quinta-feira, 10 de março de 2016

PODER – Transição democrática brasileira, o tema do livro que Roberto Corrêa lança nesta quinta-feira, na Fox

Roberto Corrêa: resgate da transição, com rigor acadêmico.

“Jogos, Cenas e Cenários da Transição Democrática Brasileira”. Este é o título do livro que o cientista político Roberto Corrêa lança nesta quarta-feira, 10, às 6 horas da tarde, na livraria Fox Vídeo, na travessa Doutor Moraes, nº 584. Trata-se da sua tese de mestrado transformada em livro pela Paco Editorial em livro.
“Jogos, Cenas e Cenários da Transição Democrática Brasileira” traduz não apenas o rigor acadêmico do seu autor, um dos mais respeitados intelectuais de sua geração, mas também o conhecimento de causa de quem foi testemunha privilegiada do período tratado, na esteira de uma vasta experiência política. Graduado em ciências econômicas pela UFPA, a Universidade Federal do Pará, e mestrado e doutorado em ciências políticas pelo IUPERJ, o Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Roberto Corrêa foi servidor de carreira do Basa, o Banco da Amazônia S/A, e professor da UFPA. Hoje aposentado, ele mantém-se, porém, em atividade, como pesquisador na área de ciências políticas. O que faz com a autoridade de quem foi testemunha privilegiada da história recente, como militante por quase 30 anos do PCB, o Partido Comunista Brasileiro, do qual migrou para o PMDB, após o Partidãofragmentar-se, na esteira da dissidência que deu origem ao PPS, surgido no rastro do colapso do comunismo, o qual culminou com o desmanche da extinta URSS, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Para além da experiência acumulada nos bastidores políticos - nos quais sempre trafegou com desenvoltura, na esteira de um raro respeito pelas diferenças -, Roberto Corrêa ainda teve a oportunidade de conhecer na prática as entranhas do poder, como secretário estadual do Trabalho e Promoção Social, de 1991 a 1994, período que corresponde ao segundo mandato, como governador, do senador Jader Barbalho, o morubixaba do PMDB no Pará e a mais longeva liderança política da história do estado. Depois disso, foi ainda assessor da Casa Civil no governo da petista Ana Júlia Carepa, cujo mandato se estendeu de 2007 a 2010.

SERVIÇO





Livro – “Jogos, Cenas e Cenários da Transição Democrática Brasileira”, de Roberto Ribeiro Corrêa, 200 páginas, editora Paco Editorial, R$ 45,90.

Lançamento - 10 de março, às 18 horas, na livraria Fox Vídeo, na travessa Doutor Moraes, nº 584, entre a avenida Conselheiro Furtado e a rua dos Mundurucus.

Nenhum comentário :