terça-feira, 27 de agosto de 2013

ZENALDO – Ikuta segue exemplo de Ramos


        Decididamente, competência e probidade não são predicados compatíveis com a atmosfera sob a qual se desenrola a administração do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB).
        A exemplo de Joaquim Pereira Ramos, tal qual ele um competente e respeitável médico, que o precedeu no cargo, o atual secretário municipal de Saúde, Yuji Ikuta (foto), também pediu exoneração em caráter irrevogável e irretratável. Para consumo externo, Ikuta alegou motivos de foro íntimo, o eufemismo que traduz, nessas circunstâncias, discordâncias incontornáveis.
        Ikuta, recorde-se, era o auxiliar da mais absoluta confiança de Joaquim Pereira Ramos, enquanto este se manteve à frente da Sesma, a Secretaria Municipal de Saúde. Vilmente boicotado por Zenaldo Coutinho, via prepostos do prefeito, Ramos optou por sair de cena, ao se defrontar com a falta de determinação política da atual administração municipal em apostar na competência na gestão pública e no efetivo combate aos nichos de corrupção que perduram na Sesma, com ênfase para o almoxarifado da secretaria.

        Com isso, em apenas oito meses a administração Zenaldo Coutinho já contabiliza duas respeitáveis baixas, ambas na Secretaria Municipal de Saúde, que deveria ser privilegiada pela atual gestão, conforme o discurso de palanque trombeteado pelo atual prefeito.

31 comentários :

Anônimo disse...

É um erro colocar médicos como Secretário de Saúde. Coloque-se administradores.

Emanuel Augusto disse...

A tá, é culpa da presidenta Dilma. faz-me rir. E tem gente que nem se lembra que a irmã do Jatene também foi secretária municipal de saúde no (des)governo do nefasto Dudu, que quem o elegeu foram nada menos que os Tucanos.

Anônimo disse...

Quem tinha de sair era o prefeito incompetente. Essa turma desavergonhada esta dando continuidade à destruição do que ainda resta da saúde pública, iniciada pelo falsário duciomar, com o obsceno propósito de privatizar esse serviço.
Um presentão aos seus parceiros tubarões donos das famigeradas "organizações sociais". E o povo que se lasque e tenha de pagar duas vezes pelo mesmo serviço precário.
Um prefeito que inicia sua gestão querendo comprar um prédio velho por 100 milhões, enquanto nas unidades básicas de saúde não tem água pra beber e nem papel pra receituário. Em que a saúde da família, atenção básica e a unidades de atendimento a pessoas com transtorno mental estão em estado de inanição. Não tem compromisso com uma população saudável e consciente.
Quando e que vai ter novamente uma passeata gigantesca como aquela do mês de junho? Já que esses políticos só trabalham na base da pressão.

Anônimo disse...


Os tucanos criaram a lei Kandir em 1996, que quebrou o Pará quando deixou de arrecadar mais de 20 bilhões em impostos com exportação de minérios, que são retirados às toneladas do Pará. Privatizaram a Vale e a Celpa, esta última faliu e foi novamente vendida por 1 real. Sorrateiramente estão sucateando e privatizando a saúde. Afundaram com a educação e ainda criaram o nefasto estelionatário Duciomar. Por fim, estão todos ricos e gastando milhões de reais com propaganda enganosa.

Anônimo disse...

Santa Casa em processo de sucateamento proposital:

Maria Eunice Begot e Cinthya Francinete Pires, respectivamente presidenta e diretora técnica da Santa Casa, foram denunciadas em programa da televisão por abandonar totalmente a manutenção do laboratório Dr. Jaime Aben Athar, com a complicidade de um "pau-mandado" que ocupa dois cargos públicos no mesmo horário, em flagrante incompatibilidade jurídica para exercer a chefia do laboratório.

O sucateamento proposital do laboratório Dr. Jaime Aben Athar - uma estratégia do governador Simão Jatene para a denegrir a imagem das unidades de saúde pública e tentar convencer a população da falaciosa vantagem da terceirização, foi denunciada à RBA com muita propriedade, dando nomes aos bois - mais especificamente o da diretora técnica "Dra. Cíntia", que colocou na chefia do laboratório um técnico que ao mesmo tempo trabalha no H. Barros Barreto em flagrante incompatibilidade de horário, coisa que não é permitida pelo Regime Jurídico Único dos Servidores.

Se por um lado a Dra. Cíntia favorece - ao arrepio da lei - um servidor em horário incompatível, por outro manda sustar o pagamento de plantões trabalhados, forçando os servidores a aceitarem como única opção de remuneração a troca destes por duas folgas. Diante das reclamações constantes dos servidores pelos valores devidos, a diretora técnica Cinthya Francinete instruiu os gerentes a retaliarem não abonando pequenos atrasos dos servidores, mesmo em dias de chuva e grande congestionamento no Umarizal; numa atitude ditatorial que não se vê nem em supermercados de Belém.

Maria Eunice Begot dirige uma instituição com centenas de profissionais de nível superior, a qual neste aspecto se assemelha a uma universidade, sem o decoro e a dignidade que o cargo deveria lhe impor, pois é flagrada ajudando o governador Simão Jatene a sucatear um laboratório de tradição em Belém, tornando-se cúmplice desta privataria

Anônimo disse...

Zenaldo Coutinho e Simão Jatene têm em comum um objetivo: sucatear propositalmente a saúde pública, para depois terceirizar as unidades para as OSs, ungidas com repasses milionários do governo; tanto dinheiro que, se eu fosse dono de uma delas, talvez não me controlasse de tanta gratidão, que poderia ser capaz de doar aí uns 30% mensalmente desta dinheirama toda para o meu "amigão", provavelmente em prol das obras assistenciais do PROPAZ, sob a administração da filhota do governador.

Anônimo disse...

É caro Emanuel Augusto, você não foi nas aulas de língua Portuguesa .Escrever Presidenta ,ora faz um favor. Pega sua turma e vai para Cuba !

Anônimo disse...

23:22 Nota 9,9 para você, só falta a conclusão: esse sucateamento da saúde pública é proposital e tem como objetivo criar um clima favorável para as terceirizações.

Anônimo disse...

PELO AMOR DE DEUS, AJUDEM O MUNICÍPIO DE CHAVES(SEGUNDO PIOR IDHM NO PARÁ E SEXTO NO BRASIL),POIS AQUI TEMOS SIDO HUMILHADOS PELAS ATITUDES VERGONHOSAS DE DESMANDOS E PERSEGUIÇÕES DA ATUAL PREFEITA MENSALEIRA SOLANGE LOBATO E DA OMISSÃO DO MP E DO JUDICIÁRIO REPRESENTADOS AQUI PELO DR PAULO IGOR BARRA NASCIMENTO(MP) E PELO DR LEONEL FIGUEREDO CAVALCANTE(JUDICIÁRIO), POIS CHAVES É UMA CIDADE MUITO PEQUENA E CERTAMENTE ELES SABEM DE TUDO O QUE A PREFEITA JUNTAMENTE COM SEU FAMIGERADO GRUPO POLITICO VEM COM SEU MODELO DE ADMINISTRAÇÃO AFRONTANDO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL,ALÉM DE VARIAS DENUNCIAS JÁ DEVIDAMENTE PROTOCOLADAS NO MP(E ATÉ HOJE NEM UMA PROVIDÊNCIA ADOTADA),AQUI A FARRA DE IRREGULARIDADES É TAMANHA QUE A PREFEITA CONTRATOU UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA PAGANDO MAIS DE 40000(QUARENTA MIL REAIS)POR MÊS E PASMEM OS SENHORES O PROPRIETÁRIO DE 90% DAS COTAS É O DR LUCIANO SANTOS, TAMBÉM COMISSIONADO NO CARGO DE PROCURADOR DO MUNICÍPIO DESDE 1º DE JANEIRO,E ADVOGADO DA PREFEITA EM VÁRIAS AÇÕES NO ELEITORAL,O MENSALÃO CORRE SOLTO AQUI EM CHAVES,POIS O VEREADOR CELSO FIGUEIREDO, ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CHAVES, É MARIDO DA SRª JOCIELMA,DIRETORA DO POLO CAVIANINHA EM CARGO COMISSIONADO, VEREADOR ISRAEL LOUZEIRO,VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA RECEBE SALÁRIO DE QUASE 3,000,00 COMO PROFESSOR(RECURSOS DO FUNDEB)E NÃO ESTÁ LOTADO EM NENHUMA ESCOLA,FOI A FORMA QUE ELA ENCONTROU DE REPASSAR ESTE MENSALÃO AO MESMO,VEREADOR JENALDO MARQUES, TEM UM IRMÃO INDICADO POR ELE EM CARGO COMISSIONADO DE ASSESSOR DA PREFEITA,VEREADOR DELSON RODRIGUES, ALIADO E LÍDER DO GOVERNO NA CÂMARA RECEBE ENTRE OUTRAS COISAS SALÁRIOS DA CÂMARA E TAMBÉM DO GOVERNO DO AMAPÁ COMO POLICIAL CIVIL,SENDO QUE UMA VIAGEM DE CHAVES NO PARÁ À MACAPÁ NO AMAPÁ LEVA EM TORNO DE 8 HORAS DE BARCO,CARACTERIZANDO A INCOMPATIBILIDADE DE HORÁRIOS E PASMEM OS SENHORES TUDO ISSO DEVIDAMENTE DENUNCIADO COM PROVAS ANEXADAS, AO MP E OUTROS ORGÃOS COMPETENTES E ATÉ O PRESENTE MOMENTO NEM UMA RESPOSTA A SOCIEDADE E O QUE MAIS CAUSA ESTRANHEZA É O FATO DE ELA(PREFEITA) ESTÁ MAQUIANDO,ESCONDENDO PROVAS DELIBERADAMENTE,ENQUANTO A JUSTIÇA ASISTE A TUDO SEM MOVER UM DEDO CONTRA ELA((PREFEITA)E SEUS COMANDADOS! SOCORRO,HELP,SOCORRO,HELP, OU EM QUE IDIOMA VAMOS TER QUE GRITAR PRA SERMOS OUVIDOS!!!!!!

Emanuel Augusto disse...

Ao Anônimo das 10:12 do dia 28/08, meu caro, o dia que tu passares a te identificar e não ficar usando essa "máscara" de anônimo eu converso contigo. Pois deixe o seu vasto "português" de lado, de pessoas colonizadas por certos "povos" e dê uma procurada nos dicionários quem está errado ou correto. Aprenda a raciocinar com a sua mente,e não pelo que as outras pessoas dizem para que você repita. Eu continuo me identificado, e te digo mais, já trabalhei na prefeitura de Belém.

Anônimo disse...

Barata, calado és um poeta!
Parabéns a quem te censurou.

Anônimo disse...

Barata o Japonêszinho saiu porque estava sendo subordinado ao irmão do prefeito, Guto Coutinho, simplesmente ele não tinha autonomia pra nada.

Anônimo disse...

Por favor. Parem com esta teima em torno de um ou dois erros de gramática, o objetivo do blog não é este.

Anônimo disse...

Emanuel Augusto diz prá esse energúmeno das 10:12 que em Cuba não existe analfabeto!

Anônimo disse...

Prefeito arrogante, falou mal da gestão passada, tanto do Edmilson como Duciomar achando que a equipe que foi nomeada para SESMA, iria fazer um trabalho brilhante e que em 100 dias a população já estaria vendo os efeitos. Os dois Secretários concordo que tenham competência, porém a maioria dos Gerentes nomeados e os que ficaram da gestão anterior em algumas unidade de saúde, e Departamentos não passam de cabo eleitoral, dos vereadores da base aliada e só estão fazendo politicagem, é por isso que na SESMA além da falta de Secretário de Saúde, faltam também Diretores nos Departamentos como: DEAS,NUPS,etc. Os profissionais competentes estão agradecendo os convites pois ninguém quer sair queimado. Felizmente 04 JANEIROS passam rápido. O povo tem que tomar cuidado pois isso pode ser uma maneira de entregar a Saúde para as Organizações Sociais. Arrogância olha o resultado! Caos !

Anônimo disse...

Prefeito arrogante, falou mal da gestão passada, tanto do Edmilson como Duciomar achando que a equipe que foi nomeada para SESMA, iria fazer um trabalho brilhante e que em 100 dias a população já estaria vendo os efeitos. Os dois Secretários concordo que tenham competência, porém a maioria dos Gerentes nomeados e os que ficaram da gestão anterior em algumas unidade de saúde, e Departamentos não passam de cabo eleitoral, dos vereadores da base aliada e só estão fazendo politicagem, é por isso que na SESMA além da falta de Secretário de Saúde, faltam também Diretores nos Departamentos como: DEAS,NUPS,etc. Os profissionais competentes estão agradecendo os convites pois ninguém quer sair queimado. Felizmente 04 JANEIROS passam rápido. O povo tem que tomar cuidado pois isso pode ser uma maneira de entregar a Saúde para as Organizações Sociais. Arrogância olha o resultado! Caos !

Anônimo disse...

O problema não é a categoria profissional do Secretário de Saúde, este pode ser o Melhor Administrador do País, não vai conseguir fazer nada, pois os urubus de plantão, não deixam e se o profissional for honesto pior ainda. Parabéns aos dois Secretários , tem que sair mesmo, vocês tem um nome a zelar.

Anônimo disse...

Tenho orgulho em dizer que não votei no Zenaldo, pois não conquistou minha credibilidade durante a campanha política em que defendia "fervorosamente" os 3 S (Saúde, saneamento e segurança). Esse discurso frágil, logo de imediato não me convenceu, a prova disso (da fragilidade) é o fiasco com que vem conduzindo a gestão, principalmente do "S" referente a Saúde Pública. Quero dizer a vocês, que nos postos de saúde, os profissionais trabalham com muitas dificuldades:faltam medicamentos, guia de referencia e contra referencia, receituário padrão; por um período não havia até mesmo receituário azul, os paciente que fazem uso de medicamentos controlados ficavam desassistidos, pois sem o cheque azul, não podiam comprar em farmácias os medicamentos indisponíveis na unidade. O caos está generalizado. Vamos pra rua, gente.

Anônimo disse...

Concordo com o colega anônimo, colegas trabalhadores da saúde, vamos nos mobilizar. Descordo com a compra do Porto Dias, essa dinheirama toda deve ser investida nos serviços existentes que urgem por melhoria. No Posto de Saúde do Jurunas, por exemplo, não tem papel p/ receituário, faltam medicamentos, a ambulância está parada sem manutenção, sem contar com a péssima estrutura oferecida aos funcionários mesmo após a Unidade ter passado por uma "reforma" em que nada mudou a realidade precária do prédio.

Anônimo disse...

NÃO ADIANTA MUDAR DE SECRETÁRIO,SE OS QUE TRAVAM TUDO LÁ CONTINUAM SÓ ENROLANDO,DEIXANDO PROCESSOS PARADOS ATÉ 4 MESES,ISSO É UMA VERGONHA,PAGAR SALÁRIOS A UNS SEM COMPROMISSO COM A SAÚDE DO MUNICÍPIO DE BELÉM!

Anônimo disse...

De nada adianta mudar os Secretários, se a equipe que lá permanece não tem competência para fazer o serviço caminhar. No setor jurídico são pilhas de processos e quando se procura pelos responsáveis estão sempre em reunião, ou de atestado médico. Enfim está um caos tem diretor de departamento, assumindo duas funções por falta de pessoas que queiram assumir o ABACAXI. O resultado é as Unidades de saúde sem remédios para os doentes mentais, diabéticos, hipertensos etc., não tem receituário, nem agua para funcionários, gerentes que nem aparecem na unidade além de postos de saúde que tem duas pessoas recebendo DAS um fica pela manhã e o outro a tarde no comando da unidade, numa tremenda falta de respeito com o dinheiro público e são apadrinhados de um mesmo vereador. Cadê o diretor de recursos humanos da sesma que não vê esse absurdo de dois dirigindo a mesma unidade de saúde? Então desse jeito prefeito como melhorar a saúde e olha isso que o povo tá publicando é o mínimo com certeza, faça uma auditoria séria e confirme se as pessoas que estão por lá tem competência ou só estão enrolando. Uma coisa é certa tá muito pior que a gestão de todos os prefeitos que já passaram.

Anônimo disse...

Se você vai na SESMA afim de resolver um problema, te empurram para o JURIDICO, quando chega no setor a resposta é :O responsável não veio, ou tá em reunião ou de atestado médico, e assim os processos ficam parados meses e ninguém resolve nada, se perguntam cadê os remédios? está em processo no jurídico, então prefeito exonera todo mundo, esse povo tá te passando a perna mande fiscalizar que verás a verdade.

Anônimo disse...

Por que sempre o Seçretário de Saúde tem que ser um médico? Por que o Zenaldo não coloca um Enfermeiro? Tem muitos bons no quadro.

Anônimo disse...

Ei prefeito, vá visitar o almoxarifado,e veja como os pucos,quase nada de medicamento,estão cozinhando,em altas temperaturas,sem refrigeração,sucateao,sem contratos de manutenção de nada,pobre povo que confiou e a criança já nasceu e nada melhorou...POBRE SAÚDE DE BELÉM!

Anônimo disse...

Prefeito o que falta na saúde é pessoas comprometidas de fato, com a melhoria da saúde. Hoje o que se vê na Sesma é um numero significativo de jovens, lotados em Departamentos como Jurídico e Recursos humanos e que de nada entendem, ficam enrolando, e usando uma postura prepotente , afim de esconder a falta de conhecimento do serviço público. Se o prefeito ainda deseja ver alguma coisa funcionando na saúde. ele tem que cobrar ação do setor Jurídico, que ao que parece atualmente, não tem noção do Direito Público, deixando pendentes processos importantes para o encaminhamento das demandas. E é lógico e evidente que nenhum profissional de respeito, vai assumir uma Secretaria de Saúde, sem ter respaldo dos documentos, que assina. Muita dignidade dos 02 secretários ,que pediram exoneração. Não vale a pena ser capacho de pessoas que se deslumbram com o poder, esquecendo que após os 4 anos, eles estarão ou não empregados , enquanto os secretários estes já tem sua carreira consolidada através dos esforços pessoais, diferente de certos políticos e seus cabo eleitorais.

Anônimo disse...

É lamentável o que continua acontecendo no "S"de saúde do zenaldo, tá só repetindo os erros do dudu,aquele falsario que os tucanos pariram e que ficou 8 anos com aval do zenaldo.... pois não consegue melhorar o atendimento. Unidades de saúde foram desmontadas, as ambulâncias devolvidas para as locadoras, o PSM 14 falta tudo, remédio, elevador, raio X, ambulâncias...ACORDA ZENADA!!!

Anônimo disse...

Zenaldo, não era você que ia fazer de Belém em 100 o VERDE, verde estamos nós funcionários da PMB com você no poder.
Ensine pelo menos os seus Secretários do maninho ( GUTO ) a Codem ( ROSA CUNHA ) deixarem de ser arrogantes

Anônimo disse...

Anônimo 12:46 - O seu comentário tangenciou um grande problema que existe na saúde pública atual; e que a solução não se encontra no passado, mas em políticas inteligentes. Os governos torcem o nariz para desenvolvimento e promoção de recursos humanos na atividade fim, mas eles adoram inchar as repartições com pessoal inútil, oneroso e desnecessário na atividade meio. São os apaniguados políticos que não respondem por nada e só sabem é demonstrar ignorância e estupidez com o quadro de técnicos.

Anônimo disse...

TEve gente aqui dizendo que a culpa da má administração TUCANA em Belém é culpa da Dilma?????????? é piada, né pessoal? Ora, devem ser os mesmos que fizeram de tudo pra derrubar a Ana Julia jogando água no moinho da tucanagem, que só voltaram a fazer o que fazem há séculos nessa terra maravilhosa. Exigiram que Ana Julia fizesse em 4 anos o que não se fez em quatro séculos... má fé e oportunismo: deu nisso. Agora é ver se no ano que vem as pessoas lembram... Sorte Belém! Sorte Pará que eu amo!

Anônimo disse...

A farra dos DEAS, está tão grande na SESMA, que tem uma Unidade de Saúde com duas pessoas recebendo DAS, visto que um dos privilegiados já não tem onde ser lotado pois já andou por vários locais e é colocado pra fora através de abaixo assinados, fato que já foi alvo até de reportagem na mídia pois o apadrinhado de um certo vereador recebe DAS desde a gestão passada. Cadê o Recursos Humanos da SESMA ? Este deveria saber pois é quem atesta as frequências para pagamento não é? Enquanto isso profissionais que realmente trabalham, sofrem na pele com a falta de estrutura e ainda são xingados pela população também sofrida. São por esses pequenos detalhes que a Saúde está indo pro brejo.

Anônimo disse...

Enquanto o CRETINO MOR não tirar o CRETINO MANO INCOMPETENTE e FIASQUENTO de lá, tudo vai continuar PIORANDO. Pior é que em respeito à Democracia, temos que aturar DOIS SAFADOS até o final do mandato pois já que eles não tem vergonha na cara, caráter e muito menos respeito pela população vão continuar com essa PALHAÇADA que eles chamam de administração.

Continua lambendo a Doca Zenaldo, pois é lá mesmo que mora a população necessitada e não esqueça depois de lamber de mandar o LACAIO GUTO encerar também para dar padrão ao serviço.