sexta-feira, 30 de agosto de 2013

COTIDIANO – O caos do transporte coletivo


        De uma leitora do Blog do Barata, a propósito do caos do transporte coletivo, do qual é ilustrativa a motorista de um microônibus, que habitualmente trafega em alta velocidade, ao mesmo tempo em que, frequentemente, atende seu celular, conforme ilustra a foto da postagem.
        Segue, abaixo, o desabafo da usuária indignada:

        “Caro jornalista, nada mais representativo do abandono em que se encontra o transporte público de Belém e Região Metropolitana, quanto esta imagem. A saga de quem segue todos os dias para os municípios próximos é agravada pelo estágio de irresponsabilidade de motoristas que dirigem arremedos de microônibus e saem de São Brás. Ou são eles , ou nada, pois não existe regularidade de transporte além de Marituba. É como se de lá em diante, a vida, as pessoas, não existissem. Ônibus clandestinos, velhos e, se não bastasse, muitos deles dirigidos por pessoas irresponsáveis,colocando a vida em risco daqueles que são obrigados a utilizar esse transporte deficitário, diariamente. Ou é isso , ou não nos mobilizamos para o trabalho...

        “A situação é tão absurda, ainda mais porque a tal da foto em questão trafega em alta velocidade, pendurada ao telefone, e é conhecida por causa disso, mas nem assim é incomodada pela Policia Rodoviária Federal, por onde passa todos os dias, sem diminuir a velocidade. Aliás, a tal barreira, é só no nome, claro. A motorista é folclórica, muito conhecida justamente por esse perfil: correr e falar ao telefone. O microônibus que dirige tem um slogan sugestivo: ‘Expresso Aviãozinho’. Estamos realmente sem ter a quem recorrer. A motorista só será notada quando protagonizar uma tragédia. Os mais antigos no trajeto dizem existir um motorista ainda mais perigoso, sugestivamente conhecido como ‘Formula1’”.

Um comentário :

Anônimo disse...

ILEGALIDADES DA BILHETAGEM ELETRÔNICA DO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO + MOVE/BRT

Ano 2017, e vejam só como é na REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE (RMBH) em Minas Gerais...

"...
http://www.der.mg.gov.br/duvidas-frequentes/2188-duvidas-frequentes-transporte-da-rmbh#pergunta11
11)Os veículos podem operar sem trocador?

A ausência do auxiliar de viagem / trocador na tripulação de bordo somente é admitida em veículos do tipo leve, passando a ser obrigatória nos veículos do tipo pesado (ônibus padron, articulado e biarticulado).

Não há incompatibilidade na tarefa de cobrança de passagem pelo motorista, uma vez que de acordo com a “Classificação Brasileira de Ocupação” (CBO), do Ministério do Trabalho, consta, entre outras ocupações, controlar e cobrar passagens, não havendo, portanto, quaisquer restrições de ordem legal ao requerido procedimento.

Com referência a possíveis riscos de acidente, há de ser ressaltado que a cobrança de passagem pelo motorista, que tem ao seu lado botoeiras / gavetas, somente é realizada nos pontos de embarque e desembarque (PED), aprovados e sinalizados, e realizada, exclusivamente, com o veículo imobilizado / parado, não oferecendo risco de acidente nesta operação.

Toda a frota de veículos do sistema metropolitano está equipada com cobrança de passagem por sistema de bilhetagem eletrônica (85%), diminuindo, assim, o manuseio de dinheiro, o que facilita a operação de recebimento das mesmas.

Nos veículos em que a presença do cobrador é exigida e ele não estiver, a empresa é autuada pela fiscalização do DEER/ MG. voltar ao topo
..."

VEJAM SÓ, TECNICAMENTE, LEGAL...

"... Não há incompatibilidade na tarefa de cobrança de passagem pelo motorista ..."

Ou seja, aqui a situação é a mesma, a diferença é: "TUDO TECNICAMENTE LEGALIZADO POR LEI".

"... somente é realizada nos pontos de embarque e desembarque (PED) ... Toda a frota de veículos do sistema metropolitano está equipada com cobrança de passagem por sistema de bilhetagem eletrônica (85%), diminuindo, assim, o manuseio de dinheiro ..."

As linhas foram seccionadas em ALIMENTADORA + MOVE/BRT, só se "esqueceram" de seccionar o valor da tarifa, ou seja, sem a BILHETAGEM ELETRÔNICA há duplicidade de tarifa.

Tentaram FORÇAR o uso da BILHETAGEM ELETRÔNICA com o uso da FORÇA ("FISCAIS DE USUÁRIO" -> , , ) e se aproveitando da IGNORÂNCIA + FRAQUEZA do cidadão (desconto de 50% no dobro da tarifa ao usar a BILHETAGEM ELETRÔNICA), mas ainda não está dando certo. A população se DEFENDE DA AGRESSÃO se UNINDO e pulando a roleta.

"... fiscalização do DEER/ MG ..."

Não existe "FISCALIZAÇÃO" do DEER/MG. O que há é...

É UMA MÁFIA DO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO FORMADA POR EMPRESAS CONCESSIONÁRIAS DO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO MUNICIPAL E INTERMUNICIPAL, QUE ESTÃO AGINDO A NÍVEL NACIONAL, COM O CONLUIO DE GOVERNOS MUNICIPAIS, ESTADUAIS, FEDERAL (OMISSÃO) E SEUS ÓRGÃOS PÚBLICOS.

DanAQ 20171212