...

Não podemos,nos assustar. O Promotor Furtado, de Marabá, desferiu oito tiros na esposa, e recebeu como pena, apenas uma censura. então,não existe nenhuma surpresa.
João Costa

Anônimo disse...

Corregedoria X Cocheira
Como o Colégio de Procuradores de Justiça elege o Dr. Ricardo Albuquerque para 1 suplente da Corregodoria-Geral?
Este ser que mas parece um cavalo batizado, é famoso por protagonizar cenas de desrespeito tanto a Membros quanto a servidores do MP e com certeza deixará em sua passagem na Corregedoria marcas de suas atitudes antidemocráticas.

Anônimo disse...

PQP, eu pensei que os servidores do MP tinham uma vida de marajá e agora percebo que os caras sofrem mais do que suvaco de aleijado.
Os concursados são preteridos para que uma corja de apadrinhados sejam beneficiados.
Pô, se no MP que é o guardião da Constituição acontece essa sacanagem, imaginem nos outros Órgãos.
Que moral o MP tem para ficar cobrando através de Ação Civil Pública que se cumpra a Lei na ALEPA e TCE?????????

Anônimo disse...

depois dizem que NÃO tem agiotagem pelos corredores do MP...

Anônimo disse...

E o relatório do CNMP?

Anônimo disse...

Caríssimos , alem de tudo os Rochas Sao muito "sortudos". Vejam que todo ano o sr. Paulo Marcelo Rocha(comissionado do MP) e sua esposa Naize que também e assessora naquele órgão Sao "sorteados" com bolsa de estudo da COIMPA.

E.F.S disse...

Felizmente, há alguém que conhece todo o MP e reconhece uma capacidade maior formada pelo fornecimento da educação privilegiada das pessoas que ocupam tais cargos comissionados e o cargo do próprio Geraldo de Mendonça Rocha. Para isso é necessário informar a todos estes que postaram comentários por ler esse POST e a nenhum outro canal, estão bitolados a ler ou ouvir a primeira coisa e se juntar com tamanha pobreza de espírito. Eles "parentes" acreditem, são formados e especializados para executar tais cargos e reconhecidos por sua capacidade. São uma minoria de um povo que estuda só pra terminar um ensino médio e depois engravidar ou ser preso:(que também tem direito a uma bolsa) pra ganhar uma BOLSA dessas que são distribuídas pelo governo. Eles estudam para ir mais alto que puderem, são inteligentes, quem comenta absurdos como estes que aqui postaram, precisa ser ambicioso, coisa que eles são!
INTELIGÊNCIA E CAPACIDADE, coisa que quem critica não teve e não terá jamais.
Não sou pessoa íntima de nenhum deles, nem sou baba-ovo, somente convivi e virei especialista de índole, não há promiscuidade, já o bando de DUDU pode ter certeza que é!

Anônimo disse...

Barata, fica de olho no Paulo Marcelo Rocha Accioli, além de ser primo de dois ex procuradores, ter oito processos penais na costa, alguns de improbidade administrativa ele será nomeado assessor de um promotor no interior do Pará.