sexta-feira, 30 de agosto de 2013

SAÚDE – Via Guto, Zenaldo defenestra Ikuta


        Secretário de Administração, Augusto César Neves Coutinho, o Guto Coutinho (foto), fiel escudeiro do ilustre irmão, o prefeito de Belém Zenaldo Coutinho (PSDB), figura no epicentro do imbróglio que culminou com a exoneração, a pedido, do secretário de Saúde, o médico Yuji Ikuta. Isso, pelo menos, é o que assegura uma versão que varre os bastidores da Sesma, a Secretaria Municipal de Saúde, e de acordo com a qual, após ser admoestado por Guto Coutinho, por telefone, de forma desrespeitosa e em altos decibéis, o secretário encaminhou seu pedido de exoneração – em caráter irrevogável e irretratável - ao prefeito. Com isso, em apenas oito meses de mandato, Zenaldo já contabiliza duas expressivas baixas na saúde pública municipal, uma das três supostas prioridades de sua administração, ao lado de saneamento e segurança. Ikuta sucedeu na Sesma Joaquim Pereira Ramos, tal qual ele um competente e respeitável médico, que igualmente pediu exoneração em caráter irrevogável e irretratável, ao se sentir vilmente boicotado por prepostos do próprio Zenaldo, diante de sua determinação em impor um padrão de eficiência e austeridade na secretaria.
        Como já havia ocorrido com Joaquim Pereira Ramos, embora de forma mais discreta, também no episódio envolvendo Yuji Ikuta o atual prefeito de Belém operou nas sombras, dessa vez valendo-se do irmão, que é também secretário, para defenestrar o jovem médico, que comandava a Sesma. O serviço sujo, a vilania, no limite da molecagem, Zenaldo deixou para o irmão Guto Coutinho, o que evidencia o jaez de ambos, comparsas na ignomínia. A queixa recorrente de Zenaldo e sua trupe, em relação ao secretário demissionário, seria o ritmo lento e parcimonioso de Ikuta, decorrente, até onde se sabe, do cuidado em não apor sua assinatura em documentos de qualquer natureza, sem antes ouvir sua assessoria jurídica. Com isso, a máquina administrativa, já historicamente lenta, passou a operar ainda mais devagar, comprometendo aquele mínimo de agilidade indispensável ao funcionamento do sistema municipal de saúde. A despeito disso, o que depõe contra a atual gestão, neste episódio, é o modus operandi de Zenaldo e sua entourage. “Por uma questão de respeito não só profissional, mas também pessoal, nada justifica um secretário ser tratado como não se admite que assim seja tratado sequer um humilde subalterno”, resume uma fonte do Blog do Barata.

        Na avaliação dos seus críticos, esse modus operandi seria o responsável pelo colossal fiasco que está sendo a administração Zenaldo Coutinho na Prefeitura de Belém, o que já valeu ao prefeito o apelido de Zenada. Sucedem-se os relatos de que Zenaldo ainda não desceu do palanque e se concentra no aspecto político de sua gestão, ávido por obter dividendos capazes de credenciá-lo à sucessão do governador tucano Simão Jatene, em 2014, ou como uma opção para as eleições de 2018. Quem efetivamente comanda a máquina administrativa municipal, de acordo com as mais distintas fontes, é justamente Guto Coutinho, um ex-vereador de Belém, hoje uma espécie de gigolô político do irmão. Guto, ao que consta, porta-se como um dublê do prefeito, inclusive tratando parcela dos próprios secretários como subordinados, tal a extensão da sua soberba. A única prerrogativa da qual Zenaldo Coutinho não abre mão, acrescentam essas fontes, é justamente o controle da contratação de pessoal, certamente porque é nesse quesito que se materializa a versão prostituida da máxima segundo a qual é dando que se recebe. Quanto a Guto Coutinho, dizem, trata-se de um deslumbrado, inocultavelmente fascinado pelas benesses do poder. Como é próprio da cultura patrimonialista, com a tradicional promiscuidade entre o público e o privado, matéria na qual os irmãos Coutinho são especialistas, como evidencia o Instituto Helena Coutinho, na verdade um comitê eleitoral permanente, a serviço de Zenaldo Coutinho, bancado com recursos públicos.

20 comentários :

Roberto Neves disse...

Não adianta o zenada trocar toda hora de secretário de saúde,pois o problema não é imcompetencia e sim as condições que o prefeito dá pra quem está na pasta!Vejamos: no psm da 14 o elevador não funciona,então não se pode levar os paciente pra a sala de cirurgias,ele tirou as gratificações do pessoal da saúde,a máquina de raio x não funciona,nem o aparelho que estereliza os instrumentos dos médicos tá quebrado,estão fazendo isso nasanta casa,o zenada fechou os postos de saúde do curió,do maracajá,carananduba e bengui,adivinhem para onde foi as ambulancias...foram devolvidas para as locadoras por falta de pagamento eos hpsm da14 e guamá estão atendendo com uma kombi,pode,então é isso.

Anônimo disse...

Não adianta o zenada trocar toda hora de secretário de saúde,pois o problema não é imcompetencia e sim as condições que o prefeito dá pra quem está na pasta!Vejamos: no psm da 14 o elevador não funciona,então não se pode levar os paciente pra a sala de cirurgias,ele tirou as gratificações do pessoal da saúde,a máquina de raio x não funciona,nem o aparelho que estereliza os instrumentos dos médicos tá quebrado,estão fazendo isso nasanta casa,o zenada fechou os postos de saúde do curió,do maracajá,carananduba e bengui,adivinhem para onde foi as ambulancias...foram devolvidas para as locadoras por falta de pagamento eos hpsm da14 e guamá estão atendendo com uma kombi,pode,então é isso.

Anônimo disse...

"Santa Casa"

Ao que parece o governador Simão Jatene conseguiu abafar a tímida reação dos servidores daquela fundação incomodados com o "boato" de que o hospital seria privatizado.

Através de um ato da Dra. Maria Eunice Begot - suspendendo e proibindo a entrada de um funcionário (os vencimentos foram mantidos) que também responde pela Associação dos Servidores e representa o SEPUB no órgão, decapitaram com apenas um golpe as manifestações de servidores cujo entusiasmo crescente vinha facilmente ganhando as ruas para protestar, mas que hoje estão mais retraídos que vampiro em sol de meio-dia.

O governador que tinha receio de levar uma grande vaia por ocasião da inauguração do "H. Almir Gabriel" mas agora já se sente tranquilo e até pode arriscar aplausos, desde que invista num bom buffet e na distribuição de brindes.

Quais serão os próximos lances? Talvez o governador faça uma nova tentativa de articulação (atrapalhada pelo Zenaldo) com o CRM, indicando alguém que venha a ser um bom parceiro nesta nova ordem da saúde pública nas mãos das OSs, e... como dizia o Raul, "plunct, plact, zoom, pode vender sem problema algum".

Anônimo disse...

Esse é o retrato fiel do caráter e da educação do Gutinho! Um grosso, cascadura, despreparado para o cargo!Só a lamentar!

Anônimo disse...

Ao anônimo das 12:30 do dia 31.08

vc mostra pouca intimidade com o "gutinho" ao chama ló de casca dura, essa fala lhe daria a honra, digo a vc ele é sempre leviano e suas ações, essa forma que tratou o GAROTO DR.YUDI LHE É PECULIAR, porém ele agi na sombra do irmão ZENADA , essa foi a forma que encontraram para faze-ló pedir demissão depois dos noticiários em rede NACIONAL,esse rapaz sou teve a perde assim como tantos que assumirem esse cargo, a secretária e um feudo do cunhado do ZENALDO, que tenta comandar a mão de ferro a saúde municipal como não conseguiram ter comando total no ex secretário deu nisso, eles agora vão atraz de um ou uma PATETA, para que possam comanda lós e assim o povo vai sendo tratado mais as eleições estão na porta e o ZENADA É O MAIOR CABO ELEITORAL DO JAVAI, E JA E JA E JA , JAVAI PESCAR PQ PRA GOVERNAR VC NÃO DÁ governado do ZENADA !!!!!!!! FUIIIIII !!!! ABRAÇO BARATA .

Anônimo disse...

Anônimo da 12h30, você esta´dizendo que a irmã do cara ( JATENE )que está mandando na PMB.
A ROSA Cunha, cunhada do Jatene, leia CODEM, vai acabar com os votos do ZENALDO.

Anônimo disse...





Prezado jornalista Augusto Barata,
Neste fim de tarde de sábado, 31/08, quando para variar estávamos trabalhando em prol de nossa municipalidade, fui informado de que comentários a meu respeito estavam sendo veiculados através de seu blog. Tendo contato com as informações ali postadas, me sinto no dever como gestor público de prestar alguns esclarecimentos. Primeiramente, gostaria de convidá-lo a ir até nossa secretaria de administração para conhecer todos os procedimentos administrativos que estamos implementando na nossa gestão, em parceria com a Segep (Secretaria de Gestão e Planejamento), e que assim tenhamos através de seu canal de comunicação, a oportunidade de mostrar para a sociedade o quanto estamos trabalhando para não permitir condutas que venham ferir os interesses públicos e, principalmente, ao erário. Me antecipando, digo a você que já recorremos, pessoalmente, ao Ministério Público , ao Tribunal de Contas dos Municípios e até ao Tribunal de Justiça do Estado para buscarmos parcerias visando trazer para o município profissionais que conheçam processos administrativos,contratos e licitações para fazerem parte de nossa equipe de trabalho e como também, firmando parcerias para a qualificação de nossos servidores efetivos.Você há de convir comigo de que quem tem o interesse em usar o poder em benefício próprio não vai solicitar aos órgãos fiscalizadores indicações para comporem seu grupo de trabalho. Quanto aos episódios das saídas do Dr. Joaquim Ramos e do Dr. Yuji Ikuta, não possuem nenhum vínculo com a nossa participação, pois não conversei com nenhum dos dois por telefone, quem lhe infirmou faltou com a verdade,ambos tiveram de nossa secretaria o apoio incondicional para exercerem suas atividades de forma eficiente e eficaz, tanto que se você entrar em contato com eles vai ter um retorno positivo, já que fizemos de tudo para ajuda-los, em nenhum momento tivemos qualquer problema de relacionamento, ao contrário, a relação foi pautada na consideração e no respeito de grandes profissionais que são.
No ensejo, meus votos de estima e consideração.

Augusto Coutinho Secretário de administração

Anônimo disse...

Fora Zé Nada! Na campanha eram 3S e agora sao 6S(Sem Saúde, Sem Saneamento e Sem Segurança), ta mole!

Anônimo disse...

Augusto Barata, o pior prefeito do Brasil( Zé Nada), esta engessando Belém! Educação em greve, saúde em greve, Amub em greve, ipamb em greve e etc!
As obras estão todas paradas, exceto o BRT que o Duciomar deixou dinheiro pra eles!
Fizeram a maior papagaiada, chamando MP, TCM, o ilustre Pescador Simao! Inclusive eles diziam que a construtora nao prestava, que estava super faturado, que a qualidade do concreto nao era boa, que a licitação seria cancelada... E agora Zenaldo? Vc comeu abiu? Agora vcs andam de mãos dadas com a construtora que nao prestava, como pode?

Anônimo disse...

Guto;

Se você está tão interessado em trazer para o governo do seu irmão esses "órgãos fiscalizadores", diga: por quê o vereador do PSOL, que estava representando a Câmara Municipal de Belém na inauguração da Conferência Municipal de Saúde foi barrado da mesa? O Zenaldo queria uma conferência democrática ou uma conferência "chapa branca"?

Anônimo disse...

Barata, comeram abiu também com a empresa do lixo do aura! Agora presta, né?

Anônimo disse...

Zenaldo, eu tenho vergonha de dizer que vc e prefeito da minha cidade! A cidade esta parada, saúde em greve, educação em greve, ipamb em greve, amub em greve, a saúde sem secretario e vc tem feito o que pra resolver?

Anônimo disse...

É muito bom que o Sr Augusto Coutinho. aproveite a oportunidade de colocar ordem na casa, e procure saber no Recursos Humanos da Sesma o motivo de existir uma unidade de saúde de pequeno porte,com 02 pessoas recebendo DAS, sendo que 0 gerente "oficial", Só aparece depois das 11h , e o outro se "intitula" Vice diretor e só vai pela manhã. Vale ressaltar que este já rodou por vários locais ou seja unidades de saúde e sempre sai por meio de abaixo assinado além de serem apadrinhados de um mesmo vereador, a comunidade já está de olho e logo vai botar a boca no trombone, ninguém aguenta mais tanta farra com dinheiro público.

Anônimo disse...

Governo de farsantes, despudorados, dissimulados, quadrilheiros e assassinos!

Anônimo disse...

Esse GUTO é cara de pau, em seis meses de trabalho já tirou uns dias de férias na DISNEY, isso tudo com o dinheiro dos munícipes, é acostumado a fazer licitações fraudulentas, se me deixarem ficar 48 hrs na secretaria de administração eu provo, é só convidar o SR. walbert, o mesmo que conduziu a licitação de 15.000.000 milhões de reais, e digo mais com a anuência dos irmãos COUTINHOS isso tudo está no email deles, que ver eles virem aqui dizer que não sabiam, do que aconteceu, hora seu guto respeita as caras pq a mascara de vcs já caiu, é só 4 anos pra vcs e alguns vereadores como o líder de governo é o DR.psiquiatra marionete do psb e outros, vc realmente é um cara de pau DR. GUTO.

Anônimo disse...

Jornalista Barata costumo votar no Zenaldo por entender ser uma das poucas opções de candidatos não envolvidos em corrupção.

Mas essa de contratar seu irmão não pega bem, é imoral!!!!

Anônimo disse...

E agora a novidade: novo secretário é mais um parente. O cunhado ILCIONI PEREIRA (aguardar e conferir).
Ontem desfilou na SESMA se auto-nomeando Secretário e definindo quem fica e quem dança.

Anônimo disse...

14h:10, o ILCIONI PEREIRA faz isso desde o primeiro dia da gestão do ZENADA. Ele não quer ser secretário para não se expor, ele prefere ficar como assessor porque ele manda e não precisa ser secretário para isso.

Anônimo disse...

PLANTÕES EXTRAS,

ESTÁ ACONTECENDO NEGOCIATAS DE PAGAMENTO DE PLANTÕES EXTRAS TODO MÊS DENTRO DA SESMA DE BELÉM, COMANDADOS POR PESSOAS DO ALTO ESCALÃO CONFORME A SEGUIR:

1-MARIA SELMA ALVES DA SILVA - Secretária em exercício que comanda a negociata( Uma das Beneficiárias);

2-PAULO ROBERTO ESTUMANO BELTRÃO - Diretor Administrativo e Financeiro ( Braço Direito da Secretária e outro Beneficiário);

3-SARAH PARANHOS DA SILVA GONÇALVES - Diretora de Recursos Humanos ( Que autoriza o lançamento na Folha de Pagamento, recebendo por fora o seu percentual e escolhe os servidores a quem pode receber ou não seu plantão por serviço não realizado);

4-PATRÍCIA PASSOS DA COSTA - Assessora da Diretora de Recursos Humanos ( Recebe também seu percentual por fora por lançamento indevido em Folha de Pagamento).

Agora está explicado o porque que o Sr. Prefeito não pode atender as exigências dos servidores da SAÚDE. Uma verdadeira quadrilha assaltando os cofres públicos e ninguém faz nada. Socorro MP,TCM,CMB,PF, façam alguma coisa pelo amor da sociedade de Belém que não merece isso jamais.

Anônimo disse...

Na Unidade de Saúde da Pratinha, na Rodovia Artur Bernardes tem duas pessoas recebendo DAS, seria bom a Sesma através da Diretora de Recursos Humanos explicar o motivo desse absurdo, além do que os dois que rebem DAS, só permanecem por pouco tempo na referida Unidade. É assim que é aplicado nosso dinheiro enquanto os doentes padecem com a falta de tudo. É preciso que alguém faça algo para acabar com essa modalidade de ganhar dinheiro.